RELATÓRIO DE ESTÁGIO- DIVERSIDADE CULTURAL EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
Por: Rnete • 3/8/2015 • Relatório de pesquisa • 2.535 Palavras (11 Páginas) • 1.128 Visualizações
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA-FACINTER[pic 1]
MARIA CLEIDE DE FREITAS RU - 712600.
MARIA ALCILENE DIAS MONTEIRO RU – 755190.
ROSINETE SILVA PANTOJA RU – 805182.
VALDIRENE RODRIGUES DA SILVA, RU, 735824
RELATÓRIO DE ESTÁGIO- DIVERSIDADE CULTURAL
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
]
MACAPÁ
2015
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA-FACINTER[pic 2]
MARIA CLEIDE DE FREITAS RU, 712600.
MARIA ALCILENE DIAS MONTEIRO RU, 755190.
ROSINETE SILVA PANTOJA RU, 805182.
VALDIRENE RODRIGUES DA SILVA, RU, 735824
RELATÓRIO DE ESTÁGIO
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
Trabalho apresentado à disciplina de Estágio – UTA – Diversidade Cultural, no Curso de Pedagogia a Distância da Faculdade Internacional de Curitiba – FACINTER.
Tutor Local: Elizabeth Da Costa de Sousa
Centro Associado: Macapá
MACAPÁ
2015
SUMARIO[pic 3]
- INTRODUÇÃO____________________________________________04
- A Escola estagiada e os (as) alunos (as) da educação de jovens e adultos_______________________________________________________05
- Identificação da Escola Estagiada_____________________________06
- Concepção Pedagógica da Escola____________________________06
- Descrição e Analise Reflexiva das Atividades de Estágio Supervisionado_______________________________________________07
2.3.1 Caracterização do espaço de observação_______________________08
2.3.2 Características dos profissionais que atuam na escola estagiada_____________________________________________________08
2.3.3 Descrição das atividades do pegagogo__________________________08
2.3.4 Descrição e análise reflexiva das atividades de estágio-Educação de jovens e adultos________________________________________________09
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS_____________________________________10
REFERENCIAS________________________________________________11
PLANO DE AULA______________________________________________11
- INTRODUÇÃO
O presente trabalho é um relatório de Estágio Supervisionado - Educação de Jovens e Adultos (EJA) que teve um enfoque nos estudantes que não tiveram oportunidades na idade adequada passam a desenvolver suas capacidades, conhecimentos e suas competências tentando atender as suas necessidades e assim contribuir como cidadão na sociedade ao qual está inserido. Durante o estágio supervisionado pudemos vivenciar um pouco da realidade das salas de aula da Educação de Jovens e Adultos (EJA), Além de poder pôr em prática parte das teorias por nós estudadas ao longo do curso, tanto no período de observação, quanto na construção dos planejamentos e na sala propriamente dita.
O estágio supervisionado é de suma importância na vida acadêmica, pois cria um campo de experiência e conhecimentos, pois é na pratica que se desenvolve realmente o que se aprendeu teoricamente, só nesse contato cotidiano e nessa troca de experiência é que se vai realmente aprimorando o conhecimento adquirido, Sendo assim, este relatório tem o objetivo de contribuir para um pensar e repensar do Docente da Educação de Jovens e Adultos, contrastando e refletindo sobre as praticas em sala de aula.
O estagio supervisionado aconteceu dentro de aula, na Escola Municipal Ensino Básico Padre Anglo Biraghi, que atente 890 alunos, desde 186 são alunos da EJA, há 28 anos a escola atende as necessidades dos alunos do bairro Paraiso no Município de Santana, Estado do Amapá a mesma atende alunos nos turnos da manhã, tarde e noite.
Foram feitas algumas perguntas aos professores que trabalham diretamente com a educação de jovens e adultos, assim como para a equipe técnica da escola.
Nesse relatório de estágio vamos destacar como é o cotidiano dos alunos em sala o acompanhamento do pedagogo e a forma como os professores conduzem as atividades, o comportamento deles diante das tarefas sugeridas, a forma como e o relacionamento com os demais colegas e com os professores e funcionários da escola, as instalações físicas da escola dentre outros.
2. A Escola estagiada e os (as) alunos (as) da educação de jovens e adultos (EJA)
A historia da EJA no Brasil está muito ligada a Paulo Freire. O sistema Paulo Freire, desenvolvido na década de 60, teve sua primeira aplicação na cidade de Angicos, no Rio Grande do Norte. E, com o sucesso da experiência, passou a ser conhecido em todo o País, sendo praticado por diversos grupos de cultura popular.
A constituição de 1934 estabeleceu a criação de um Plano Nacional de Educação, que indicava pela primeira vez a educação de adultos como dever do Estado, incluindo em suas normas a oferta do ensino primário integral, gratuito e de frequência obrigatória, extensiva para adultos.
O objetivo da Educação de Jovens e Adultos, diferentemente de outras politicas de alfabetização de adultos, não deve ser apenas a certificação ou o treinamento para o mercado de trabalho; deve, sim, oferecer formação profissional continuada. Deve ter significação maior, possibilitar uma formação geral do individuo, dando a ele o direito de entender e intervir na sociedade na qual está inserido, o direito de torna-se cidadão. Deve também possibilitar o desenvolvimento de talentos. Para Freire (1979), esta é uma das funções da educação dirigida a jovens e adultos; ela humaniza ao homem.
2.1 IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA
O estágio supervisionado – Educação de Jovens e Adultos (EJA), foi realizado na Escola Municipal Ensino Básico Padre Ângelo Biraghi, situada na Avenida Garrastazu Medice nº 796, no bairro Paraiso, Cep 68925-000, localizada na cidade de Santana, no estado do Amapá.
A escola oferta atendimento na educação infantil nos anos iniciais do ensino fundamental no período matutino e vespertino e a Educação de Jovens e Adultos no noturno.
O estágio foi realizado no período 23 de Março a 27 de Março de 2015 no período de 4 horas diárias sendo observadas as turmas da 2º etapa do EJA.
...