RELATÓRIO DE ESTÁGIO
Por: Camilla Eduarda Santos de Paula • 29/2/2020 • Relatório de pesquisa • 7.321 Palavras (30 Páginas) • 4.191 Visualizações
[pic 1]
CÁLITA FERNANDA DE PAULA MARTINS
RELATÓRIO DE ESTÁGIO
Relatório de Estágio do Curso de Formação Pedagógica em Pedagogia da União Brasileira de Faculdades (UniBF), realizado junto à gestão, creche e pré-escola da EMEI Brincando e Aprendendo.
Orientador: Profº. Esp. Adival José Reinert Junior
CÁCERES - MT
31/10/2019
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO......................................................................................................................4
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.........................................................................................6
3 ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL BRINCANDO E APRENDENDO...............................................9
4 DESCRIÇÃO DA OBSERVAÇÃO E REGÊNCIA...........................................................14
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS...............................................................................................22
6 REFERÊNCIAS...................................................................................................................23
ANEXOS..................................................................................................................................24
1 INTRODUÇÃO
O Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Formação Pedagógica em Pedagogia ofertado pela União Brasileira de Faculdades (UniBF), é de suma importância para a formação acadêmica, pois possibilita as experiências no espaço escolar, as reflexões acerca da realidade profissional, o desenvolvimento das habilidades para a sua atuação docente e o conhecimento teórico e prático para sua formação.
Desse modo, o presente relatório de estágio contém informações a respeito da observação e regência realizada na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI), intitulada Brincando e Aprendendo, situada na Rua Ouro Verde, S/N, Bairro: DNER, no município de Cáceres - MT. Essa instituição iniciou suas atividades no ano de 1999 e atende os bairros DNER, Espírito Santo, Lobo, Santos Dumont, São José, Jardim Universitário I e II, entre outros.
A instituição contempla a modalidade de Educação Infantil e atende crianças na faixa etária de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, o horário de atendimento ao público é das 7hrs às 17hrs, de segunda a sexta-feira em dois períodos (matutino e vespertino). A instituição atende em média 365 (trezentos e sessenta e cinco) crianças com orientação pedagógicas e recreativas baseadas no educar e cuidar.
Assim, o presente relatório segue com três momentos de 20hrs, totalizando 60hrs de estágio. Sendo o primeiro momento desenvolvido na gestão escolar, o segundo na creche e o terceiro na pré-escola. De modo que o estágio desenvolvido na gestão da instituição foi de observação e análise dos princípios dessa gestão junto a coordenação a partir do Projeto Político e Pedagógico (PPP). No que diz respeito a Educação Infantil foi realizado o estágio de observação e regência na creche e na pré-escola.
O tema escolhido para trabalhar na Educação Infantil foi atividades lúdicas e brincadeiras, visando à importância de a criança desenvolver sua capacidade de aprendizagem de forma lúdica e divertida, onde o ambiente escolar se torna mais prazeroso a alegre, e essa prática traz benefício tanto para o professor como para a criança.
No mais, a EMEI Brincando e Aprendendo segue os parâmetros curriculares da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Básica Nacional (LDB), n° 9.393/96, para a Educação Infantil. A proposta pedagógica da instituição é fundamentada nas características da faixa etária, além disso busca o desenvolvimento global e harmônico da criança, trabalhando de forma integrada as diferentes áreas do conhecimento cognitiva (pensamento), sócio-efetiva (sentimento), psicomotora (ação).
O planejamento das aulas é feito semanalmente, onde o professor recebe todo apoio necessário da coordenação pedagógica com sugestões de atividades diferenciadas que contribuem para o crescimento dos alunos. Dessa forma foi planejado o desenvolvimento de atividades lúdicas voltadas à Educação Infantil, como vogais, numerais, conscientização do meio ambiente, jogos e brincadeiras, visando o desenvolvimento da coordenação motora. Assim, buscamos por brincadeiras que pudessem ser desenvolvidas dentro e fora da sala de aula, na qual a experiência vivida na creche e pré-escola foi gratificante, pois mostrou claramente o que significa ser professor na Educação Infantil, como trabalhar determinada atividade no ambiente escolar para que as crianças se desenvolvam de forma integral.
Vale ressaltar que a realização do estágio é um momento decisivo para a formação do profissional de educação e durante esse processo que o acadêmico coloca em prática aquilo que foi visto na teoria, e para uma formação ser qualificada o estagiário deve desenvolver seu trabalho com eficiência e responsabilidade, com isso obtemos resultados satisfatório melhorando o seu currículo escolar e aprendendo cada vez mais sobre a arte de ensino e aprendizagem. Através das atividades lúdicas as crianças serão mais alegres e motivadas e isso torna o ambiente escolar mais agradável.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O período do estágio é o momento de conhecer, analisar e experimentar as práticas tão sonhadas teoricamente. Na etapa da Educação Infantil na qual realizamos o estágio o papel do educador é o de mediador, aquele que possibilita e proporciona para as crianças oportunidades de se manifestar através das trocas de experiências e brincadeiras sentimentos e emoções vividas no seu cotidiano. “Ensinar, quer dizer ajudar e apoiar os alunos a confrontar uma informação significativa e relevante no âmbito da relação que estabelecem com uma dada realidade, capacitando-o para construir os significados atribuídos a essa realidade e a essa realização”. (ANTUNES, 2007, p. 30)
...