RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: alini_fonseca • 10/4/2015 • Monografia • 9.275 Palavras (38 Páginas) • 812 Visualizações
[pic 1]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA – 6º SEMESTRE
alini fonseca eugenio dos santos
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – EDUCAÇÃO INFANTIL
RELATÓRIO FINAL
idade
MARILIA
2014
ALINI FONSECA EUGENIO DOS SANTOS
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – EDUCAÇÃO INFANTIL
Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil - 6º semestre.
Orientador: prof. Melina Klaus
Tutor eletrônico: Gabriela Kfouri Violin
Tutor de sala: Alexandre
MARILIA
2014
sumário
1 INTRODUÇÃO--------------------------------------------------------------05
2 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO------------------------------------------------------------05
2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional----06
3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO------------------------------------------------------------06
3.1 Caracterização do Campo de Estágio---------------------------07
3.2 A Rotina----------------------------------------------------------------22
4 PROJETO DE INTERVENÇÃO
Introdução-------------------------------------------------------------------23
4.2 Dados Gerais do Projeto---------------------------------------------23
4.3 Referencial Teórico---------------------------------------------------25
4.4 Planos de Aula da Intervenção--------------------------------------26
4.5 Relato da Aplicação da Intervenção--------------------------------41
CONSIDERAÇÕES FINAIS------------------------------------------42
MOSTRA DE ESTÁGIO-----------------------------------------------43
REFERÊNCIAS---------------------------------------------------------43
Introdução
Estágio pressupõe análise e reflexão sobre a docência na educação infantil bem como a organização da escola nesse nível de ensino. Objetiva-se no estágio que o aluno aprofunde seus conhecimentos sobre o trabalho desenvolvido com crianças nessa faixa etária, bem como proceda, uma análise sobre o cotidiano escolar à luz da legislação vigente, confrontando a prática observada com a proposta curricular da instituição e com os teóricos que sustentam as discussões sobre essa etapa de ensino.
Pensando em formar um profissional para a docência na educação infantil e anos iniciais e como organizador e gestor do trabalho pedagógico, com a ênfase no professor-pesquisador; o estágio supervisionado apresenta-se como um momento de experimentação e base para reflexões. O estágio favorece o desenvolvimento de um saber que acondiciona experiência e teoria. Permite a construção da identidade profissional e a tomada de consciência em relação ao real papel do pedagogo, resinificando a sua identidade.
O período de Estágio é o tempo no qual a teoria estudada em sala de aula se materializa na prática. Dessa relação entre teoria e prática é que surge a possibilidade de ir se construindo o senso crítico das práticas pedagógica.
2. ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO
CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO
A prática pedagógica da escola Realize, consiste em identificar e valorizar os conhecimentos prévios do aluno auxiliando-o na construção de novos conhecimentos. Estabelece comunicação entre a comunidade escolar e o que acontece em sala de aula. O educador é o mediador e desenvolve estratégias valorizando o contexto histórico, social e cultura das crianças. O aluno tem participação ativa nesse ambiente acolhedor, onde ele elabora e reelabora hipóteses e provoca assim novos questionamentos.
Atuação de educadoras, socióloga, psicóloga, nutricionistas e outros especialistas em ensino e atendimento infantil é o grande destaque da REALIZE ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL que iniciou suas atividades em 19 de abril de 2004.
A escola une uma grande estrutura física aliada a um programa de ensino moderno, baseado no sucesso das profissionais em empresas e serviços públicos de educação e desenvolvimento infantil.
O resultado é um projeto em que a qualidade de ensino é a base de tudo. A escola atende crianças de zero a seis anos e oferece também a possibilidade de horários alternativos, para atender melhor às necessidades de algumas famílias.
2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional
O período de Estágio é o tempo no qual a teoria estudada em sala de aula se materializa na prática. Dessa relação entre teoria e prática é que surge a possibilidade de ir se construindo o senso crítico das práticas pedagógica.
- possibilitar ao aluno o contato com a realidade,
- a articulação entre os conhecimentos construídos e apropriados durante o curso com a realidade profissional,
- vivenciar experiências ricas e significativas para a sua formação profissional.
- deve ser considerado um momento de observação da realidade vivenciada, das práticas pedagógicas, bem como de reflexão por parte do aluno,
- deve ser considerado espaço para que a relação entre a teoria e a prática se concretize, e a construção e a apropriação de novas aprendizagens se façam presentes.
3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO
3.1 Caracterização do Campo de Estágio
A proposta pedagógica é baseada na proposta Interacionista e os projetos voltados para o desenvolvimento da autonomia, da linguagem, auto confiança, da criatividade, além de promover a socialização.
A escola realize existe a mais de 10 anos, é uma instituição particular de ensino, atende crianças de 4 meses a 5 anos.
...