RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
Por: fabianalarissa20 • 15/12/2015 • Relatório de pesquisa • 4.044 Palavras (17 Páginas) • 1.567 Visualizações
1.0 INTRODUÇÃO
O presente relatório tem objetivo de identificar como a contação de historias influência o gosto pela leitura, foi possível detectar a importância da construção de conhecimento dada por todo o corpo docente com finalidade de influenciar na formação de cidadãos críticos-reflexivos. Nesse contexto percebe-se a presença da leitura no dia-a-dia dos alunos, e os contos como ferramenta imprescindível no desenvolvimento do gosto pela leitura e aspectos sociais, cognitivos e afetivos. Tendo fundamental relevância pela presença do lúdico e sua capacidade de provocar momentos de interesse e concentração.
O Estágio Supervisionado na Educação Infantil teve a intenção de realçar que a prática de leitura deve ser vista como momentos prazerosos, dinâmicos e eficientes ao usar a contação de histórias como instrumentos de aquisição de conhecimento e formação de identidade da criança.
Este relatório é integrado das experiências vivenciadas no período de estágio de observação e regência em sala de aula e se baseou em teorias sócio interacionistas e construtivistas no processo de ensino e aprendizagem.
O presente relatório foi realizado no Núcleo Municipal de Educação Infantil Monteiro Lobato, em uma turma de quatro anos de idade, encontra-se exposto neste trabalho as observações não só da sala de aula, mas também de todo o ambiente escolar. Desta maneira procurou-se conviver e observar uma forma de direcionar a prática pedagógica em relação as influências e aspectos da contação de historia na pratica escolar.
No relatório do estágio será abordada a caracterização do contexto estagiado, a caracterização da escola, a caracterização da turma estagiada, a concepção pedagógica da instituição, a descrição e análise reflexiva das atividades de estágio Educação Infantil, o processo de observação do espaço, das instalações e dos equipamentos. A prática educativa: rotina; A prática educativa: aulas. A educativa: materiais, espaços, tempo e adaptação e também um plano de estágio, e por fim a considerações finais.
2.0 CARACTERIZAÇÃO DO CONTEXTO ESTAGIADO
2.1 Caracterização da escola
O Núcleo Municipal de Educação Infantil Monteiro Lobato, está localizado na Estrada da Mirandela s/n em Ribeira do Pombal – BA, com 10 anos de funcionamento foi inaugurada em 18 de abril de 2005.
O terreno onde está situada, não passava de um velho prédio onde morava dezenas de famílias nas mais precárias situações de pobreza, crianças de várias idades se encontravam naquele triste cenário.
Em dois mil e cinco, a Prefeitura de Ribeira do Pombal foi assumida pelo senhor José Lourenço Morais da Silva Júnior que antecipou a reforma de educação prometida pelo Governo Federal, com a criação e viabilização de recursos para o ensino básico e no primeiro ano de sua gestão, junto com a Secretaria Municipal de Educação (SME), priorizou a construção e implantação do Núcleo Municipal de Educação Infantil Monteiro Lobato, o qual foi mantido por um período de três anos com recursos próprios.
A diretora é Maria do Perpétuo Socorro Ferreira de Santana e as vice-diretoras são Maria Célia Costa Santos e Tereza Cristina Costa Borges Dantas Rodrigues e a coordenadora Pedagógica é Débora Da Silva Santana, pós-graduada em psicopedagogia, concluinte em especialização em coordenação pedagógica.
A escola funciona no horário das oito horas às onze horas e trinta minutos e das treze horas às dezessete horas e trinta minutos, atende a educação infantil do primeiro período de quatro anos de idade e segundo período de cinco anos de idade.
Todo o corpo docente da escola é empenhado em oferecer uma educação de qualidade e em buscar alternativas e métodos para sanar as dificuldades dos alunos.
A escola mostra-se preocupada com cada aluno e procura sempre investigar a realidade em que eles estão inseridos, preocupa-se com o bem estar dos mesmos e quando necessário os discentes são encaminhados para acompanhamentos com assistentes sociais ou consultas médicas.
A escola tem a preocupação com o aluno como ser social, histórico, agente ativo no processo de construção do conhecimento. As atividades têm caráter lúdico, dinâmico, criativo, desafiador e interdisciplinar, adequada a cada faixa etária. Os conteúdos são vistos como meio e não como um fim da aprendizagem.
O Núcleo Municipal de Educação Infantil monteiro Lobato, faz um trabalho personalizado, coletivo e individual com os pais que participam de todos os eventos e atividades que a escola promove.
A estratégia adotada na organização educacional, que oferece a concretização das atividades, tem sido a oferta de recursos como: materiais didáticos e audiovisuais, jogos, brincadeiras e atividades diferenciadas sempre relacionadas à proposta pedagógica da escola, estão fundamentadas na teoria Sócio Interacionista Construtivista.
Os professores são responsáveis, dedicados e buscam sempre orientações com a coordenação, e tentam encontrar outras fontes e métodos, transformando a aula em um momento prazeroso e dinâmico facilitando e aperfeiçoando o entendimento dos alunos. A escola desenvolve diversos projetos com a finalidade de formar habilidades, competências o desenvolvimento dos alunos.
2.2 Caracterização da turma estagiada
A turma estagiada possui vinte e um alunos de quatro anos de idade sendo quatro meninos e dezessete meninas. Grande parte dos alunos são filhos de empregados domésticos e funcionários de estabelecimentos comerciais de Ribeira do pombal
A professora regente é Vanilda oliveira licenciada em Pedagogia e Pós-Graduanda em Psicopedagogia Clínica e Institucional, tendo nove anos na área da educação e dez meses de experiência com a turma.
As crianças possuem um ótimo desenvolvimento são bem ativas, criativas e adoram se expressar, durante o estágio pode-se nota o bom desenvolvimento de aspectos cognitivos, psicomotor. Segundo a professora ao longo do ano elas tiverem avanços significativos.
3.0 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA INSTITUIÇÃO
3.1 Concepção de instituição de Educação Infantil
A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica visa o desenvolvimento integral da criança nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social dando continuidade a ação da família e comunidade.
A
...