RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Por: Sabrina Monção • 20/8/2019 • Trabalho acadêmico • 7.681 Palavras (31 Páginas) • 211 Visualizações
[pic 1][pic 2]
SABRINA SOARES MONÇÃO
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
[pic 3]
[pic 4]
SABRINA SOARES MONÇÃO
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Relatório de Estágio apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Orientador: profª. Ma. Lilian Amaral da Silva Souza
Tutor Eletrônico: Tatiane Pereira Alves Marigo
Tutor de Sala: Emilia Cristina Barbosa Alves Santos
Monte Azul
2019
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO 4-5
DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO 6-12
PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA 12-28
DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS 28-34
CONSIDERAÇÕES FINAIS 34-36
REFERÊNCIAS....................................................................................................36-37
INTRODUÇÃO
Este Relatório apresenta o desenvolvimento do Estágio Curricular Obrigatório ll Anos Iniciais do Ensino Fundamental, realizado na turma do 2° Ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Rodrigues Alves, locaizado na cidade de Monte Azul – MG, no endereço Praça Coronel Silva, n ° 156, centro, no primeiro semestre de 2019 como atividade avaliativa obrigatória no 7° semestre no Curso de Pedagogia da Universidade Norte do Paraná-UNOPAR. A intervenção foi realizada no turno vespertino dos dias 25 de fevereiro á 15 de março de 2019 sob a surpevisão da professora regente Caroline Antunes de Souza Custódio Jorge.
Para tanto, este relatório é composto por descrições da observações e das experiências vivenciadas no período de regência em sala de aula.Considerando neste também os aspectos presentes nos currículos escolares como uma das maneiras de contribuir na apredizagem da criança .
Neste relatório será exposto reflexões sobre observações feitas no 1° ao 6° do Ensino Fundamental realizado na institução E.E Rodrigues Alves. Esta etapa que acontece o estágio é de máxima importância para contado inicial com o grupo no qual será efetivado o estágio, propiciando meios que subsidiem a execução do projeto. O período de observação serve como meio de refletir sobre as práticas existentes no sistema educacional brasileiro. O resultado foi extremamente positivo, pois a proporção do conhecimento obtido foi bem maior do que se esperava. O estágio, por sua vez oferece uma experência única que prepara o candidato para exercer uma boa extrura educacional no espaço escolar.
Todas as fases do estágio faz com o estagiário se sinta na sua função, lhe mostra realmente se é aquilo que quer exercer, é uma forma de sentir a adrenalina de ser um professor. Independente de suas dificuldades é realmente uma experiência expetacular, com descobertas que só se aprende na prática e na convivência no espaço escolar. No final desse período é possivel ter um resultado fortalecedor e uma preparação positiva, são vencidas várias barreiras e facilita a interação do estagiário na sua futura carreira.
CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
A unidade escolar, Escola Estadual Rodrigues Alves, foi construída na década de 1910, atualmente conserva a mesma estrutura física, com algumas modificações. Sendo composta 5 (cinco) salas de aulas, secretária, sala de informática, biblioteca, cozinha, banheiros e pátio. A escola possui 207 alunos no turno matutino e vespertino, variando de 15 á 20 alunos por sala. A escola tem um quadro 16 professores todos graduados, 1 diretor, 1 secretária e 1 supervisora.
A unidade possui equipamentos básicos, como máquina de Xerox, som, TV, sala de informática, com 6 computadores e material didático, papel oficio, e o livro didático enviado recentemente pelo Ministério da Educação. A análise do Projeto Político Pedagógico- PPP- da Escola Estadual Rodrigues Alves pressupõe um espaço em que a prática pedagógica é entendida como uma prática de vida, de todos em todos, na perspectiva de formar cidadãos e cidadãs que interajam e contribuam para sua responsabilidade de todos; o papel da família nesta responsabilidade é bem definido e a principal finalidade é o pleno desenvolvimento das pessoas, a cidadania é praticada como um ato real dentro da escola. O PPP cita claramente qual o papel de cada um dos componentes escolares que contribuem para o processo educacional. No entanto PPP prevê o papel dos pais, que os pais procurassem acompanhar a vida escolar de seus filhos, participando de reuniões e eventos. Partindo, então, dessa concepção de ser humano como sujeito ativo e participativo do seu processo de formação social, os pais devem assumir juntamente com a escola o compromisso de desenvolver todos os valores importantes para a formação integral priorizando o amor, respeito, solidariedade, honestidade, responsabilidade, organização, união, igualdade, higiene, conscientizando o aluno a adquirir bons hábitos alimentares, levando os mesmos a refletirem as questões do ambiente, no sentido de que as relações do ser humano com a natureza e com as pessoas assegurem uma melhor qualidade de vida no futuro, visando uma educação em que todos tenham satisfação de fazer parte. Quanto á estrutura organizacional, todo o espaço, bens, utensílios, disposição, utilização, estado de conservação, quantidade de bens não aparecem no PPP. Penso que o ambiente, a higienização e conservação do patrimônio físico são prioridades já que a escola acredita que é a partir de um ambiente, de espaço bem organizado e limpo que a educação se inicia.
...