RELATÓRIO FINAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Por: Gabriella Niquini • 22/11/2017 • Relatório de pesquisa • 3.199 Palavras (13 Páginas) • 941 Visualizações
[pic 1]
Universidade de Uberaba - UNIUBE
CURSO DE PEDAGOGIA
RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO
Ponte Nova
2017
Gabriela Távia Niquini do Nascimento
RA - 1099049
RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO
Relatório elaborado como requisito parcial para aprovação na disciplina ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISONADO do curso de Pedagogia da Universidade de Uberaba - UNIUBE.
Professora-tutora on-line: Marisa A Mayrink Santos Ferreira
Ponte Nova
2017
Sumário
- Introdução
- Desenvolvimento
A Escola e sua História---------------------------------------------------------------------- 05
A Prática do Projeto político Pedagógico no cotidiano da escola ---------------- 06
Identificação do espaço de atuação do gestor ---------------------------------------- 07
Os espaços das salas de aula------------------------------------------------------------- 08
Planejando e exercendo a docência na Educação Infantil ---------------------- 09
Pensando a avaliação e/ou avaliando o exercício da docência ------------------ 14
- Considerações finais------------------------------------------------------------- 15
- Referências ------------------------------------------------------------------------- 16
Anexos --------------------------------------------------------------------------------------------- 17
Introdução
Estágio Supervisionado em Educação Infantil, concretizado na Escola Municipal Otávio Soares, situada na Praça Getúlio Vargas, nº 38, Centro, Ponte Nova, Minas Gerais, tendo como finalidade colocar em prática o conteúdo aprendido no curso de Pedagogia da Universidade de Uberaba – UNIUBE, de Educação a Distância.
No período do Estágio Supervisionado, analisei o trabalho do coordenador pedagógico, visando o relacionamento entre a teoria e a prática vivenciada na Educação Infantil da mencionada instituição de ensino.
O Estágio Supervisionado é uma real oportunidade da experiência em sala de aula e o exercício da profissão de Educador, preparando também para o mercado de trabalho, nos auxiliando em uma atuação transformadora na realidade escolar. O conteúdo apresentado em sala de aula, no curso de Pedagogia, nos propiciou um olhar científico da realidade vivenciada na escola, o que facilita entender a semelhança entre teoria e prática no trabalho de um Educador.
Desenvolvimento
A Escola e sua História
A escola foi criada para oferecer o ensino de 1ª ao 5ª ANO do Ensino Fundamental, pelo Decreto nº 2.208 de 14/02/46, publicado no MG de 15/02/46 e, inaugurado em 21/04/46, com o nome de “Grupo Escolar Otávio Soares”, pelo Exmo. Sr. Luiz Martins Soares, DD. Secretário do Interior do Estado de Minas Geria. A Prefeitura Municipal de Ponte Nova, pela Lei nº 918 de 02/05/72, publicada no Jornal do Povo de 14/05/72, doou ao estado, o prédio e o terreno, numa área total de 2.184,60m². Em 31/08/80, no governo do Dr. Francelino Pereira dos Santos, DD. Governador do Estado de Minas Gerais foi inaugurado um novo prédio, situado à Praça Getúlio Vargas, nº 38, Centro, Ponte Nova, MG. Em 1998, o Grupo Escolar “Otávio Soares”, passou a denominar-se Escola Municipal “Otávio Soares”, de acordo com Resolução nº 8.737/97, publicada no Minas Gerias de 17/02/98. A Escola Municipal Otávio Soares atende alunos dos cinco primeiros anos do Ensino Fundamental.
Equipe docente e funcionários:
- Diretora: Miriam Aparecida de Carvalho Silva
- Vice-diretora: Giseane Maria Lana Duarte
- Supervisoras: Maria Angélica de Carvalho Domingos
Maria Auxiliadora Vasconcellos Albergaria
- Bibliotecárias: Luciana do Amaral
Fabiany de Oliveira
A prática do Projeto Político Pedagógico no cotidiano da escola
Projeto: alfabetizando com jogos e histórias
No dia 25 de setembro, em uma segunda feira letiva, alunos do 1º e 2º ano da Escola Municipal Otávio Soares ouviram histórias contadas por estudante do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Viçosa – UFV, com visita a sala de leituras, chamada de ‘’Ludoteca’’, onde ouviram atentamente a história "A Menina do Laço de Fita" da escritora Ana Maria Machado. A história, contada de forma lúdica, tratou temas como respeito às diferenças, aceitação e respeito ao próximo, com linguagem de fácil compreensão e interação entre os participantes.
O Projeto Político Pedagógico teve sua realização de forma democrática e participativa, com apoio coletivo de todos os funcionários da Escola.
A importância de se realizar a Prática Político Pedagógico é reconhecida pela legislação, sendo citado pela Lei de Diretrizes e Bases, Lei 9396/98 (BRASIL, 1996), e faz parte da constante luta de gestores, educadores e movimentos sociais que são organizados em prol de um projeto de Educação Pública de qualidade democrática e social.
E falando em participação na gestão democrática, ressaltamos as decisões a serem tomadas sobre as formas de gestão e de organização, que devem ser avaliadas e ponderadas pela direção e pelos professores.
Nesse contexto, a gestão democrática resulta na participação de todos os representantes das diferentes categorias, no envolvimento efetivo dos profissionais da educação, alunos e pais para a tomada de decisões em assuntos de relevância, fazendo com que o poder seja igualmente dividido por todos eles, de forma democrática.
Identificação do espaço de atuação do gestor
O trabalho do gestor prioriza um trabalho focado na organização, com fortes inclinações democráticas e participativas, que devem contar com apoio irrestrito dos educadores, direção e também na comunidade.
...