RELATO DE EXPERIÊNCIAS DO ENSINO HÍBRIDO
Por: Ananda Santiago • 20/1/2022 • Projeto de pesquisa • 724 Palavras (3 Páginas) • 219 Visualizações
RELATO DE EXPERIÊNCIAS DO ENSINO HÍBRIDO APLICADO AOS PROFESSORES. BAHIA – BRASIL
Ananda Santiago, Cléo Santana, Naially Teles, Michel Almeida e Velusia Santos.
Resumo: Os professores que convivem diariamente com várias tecnologias, como celulares, notebooks, entre outras e as aulas precisam acompanhar essa evolução tecnológica, incorporando-as nas atividades e projetos dos docentes com o objetivo de tornar o aprendizado motivador e participativo. Assim, outras formas de ensino necessitam ser inseridas nas aulas, que vão além do tradicional. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é relatar as experiências do ensino híbrido/Remoto aplicado aos Professores das cidades de Aporá, Biritinga, Retirolândia, Serrinha e Água Fria. Sendo 30% Licenciados ou Bacharelado, 90% atuando em escola pública que fizeram atividades ligadas ao ensino híbrido, sendo o total de educandos, 10. A participação foi voluntária e os professores já tinham conhecimento anterior sobre o modelo híbrido. Foi elaborado um questionário para identificar quantos docentes adotaram o modelo híbrido e de que forma em suas aulas. Como funciona a participação nas aulas e quais recursos educacionais utilizados como investimento para início e continuidade das aulas remotas nas escolas.
Introdução: Esta pesquisa foi orientada pela professora Nayana, professora da UNEB- SERRINHA CAMPUS XI, e através desse relatório iremos abordar sobre a importância de sabermos como anda o processo de ensino nesse contexto de pandemia. Onde tivemos que nos reinventar para poder continuar com os estudos.
Atualmente já podemos presenciar a volta às salas de aulas presencialmente, porém essa realidade não chegou para todos. Sendo assim na maioria dos lugares estão ainda no modo remoto e até mesmo híbrido (aulas semipresenciais). Iremos compreender melhor ao decorrer do relatório sobre percepção dos educandos sobre o processo de aprendizagem nesse contexto.
Metodologia: Através da aplicação de um questionário orientado pela professora Nayana, elaboramos as perguntas através da plataforma google forms, 10 professores (as) do Ensino Fundamental I, das escolas públicas e privadas dos municípios Aporá, Biritinga, Retirolândia, Serrinha e Água Fria participaram deste estudo. Os/as professores/as responderam questões sobre o processo de aprendizagem no contexto de aulas remotas / híbridas que é de fundamental importância termos a noção de como anda o processo de ensinagem.
Resultados: Após a análise das entrevistas, as respostas foram classificadas inicialmente em categorias e os dados apresentados em porcentagem do total de respostas. Sendo professores que trabalham na cidade de Aporá, Biritinga, Retirolândia, Serrinha e Água Fria, 30% licenciados e 60% bacharelados, com variação de tempos de formação entre 1 a 5 anos, 5 a 10 anos, 10 a 15 anos, 15 a 20 anos e também acima de 20 anos. Atuando 90% em escola pública e 10¨% em escolas privadas, trabalhando nas sereis de 1°, 2°, 3°, 4° e 5° ano, 10% em formas de aula hibrida, 90% aulas remotas onde 90% não tinham trabalhado com ensino remoto antes e 10% sim, dada uma porcentagem de participação dos alunos durante as aulas de mais de 50% e outros disseram menos de 50%, tenho um nível de atenção bom 20%, regular 40% e péssimo 40% e falam também que as crianças apresentam muitas dificuldades de aprendizagem com uma porcentagem de 90% na opinião dos professores relatando que A maioria só dá devolutivas e não participam das aulas Muitos não compreendem o conteúdo proposto e as atividades são devolvidas sem serem feitas; Por não ter o contato físico fica difícil trabalhar a socialização. O munícipio também fornece recursos digitais para facilitar essas aulas como Distribuição de notebook para os profissionais, livros, folha de ofício, xerox é a plataforma de educação do município e Investimentos em tecnologias no geral.
...