RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Por: Viviane88 • 17/5/2019 • Trabalho acadêmico • 4.755 Palavras (20 Páginas) • 193 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA
VIVIANE APARECIDA PEREIRA
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
[pic 1]
ASSIS/SP
2019
VIVIANE APARECIDA PEREIRA
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Relatório de Estágio apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório I – Educação Infantil.
Orientador: profª. Ms. Lilian Amaral da Silva Souza
Tutor eletrônico: Angelita Martins Guedes
Tutor de sala: Raquel de Fatima Evangelista Maximo
ASSIS/SP
2019
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.............................................................................................................4
CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO.......................................................5
DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO.................................................................8
PLANOS DE AULAS PARA REGÊNCIA..................................................................14
DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS......................................................................................21
CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................... 26
REFERÊNCIAS..........................................................................................................27
INTRODUÇÃO
Este Portfólio apresenta o desenvolvimento do Estágio Supervisionado, realizado na turma do 2°ano da Escola João Leão de Carvalho na cidade de Cândido Mota/SP, no primeiro semestre de 2019, como ativdade avaliativa – obrigatória no 6° semestre no curso de Pedagogia da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR.
Além do que, a elaboração deste relatório compõe a disciplina de Estágio Curricular II – Anos Iniciais do Ensino Funamental.
O Estágio de Licenciatura é uma exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº 9394/96). O estágio é necessário à formação profissional a fim de adequar essa formação às expectativas do mercado de trabalho onde o licenciado irá atuar. Assim o estágio dá oportunidade de aliar a teoria à prática.
As observações foram feitas de forma atentas, inclusive houve o diálogo com as professoras e coordenação. Estar em uma escola resume-se fazer parte não somente do trabalho docente, no entanto, envolver-se em outros contextos, através da comunidade, com os problemas ocasionados e a relação com os pais. Os aspectos do planejar e realizar os projetos de intervenções foi executado de forma satisfatória e prazerosa, principalmente tendo o intermédio das professoras.
A minha prática docente foi uma experiência significativa, pois durante o estágio percebem-se como tudo acontece dentro de uma sala de aula, como devemos agir, como encaminhamo-los para as atividades. Busquei de várias formas atenderem as demandas da turma as dificuldades de cada um.
Existe todo um trabalho realizado antes de se trabalhar com os alunos e isso é muito importante conhecer a realidade da turma.
CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
O estágio supervisionado de Anos Iniciais do Ensino Fundamental foi realizado na Escola João Leão de Carvalho com a turma do 2° ano, sobre a supervisão da professora Caroline Saramello Laerte Porto, no período de 11/03/2019 á 03/04/2019, de segunda a sexta-feira das 07h00min as 10h00min.
Neste período foram observadas as atividades desenvolvidas pela docente, onde percebemos a prioridade de se trabalhar as habilidades individuais respeitando a diversidade, relacionando conteúdo ao cotidiano das crianças.
A Escola João Leão de Carvalho localiza-se á Rua: Cardeal Arco Verde, 464, São Judas Tadeu, na cidade de Cândido Mota/SP.
O Perfil sócio-econômico é bem diversificado, mas a maior parte dos alunos encontra-se situada da renda mínima, 80% dependem de programas do Governo Federal como a Bolsa Família.
Quanto ao Calendário escolar do ano letivo são organizados pela direção, com colaboração dos docentes, com carga horária de 210 dias letivos, os alunos contam com um recesso de 15 dias no meio do ano e férias anual de 01 mês.
A alimentação oferecida na escola é bastante diversificada, com lanches, bolos, sucos e frutas, tudo muito apreciado pelas crianças, esta alimentação fornecida pela escola é muito importante, já que em muitas casas existe carência nesse aspecto.
A escola foi fundada em 1985, seu corpo docente é formado por 30 professores, dividido entre os períodos manhã e tarde.
Quanto ao pessoal técnico administrativo, a escola conta com 01 Diretora, 01 Vice-diretora, 01 Coordenadora Pedagógica, 05 auxiliares Administrativos.
A Escola busca através de seu Projeto Pedagógico, um rumo a ser tomado, dando oportunidade ao que preconiza nossa filosofia para uma educação qualitativa e igualitária. Pois o mesmo é uma ação que tenciona, com um sentido explicito e com um compromisso definido coletivamente.
É também um projeto político, por estar intimamente articulado ao compromisso crítico, criativo e pedagógico no sentido de definir ações educativas, e características necessárias a escola cumprir seu propósito e a sua tencionalidade.
A escola de identifica com a tendência pedagógica, crítico-social dos conteúdos, partindo do principio da relação direta da experiência do aluno, confrontada com o saber sistematizado.
Considerando o papel do aluno como participador e do professor como mediador entre o saber e o aluno, propondo levar o indivíduo a compreender o mundo tal como ele é, onde a atuação da escola consiste na preparação do aluno para o mundo adulto e suas contradições, oferecendo-lhes meios para aquisição de conteúdos e de socialização para uma participação ativa e critica na democratização da sociedade.
...