RELATÓRIO DE ESTÁGIO - EDUCAÇÃO JOVENS E ADULTOS
Por: Bruna Vasconcelos • 19/8/2015 • Relatório de pesquisa • 6.576 Palavras (27 Páginas) • 639 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
BRUNA CÁSSIA MOREIRA VASCONCELOS, RU 924457 - TURMA 2013/02
JUCÉLIA DE LOURDES PEREIRA SILVA, RU 917714 - TURMA 2013/02
MAXLENA DUARTE FERREIRA, RU 930159 - TURMA 2013/02
RELATÓRIO DE ESTÁGIO - EDUCAÇÃO JOVENS E ADULTOS
IPATINGA
2015
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER[pic 1]
BRUNA CÁSSIA MOREIRA VASCONCELOS, RU 924457 - TURMA 2013/02
JUCÉLIA DE LOURDES PEREIRA SILVA, RU 917714 - TURMA 2013/02
MAXLENA DUARTE FERREIRA, RU 930159 - TURMA 2013/02
RELATÓRIO DE ESTÁGIO - EDUCAÇÃO JOVENS E ADULTOS
Relatório de Estágio Supervisionado Educação de Jovens e Adultos (EJA), no Curso de Pedagogia a Distância do Centro Universitário Internacional UNINTER
Tutora: Sônia Regina de Almeida Moraes
Centro Associado: Ipatinga /Minas Gerais
IPATINGA
2015
SUMARIO[pic 2]
1INTRODUÇÃO. 4
2 A ESCOLA ESTAGIADA E OS (AS) ALUNOS (AS) DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 6
2.1 IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA 6
2.2 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA INSTITUIÇÃO. 6
2.3 DESCRIÇÃO E ANALISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE
ESTAGIO. 8
2.3.1 CARACTERIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS QUE ATUAM NA ESCOLA
ESTAGIADA. 9
2.3.2 DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DO PEDAGOGO. 9
2.3.3 DESCRIÇÃO E ANALISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTAGIO - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 10
2.3.2 DESCRIÇÃO DAS AULAS ASSISTIDAS. 11
3 PLANO DE AULA 15
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 18
5 REFERÊNCIAS 22
1 INTRODUÇÃO
O presente relatório de estágio tem seu enfoque a Educação de Jovens e Adultos (EJA), ou seja, um olhar de pesquisa nesta tão graciosa modalidade de ensino formal ou não formal, onde os estudantes desenvolvem suas capacidades enriquecem seus conhecimentos e melhoram suas competências técnicas profissionais tentando atender as suas próprias necessidades e assim contribuir como cidadão na sociedade ao qual está inserido.
Apesar de o estágio nesta modalidade ser considerado curto, traz grandes contribuições, para ação reflexão do profissional que adentrará no campo da Educação de Jovens e Adultos. O estágio supervisionado é uma experiência enriquecedora para a formação de futuros educadores, por possibilitar o contato direto com um dos possíveis espaços de atuação do (a) pedagogo (a). Durante o estágio pudemos vivenciar um pouco da realidade das salas de aula da Educação de Jovens e Adultos - EJA, além de poder pôr em prática parte das teorias por nós estudadas ao longo do curso, tanto no período de observação, quanto na construção dos planejamentos e na aula.
A identidade se constrói com base no confronto entre as teorias e as práticas, na análise sistemática das práticas à luz das teorias, na elaboração de teorias, o que permite caracterizar o estágio como um espaço de mediação reflexiva entre a universidade, a escola e a sociedade. (PIMENTA E LIMA 2009, p.112).
Desta forma, podemos entender a importância desta construção profissional onde se vivencia um confronto entre teoria e prática na busca da construção do sujeito professor, assim como a observação desta relação como enriquecedora para um bem maior que é a própria sociedade que usufrui dos frutos individuais nesta junção do coletivo.
Desenvolvemos o Estágio Supervisionado – Educação de jovens e adultos (EJA), em março de 2015, na E. E. Engenheiro Amaro Lanari onde foi realizado pelas alunas Bruna Cássia, Maxlena Duarte, Jucelia Lourdes.Os objetivos do Estágio Supervisionado – Educação de jovens e adultos (EJA) provém da observação do cotidiano da escola; reflexão e procura de possíveis soluções para as situações-problema enfrentadas no cotidiano escolar; apontar as relações entre teoria estudada e a prática através da pesquisa e observação; descrever a observação, o planejamento e aplicação da prática docente na educação de jovens e adultos (EJA) detalhar a auto-observação de suas vivências enquanto aprendiz, para relacioná-las com a função futura de docente na educação de jovens e adultos (EJA). Sendo assim, este relatório tem o objetivo de contribuir para um pensar e repensar do Docente da Educação de Jovens e Adultos, contrastando e refletindo sobre as praticas em sala de aula e porque muitas vezes é tão grande a evasão nessa modalidade de ensino? É uma das principais perguntas que precisamos responder em quanto Educadores.
Tem o objetivo de integrar o processo de ensino, pesquisa e aprendizagem; Aprimorar hábitos e atitudes profissionais; Proporcionar aos alunos a oportunidade de aplicar habilidades desenvolvidas durante o curso; Inserir o aluno no contexto do mercado de trabalho para conhecimento da realidade; Possibilitar o confronto entre o conhecimento teórico e a prática adotada; Podemos destacar ainda a importância do Estágio Supervisionado – educação de jovens e adultos (EJA), contextualizando a teoria estudada com a prática docente e as metodologias de ensino utilizadas na educação de jovens e adultos(EJA), de forma a refletir sobre o papel do docente frente às situações adversas do cotidiano escolar; ampliar a percepção da relação professor e aluno frente aos desafios e possibilidades do contexto escolar; verificar e analisar a ação pedagógica refletida na ação docente do professor que atua na educação de jovens e adultos(EJA).
...