RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Por: 9876543210987 • 8/10/2018 • Seminário • 2.893 Palavras (12 Páginas) • 551 Visualizações
[pic 1] [pic 2]
ANA CAROLINA NASCIMENTO DE SOUZA
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
(1º AO 5ºANO)
[pic 3]
[pic 4]
ANA CAROLINA NASCIMENTO DE SOUZA
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
(1º AO 5ºANO)
Relatório de Estágio apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano)
Orientador: profª. Ma. Lilian Amaral da Silva Souza
Tutor Eletrônico: Crisangela Biassi de Almeida
Tutor de Sala: Sayonara Pereira Azevedo de Miranda
Cidade
2018
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO 4
DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO 5
PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA 8
DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS 14
CONSIDERAÇÕES FINAIS 16
REFERÊNCIAS..........................................................................................................17
INTRODUÇÃO
O estágio obrigatório é um componente do projeto pedagógico do curso de Pedagogia. Entende-se o mesmo como parte do processo de ensinar e aprender, da articulação teoria e prática e como forma de interação entre a instituição e as escolas.
O estágio surge como um processo fundamental na formação do aluno estagiário, pois é a forma de fazer a transição de aluno para professor. Este é um momento da formação em que o graduando pode vivenciar experiências, conhecendo melhor sua área de atuação, de tal modo que sua formação tornar-se-á mais significativa, produzindo discussões, possibilitando uma boa reflexão crítica, construindo a sua identidade e lançando um novo olhar sobre o ensino, a aprendizagem e a função do educador.
O relatório que segue resulta das visitas realizadas à Escola Municipal Pau D’Alho na Cidade de Conceição de Macabu– Bairro Vila Nova.
O tema escolhido para a intervenção foi Meio Ambiente, tema este que em grande maioria todos já trazem de casa uma visão bem ampla e suficiente para debates e roda de conversas.
Após a escolha do tema, os objetivos precisaram ser pensados. Com relação aos objetivos da intervenção, têm-se os seguintes: Problematizar situações do cotidiano relacionando a situações novas e construir seus conceitos; sentir-se estimulado pela leitura de livros; desenvolver a criatividade através de construções de textos individuais e coletivas; utilizar gestos e o ritmo corporal nas brincadeiras, danças, jogos e demais situações de integração; produzir trabalhos de arte, usar músicas nas aulas, adotar hábitos e cuidados para si, para os colegas, para o material e o ambiente escolar; socializar com as famílias as leituras abordadas em aula, resgatando valores e ampliando sua leitura de mundo; estabelecer relações com o meio ambiente e a forma de vida; conhecer a sua comunidade através de pesquisas; valorizar e conservar meio ambiente em que está inserido; conhecer seus direitos, deveres e valores básicos para o exercício da cidadania através de diálogos, e diversos recursos; identificar-se como parte integrante da comunidade, exercendo sua autonomia e cidadania; valorizar e reconhecer a importância das amizades e do convívio social através das conversas informais; adotar atitudes solidárias com seu próximo através das ajudas em grupos; descobrir a matemática presente nas histórias e texto, entre outros.
CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
A escola Municipal Pau D’ Alho foi inaugurada dia 30/12/1978.
A Escola oferece ensino desde a Educação Infantil, até o ensino fundamental. Onde trabalham profissionais capacitados num total de 22 funcionários.
Sua estrutura física é pequena e oferece: salas de aula, sala de leitura, sala de informática, refeitório, secretaria, e banheiros
A escola funciona de 07:30 às 17:00h, divida em 2 turnos (matutino e vespertino).
Os professores da instituição, tem formação em nível superior, e alguns ainda cursam outras faculdades, pós graduação.
A proposta curricular é municipal, e se caracterizou à partir de encontros com a equipe pedagógica da SEMED, Secretaria Municipal de Educação, e por professores da rede de ensino, que levaram sugestões, analisaram e chegaram a um Caderno de Orientações Curriculares, chamado COC.
DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO
RELATO DA OBSERVAÇÃO 1º ANO
Os alunos se organizam em fila logo, assim que toca o sinal da escola a professora os dirige até a sala em forma de fila. A sala é organizada em fileiras. Inicialmente inicia-se se a aula com a rotina , rodinha de conversa, chamada, tempo, calendário.
Observei que os alunos são atenciosos, e que a leitura dos alunos estão bem adiantada, lendo pequenos textos, pois estavam aprendendo palavras que inicia com as letras alfabéticas.
RELATO DA OBSERVAÇÃO 2º ANO
Nessa turma pude observar que há um planejamento detalhado de como a aula irá transcorrer, assim que as crianças chegam a sala, há o momento de música, oração, chamada, e em seguida é abordado o tema da aula no qual o trabalho é desenvolvido de forma lúdica, após explanação do conteúdo é desenvolvida atividade em sala.
RELATO DA OBSERVAÇÃO 3º ANO
No 3º. ano a turma , igualmente as outras séries também é conduzida à sala pela professora. A Professora iniciou a aula fazendo a chamada. A aula foi bastante produtiva, pois os alunos desenvolvem atividades diversificadas, estimulando a participação na leitura, apesarem de serem agitados e de gostarem de conversar durante a aula, sempre realizam as atividades que lhes são solicitados
RELATO DA OBSERVAÇÃO 4º ANO
A turma do 4º também é dirigida à sala pela professora. As aulas começam com uma oração, e logo em seguida a professora faz algumas brincadeiras para descontrair a turma e assim iniciam as aulas. Os alunos são bem participativos e fazem as atividades com dedicação. A professora sempre muito carinhosa.
...