RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Por: ALUINE • 11/6/2016 • Trabalho acadêmico • 2.700 Palavras (11 Páginas) • 658 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
MARIA INES DE SOUZA
RA: 8981233832
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
SÃO JOSE DO RIO PRETO SP.
2015
ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
MARIA INES DE SOUZA
RA: 8981233832
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Relatório de Estágio apresentado ao Curso de PEDAGOGIA do Centro de Educação a Distância-CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado NA EDUCAÇÃO INFANTIL
SÃO JOSE DO RIO PRETO SP.
2015
[pic 1]
• IDENTIFICAÇÃO
Maria Inês de Souza
RA: 8981233832
Curso: Pedagogia
Semestre Nome do Estagiário:
4. semestre Ano: 2 ano
Início do estágio: 21/09/2015
Término do Estágio: 02/10/2015
I - INTRODUÇÃO
A primeira vez do outro lado da sala de aula
O estágio foi realizado dentro da escola Associação Maternal de Orientação e Reeducação com o nome fantasia de escola Dr. Mario Morais Altenfelder Silva que faz parte da (AMORE) pertencente à rede pública de ensino da cidade.
Foi enriquecedor e de grande importância porque não contava com nenhuma experiência e que foi uma ótima oportunidade para adquirir na prática novos conhecimentos nesta área formal da educação.
Considerando o estágio um processo importantíssimo e indispensável para o estudante de pedagogia, pois ele dá a oportunidade de assimilar a teoria e a prática, e com o estágio pode se conhecer os alunos, os funcionários, o dia a dia de uma escola e aproveitando a oportunidade de colocar em prática o que aprendeu.
A escola já era conhecida, pois foi desenvolvido em seus espaços um trabalho de observação sobre uma criança para a faculdade Anhanguera.
Quando me apresentei as 07h00 horas da manhã na escola situada na Av. Monte Aprazível n. 3048 no bairro Eldorado na cidade de São Jose do Rio Preto SP. No período de 21/09/2015 a 02/10/2015. A diretora/coordenadora Maria Regina Godoi Medeiros foi que me encaminhou até a sala da professora e orientadora Carolina onde fui muito bem recebida por ela e com certa curiosidade pelas crianças que já se encontrava dentro da sala.
Sendo apresentadas as mesmas como tia Inês, meu coração bateu acelerado, estava ansiosa demais.
O foco foi realizar um trabalho de observação e interação num ambiente que estimula a refletir sobre como se faz um trabalho com crianças na faixa etária de quatro/cinco anos, buscando soluções para pequenos imprevistos que se pode deparar no dia-dia, trabalhando a participação de todos em diversas atividades, criando uma integração continua, trabalhos em grupos, preparando essas crianças para serem indivíduos críticos e criativos que possam vencer dificuldades e principalmente que se sinta seguros e capazes na vida.
Embasado na nova LDB Brasileira que diz, ”a regência de estágio visa preparar o educador com os mais éticos padrões de qualidade da educação através da teoria e da prática”.
1 - Observação e interação
IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA: Associação Maternal de Orientação e Reeducação
Dr. Mario Moraes Antelfed da Silva
NOME DO PROFESSOR (A): Carolina
SÉRIE/A Maternal II
1-Na observação pode-se notar que durante a realização da aula, os alunos estavam organizados em grupos, sendo um do lado do outro, sendo que algumas das vezes uns levantam e saem correndo na frente sendo normal levando em conta a idade.
Os recursos didáticos que são utilizados na aula são jogo, livros didáticos, vídeos lousa e giz, juntos a outros recursos, como as brincadeiras educativas no pátio
O conteúdo trabalhado durante a aula pertencia ao bloco: números e sistemas de numeração e forma, cores leituras entre outros
De modo geral, a aula parte sempre do conhecimento dos alunos de forma organizada possibilitando que os alunos levantem hipóteses e solucionem pequenos problemas.
À atuação da professora e seu desempenho demonstra que ela esta certa no processo ensino aprendizagem, ensinando e orientando os alunos de total acordo com a idade, ela é uma incentivadora, estimulando a cooperação entre os alunos para a resolução dos problemas/atividades propostas, tendo ainda interação junto aos Projetos Pedagógicos da escola.
Durante as aulas, os alunos demonstraram interesse, realizaram com facilidade as atividades propostas. Existindo ainda a cooperaram entre eles, sempre respeitando a professora.
Quanto à avaliação, foi realizada pela professora, e em algumas vezes foi feita em conjunto com os alunos (na lousa, por exemplo), observados pela professora.
Quanto ao ambiente escolar existe a preocupação com a prevenção de acidentes, acessibilidade para alunos com deficiência, salas de recursos multifuncionais, atendimento multidisciplinar e a limpeza impecável.
Os pontos positivos que foram observados foi o entrosamento da professora com os alunos, o envolvimento deles durante leitura de historia infantil.
E o que poderia ser melhorado para o desenvolvimento da aula seria alternar os parceiros das crianças modificando os grupos onde os menos participativos se tornam atuantes quando uma área que ele domina que tem conhecimento, se torna partes das atividades de sala , sendo que uma criança pode acolher o ponto de vista da outra mais facilmente.
1.1-A observação do espaço escolar foi feita aproveitando o momento que a professora recebia os alunos, o que pode observar que é uma sala bastante ampla e conta com quatro janelas grandes com cortinas que trás muita iluminação e ventilação natural, e ainda com quatro ventiladores de parede, dois armários para guardar os materiais que usam no dia-a-dia, duas grandes caixas com brinquedos, caixas com livros de histórias infantis, mesa para professor, mesas de tamanho apropriado e suficiente para todas as crianças, lousa grande e nas outras paredes tem varal com letras do alfabeto, há também numerais, tarjas com os nomes das crianças, aproveitando para observar ainda o carinho que cada criança é recebida na sala.
...