RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO ALFABETIZAÇÃO
Por: Adriana Gloria Souza Santos • 15/6/2015 • Relatório de pesquisa • 3.639 Palavras (15 Páginas) • 264 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL- UNINTER
ADRIANA GLÓRIA DE SOUZA SANTOS, RU 201643, TURMA 2012/O1.
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
ALFABETIZAÇÃO
PIRAQUARA
2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL- UNINTER
ADRIANA GLÓRIA DE SOUZA SANTOS, RU 201643, TURMA 2012/O1.
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
ALFABETIZAÇÃO
Relatório de Estágio Supervisionado- Alfabetização apresentado a UTA Língua Portuguesa- fase 2, no curso de Pedagogia a Distância do Centro Universitário Internacional de Curitiba – UNINTER.
Tutor Local: Professor Valter José Ribeiro.
Centro Associado: Edusol - Piraquara.
PIRAQUARA
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO.......................................................................................................04
2. O ESTÁGIO NA REDE PÚBLICA DE ENSINO.....................................................06
2.1. IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA
Localizações do espaço
Horários de funcionamento
Níveis de atendimento
2.2. CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA.....................................................07
2.3. DESCRIÇÃO E ANALISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTAGIO SUPERVISIONADO...................................................................................................08
2.3.1. CARACTERIZAÇÃO DA SALA DE AULA ESTAGIADA...............................09
2.3.2. PROFESSORES DA TURMA ESTAGIADA
2.3.3. CARACTERIZAÇÃO DA TURMA ESTAGIADA.............................................10
2.3.4. DESCRIÇÃO DAS AULAS ASSISTIDAS
PLANO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO- ALFABETIZAÇÃO.............................11
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................15 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..........................................................................16
ANEXO.......................................................................................................................17
1. INTRODUÇÃO
O estágio supervisionado é uma prática investigativa, formadora e crítico- reflexiva, de fundamental importância para nossa formação acadêmica e para a construção de nossa identidade docente. A extrema importância do Estágio Supervisionado se dá por fornecer a aproximação do acadêmico com sua futura área de atuação. Esta prática tem como objetivo discorrer sobre o futuro do professor, oferecer caminhos que levem à reconstrução do conhecimento e principalmente romper com as práticas de reprodução, pois, com essa aproximação que ele fornece, propicia ao aluno a chance de entender a realidade, de como se encontra a Educação em nosso País e fazer uma reflexão crítica sobre a mesma buscando sempre melhorar sua prática pedagógica.
Os estágios supervisionados são embasados pelos ordenamentos legais contidos na Lei de Diretrizes e Bases da educação Nacional, lei de Nº 9.394/96, pela Lei de Nº 11.788 de 25 de setembro de 2008, conhecida como a nova lei do estágio e ainda pelas resoluções 01 e 02 de 18 e 19 de fevereiro de 2002 as quais estabelecem as diretrizes referentes às exigências na formação do licenciado e sua carga horária respectivamente.
Sabe-se que para que aconteça uma educação de qualidade é necessária a implantação de equipe no trabalho de gestão escolar, estabelecendo uma parceria de trabalho entre professores, pais e alunos, o trabalho em equipe contribui para melhoria da gestão, pois as tarefas não ficam apenas sob a responsabilidade da direção da escola. A contribuição de todos, é caracterizada como Gestão Democrática.
O estágio supervisionado foi realizado no período de 16 de outubro a 03 de novembro de 2014, em uma escola da rede pública no município de Curitiba, pela estagiária Adriana Gloria de Souza Santos.
O objetivo do estágio supervisionado é: Observar o cotidiano da escola; apontar as relações entre teoria estudada e a prática através da pesquisa e observação; descrever a observação, o planejamento e aplicação da prática docente; detalhar a auto-observação de suas vivências enquanto aprendiz, para relacioná-las com a função futura de docente no Ensino Fundamental;
Observar o contexto histórico / político / educacional de forma a possibilitar o entendimento da função de docente no Ensino Fundamental Anos Iniciais; exercitar a habilidade da descrição, compreensão e interpretação dos fenômenos educativos.
O objetivo do estágio, não é avaliar o trabalho do professor regente, nem comparar o trabalho de um com o outro para ver quem é o melhor. O objetivo central é descobrir como é, e como agem com os alunos diariamente e com as suas inquietações, como tirar dos alunos o que neles há de melhor, apesar das circunstâncias muitas vezes adversas em que vivem os alunos dessa comunidade.
Outro objetivo é compreender como é a relação entre professor/aluno, aluno/professor não para criticar, mais para refletir como melhorar essa convivência, caso isto seja necessário.
O estágio é de suma importância para nós alunos do curso de pedagogia, pois através dele descobrimos que nem sempre o que se aprende na teoria e colocado em prática poderá dar certo, pois dentro de cada sala de aula ocorre uma história diferente da outra, pois não há maneira melhor para conhecer os alunos, do que estar lado a lado com eles todos os dias.
Este documento é constituído por: introdução, fase de desenvolvimento, identificação da escola, concepção pedagógica da escola com a leitura do Projeto Político Pedagógico da instituição e regimento escolar, roteiro de observação, caracterização dos espaços estagiado; dos profissionais que atuam na escola; da turma estagiada; perfil do professor observado; descrição das aulas assistidas; elaboração de um plano de aula finalizando com as considerações finais.
2. O Estágio na rede pública de ensino
Este trabalho tem por objetivo relatar como ocorreu a fase de orientação específica, com carga horária de 40 horas que ocorreram de 13 de outubro a 03 de novembro de 2014. Durante esse período os professores forneceram todo embasamento teórico orientando-nos à realização do mesmo em uma escola de ensino fundamental- anos iniciais. Depois de realizado reflexões acerca das implicações do estágio supervisionado na formação do acadêmico entendendo sobre a importância e os objetivos do mesmo, vimos também seus amparos legais, noções de ética profissional e textos relacionados a alfabetização no ensino fundamental anos iniciais.
...