RELATÓRIO FINAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA
Por: Nilseia Nunes • 13/4/2020 • Relatório de pesquisa • 4.748 Palavras (19 Páginas) • 1.236 Visualizações
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS – UNIMONTES
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – CEAD
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA
Neide Maria da Silva Santos e Soares
RELATÓRIO FINAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA
Bocaiuva- MG
Dezembro/2018
Neide Maria da Silva Santos e Soares
RELATÓRIO FINAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA
Relatório final do estágio supervisionado em supervisão pedagógica, realizado na Escola CESEC - Joaima, apresentado ao curso de pós-graduação lato sensu em SUPERVISÃO PEDAGÓGICA, ofertado pela Universidade Estadual de Montes Claros, no âmbito da Universidade Aberta do Brasil – UAB – como exigência para obtenção do grau de Especialista. Sob a orientação da Prof. Érika Alice Lopes Vieira Pimenta, mestre em Educação e sociedade.
Bocaiuva - MG
Dezembro/2018
Sumário
RESUMO 4
INTRODUÇÃO 4
OBSERVAÇÃO E CONTEXTUALIZAÇÃO DA ESCOLA 6
COPARTICIPAÇÃO NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS 6
PARTICIPAÇÃO NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS 6
CONCLUSÃO 6
REFERÊNCIAS 7
APÊNDICES 9
ANEXOS 9
RELATÓRIO FINAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA
SOARES,Neide[1].
RESUMO
Este relatório que ora se apresenta, trata-se de um documento no qual se relata, formalmente, as informações e os resultados obtidos com a investigação científica planejada e executada em cada uma das três etapas: Observação e Contextualização da Escola, Coparticipação e Participação nas práticas educativas. Prestando informações sobre o local onde foi efetivado o estágio, o período de duração, as atividades desenvolvidas, seus resultados e conclusões pessoais. Descrevendo, portanto o delineamento de ações expressas no projeto de estágio da disciplina Estágio Curricular Supervisionado e cumpridas na Escola CESEC - Joaima, onde foram vivenciados os aspectos indispensáveis à construção da nossa identidade profissional, dos saberes e das posturas específicos ao supervisor educacional, sendo que cada uma das fases do estágio nos oportunizou diferentes vivências e experiências, numa constante busca do aprender e do fazer como educadores pesquisadores, numa rica exploração deste componente curricular.
Palavras-chave: 1. Aprendizado. 2.Intervençao 3.Prática
INTRODUÇÃO
A atividade de estágio curricular em Supervisão Escolar é uma atividade que se constitui de análise crítica da realidade educacional, das ações desenvolvidas no meio, dos procedimentos e recursos pedagógicos utilizados e adaptados ás necessidades educativas dos professores, estabelecendo um olhar apurado e sensível ao trabalho do supervisor. O estágio em Supervisão é um marco de suma importância na construção da identidade profissional para o educador que está iniciando a sua carreira profissional. O estágio concebe a realidade dos fatos no contexto estagiado, como também, a reflexão e a análise crítica do âmbito educacional confrontando á realidade escolar com a realidade prática. O estágio curricular permite avaliar os diversos contextos educativos, uma vez que permitem inúmeras reflexões em torno dos aspectos didático-pedagógicos, administrativos, políticos, psicológicos, filosóficos, curriculares entre outros que compõem a instituição escolar.
O estágio no curso de Especialização em Supervisão Escolar foi realizado por mim, acadêmica do curso de Pós–Graduação em Supervisão, Neide Maria Soares, iniciado em 12 de novembro de 2018 e finalizado em 21 de Dezembro de 2018, no CESEC –Centro Estadual de Educação Continuada, no Ensino Fundamental (6º ao 9º anos), fundado em 26 de julho do ano de 2002. O estágio em Supervisão Escolar teve por objetivo a análise e as implicações didático-pedagógicas, quanto ao planejamento curricular, conteúdos, objetivos, métodos, avaliações e relações pedagógicas do supervisor pedagógico, professores e gestão, estabelecendo uma análise crítica da realidade escolar atual, refletindo sobre a questão do professor frente ás novas demandas no ensino regular e ás possibilidades das novas tecnologias para os alunos desta modalidade. O estágio orienta positivamente professores, estudantes, pesquisadores, curiosos e interessados em atividades de investigação da prática pedagógica no contexto educacional.
Acredita-se, que a investigação é um dos princípios científicos mais significativos para a construção do conhecimento, sendo indispensável à formação docente, pois estagiar é sentir–se instigado pela curiosidade, pelo desejo da busca e da superação, é saber trabalhar com os indicadores que afloram durante a coleta de dados, visto que todo o processo é importante, não somente o resultado alcançado, resumindo, o estágio em contextos educativos privilegia o processo de aprendizagem do futuro pedagogo, levando–o a indagar sobre propostas adotadas pela escola para com os alunos, sobre os resultados obtidos, metodologias, etc. O estágio curricular em Supervisão Escolar é um instrumento indispensável e importantíssimo para a futura formação na área de especialização em Supervisão, pois é um componente curricular que visa à implementação do desempenho profissional do aluno-docente por meio da experiência e vivência das práticas educativas em campo, propiciando ao aluno uma aproximação à realidade na qual atuará. O estágio na prática proporcionou uma relevante aprendizagem ao possibilitar o contato real e direto com a escola, professores, funcionários e com os alunos.
...