RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Por: Zuleica Rodrigues • 18/10/2019 • Trabalho acadêmico • 5.071 Palavras (21 Páginas) • 199 Visualizações
[pic 1][pic 2]
ZULEICA RODRIGUES DA TRINDADE
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
[pic 3]
[pic 4]
ZULEICA RODRIGUES DA TRINDADE
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Relatório de Estágio apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Orientador: profª. Ma. Lilian Amaral da Silva Souza
Tutor Eletrônico:Tatiane Pereira Alves Marigo
Tutor de Sala: Marildete Sales Bispo
Taguatinga
2019
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO | 03 |
2. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO | 04 |
3. CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO | 05 |
4. DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO | 06 |
5. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA | 10 |
6. PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA | 11 |
7. DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS | 23 |
8. CONSIDERAÇÕES FINAIS | 26 |
REFERÊNCIAS | 27 |
1. INTRODUÇÃO
O Relatório do Estágio Curricular Obrigatório II – Ano Iniciais do Ensino Fundamemental, foi realizado no Centro de Ensino Fundamental Boa Esperança, no período de 02 de Abril a 17 de Abril de 2019 no período da tarde, com a finalidade de aperfeiçoar conhecimentos adquiridos no Curso de Pedagogia da UNOPAR.
Foram realizadas atividades de observação da rotina de sala no ambiente escolar, elaboração e execução de planos de aula, participação e colaboração em atividades da prática diária, regência com supervisão e apoio do professor regente, e foi possivel auxíliar alunos com dificuldades de aprendizagem.
A prática do estágio é de grande importância para que seja possível ao futuro pedagogo adquirir experiência, quando questionados, sanar dúvidas antes mesmo de sua própria prática. A monitoria em realidades diversas, como temos efetivado, é de grande riqueza cultural e para um futuro profissional.
O presente trabalho visa fortalecer a relação teóricas e práticas baseadas no princípio metodológico de que o desenvolvimento de competências profissionais implica em utilizar conceitos adquiridos, na vida acadêmica, profissional e pessoal.
2. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
Este relatório foi elaborado a partir da observação realizada no Centro de Ensino Fundamental Boa Esperança, que se localiza na no Núcleo Rural Boa Esperança, sem número, DF 180/190 - Fazenda Cachoeira do Saltador, Zona Rural de Ceilândia Norte do Distrito Federal. A escola é pública, cuja a empresa é de médio porte, sendo ela matriz não possuido filiais. Atende alunos dos anos iniciais e finais do ensino fundamental, primeiro e segundo segmento da educação de jovens e adultos (EJA).
O Centro de Ensino Fundamental Boa Esperança é uma escola do campo e foi fundado em 18 de abril de 1972 e começou como Escola Classe Boa Esperança atendendo apenas as séries iniciais do ensino fundamental, a partir dos anos 2000 ocorreu a ampliação da jornada de trabalho de professores e aumento da demanda de alunos, a partir deste deste acontecimento a escola passou a atender aos alunos do ensino fundamental anos finais no período do matutino, alunos do ensino fundamental anos iniciais no período vespertino, e a noite alunos da EJA, permanecendo assim até os dias atuais, sob a supervisão da atual diretora Mirela Cristina Carlos da Silva.
Sua missão é assegurar a educação pública e de qualidade social, mediante gestão democrática, referenciada nos sujeitos sociais e na formação integral, proporcionando aos sujeitos do campo a autonomia para a transformação de sua realidade, no sentido de frear o êxodo rural e melhorar a qualidade de vida no seu habitat, tendo a sustentabilidade como parâmetro maior.
Nesta escola foi concedida a estágiária observar os anos iniciais do Ensino fundamental (do 1º ao 5º ano), fazendo reconhecimento do do espaço físico, do quadro de funcionários, análise da proposta pedagógica e fazendo o acompanhamento junto com o professor responsável pela turma. Em todos as séries/ anos foi observado a rotina, o planejamento, organização para a realização da regência.
3. CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
3.1. IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO
Nome: Centro de Ensino Fundamental Boa Esperança
Razão Social: Caixa Escolar do Centro Ensino fundamental Boa Esperança.
Endereço: Núcleo Rural Boa Esperança, sem número, DF 180/190 - Fazenda Cachoeira do Saltador, Zona Rural de Ceilândia Norte do DF
3.2. CARACTERIZAÇÃO INSTITUCIONAL
O Centro de Ensino Fundamental Boa Esperança foi instituído em 18 de abril de 1972 e oferece Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) e Educação de Jovens e Adultos (EJA). São cerca de 350 alunos ao todo, sendo que 183 são do turno matutino para anos finais (6° ao 9º), 130 no vespertino para anos finais (1º ao 5º ano) e 37 no noturno para a EJA (1º e 2º segmento). O horário de funcionamento pela manhã é das 7h30min às 12h30min, a tarde é das 13h das 17h30min e a noite é das 19h00min às 22h.
3.3. INSTALAÇÕES
O CEF BOA ESPERANÇA possui uma área cercada de 1 hectare, aproximadamente. Sendo apenas uma pequena parte de área construída que é composta por 03 blocos com: 06 salas de aula; 01 sala adaptada para Classe Especial; 01 sala de múltiplas funções (vídeo, leitura, informática, refeitório, entre outros); 01 sala de professores e de coordenação; 01 espaço para cantina e cozinha; 02 banheiros para professores; 02 banheiros para alunos; 01 conjunto administrativo com: copa, e salas da equipe gestora; 01 sala dividida para mecanografia, SEAA e SOE; 01 quadra coberta; Pátio interno coberto; Corredor interno entre os blocos descoberto; Pátio externo com calçamento em bloquetes e sombra de árvores antigas. Espaços de Convívio e Aprendizagem.
...