RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II EDUCAÇÃO ESPECIAL
Por: Jamile Souza • 11/4/2016 • Trabalho acadêmico • 990 Palavras (4 Páginas) • 950 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
CÍNTIA SANTOS BARRETO
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
EDUCAÇÃO ESPECIAL
CRAVOLÂNDIA-BA
2015
CÍNTIA SANTOS BARRETO
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
EDUCAÇÃO ESPECIAL
Relatório apresentado ao Curso de Extensão Universitária em Pedagogia, do Instituto de Educação Social e Tecnológico (IESTE), Agente Educacional da Faculdade Integrada do Brasil (FAIBRA), como parte dos requisitos obrigatórios de avaliação disciplina Estágio II.
Orientadora: Profª. Esp. Antonieta Profeta dos Santos
CRAVOLÂNDIA-BA
2015
AGRADECIMENTOS
A Deus, por ter iluminado o meu caminho ao longo desse curso.
Aos meus pais, marido, filho, irmão e a todos os meus familiares de modo geral pelo incentivo.
Aos meus colegas de curso, por lutarmos juntos.
A minha amiga Andréia pela parceria e carinho.
Enfim, a todos que de uma forma direta ou indiretamente contribuíram para a realização de todas as atividades.
“Talvez não tenho conseguido fazer o melhor, mas lutei para que o melhor fosse feito. Não sou o que deveria ser, mas graças a Deus, não sou o que era antes.”
Marthin Luther King
SUMÁRIO
1 RELATO DE EXPERIÊNCIAS
2 PROJETO TEMÁTICO
3 REFERÊNCIAS
4 FOTOS
relato de experiências
O Estágio II foi no mesmo colégio do Estágio I.
Observei que a escola não está preparada para a Educação Especial, apesar que na mesma funciona uma sala de AEE. Os professores que lecionam nessa sala não tem capacitação profissional para trabalhar com os educandos portadores de necessidades especiais.
A sala que funciona como atendimento para esses alunos é bastante equipada, mas falta aos professores capacitações para desenvolver um bom trabalho, mais mesmo assim todos eles estão sempre prontos e dispostos a ajudar seus alunos diante de suas dificuldades.
Este estabelecimento de ensino possui 20 alunos portadores de necessidades especiais e 04 professores para leciona-los. A disposição dos alunos na sala do AEE é bastante razoável. Eles são retirados da sala regular para o atendimento da sala do AEE que dura mais ou menos uns 40 minutos, onde eles irão fazer as atividades propostas para o dia.
Observei também que o planejamento é feito entre os professora que lecionam com essa turma e a psicopedagoga.
Quanto às atividades propostas para esses alunos é de cunho pedagógico, objetivando avanço na dimensão cognitiva, afetiva e social.
Em tempo foi feito a Culminância do Projeto com tema: “As cores primárias”. No qual foi apresentado uma historinha “Bom dia todas as cores”, montagem de garrafinhas com cores utilizando água e corante colorido para mostrar quais são as cores primarias, pintura utilizando pincel e tinta, e foi cantada a música “As borboletas”, de Vinicius de Morais e para finalizar todos tomamos gelatina colorida, onde as crianças puderam observar a diferença das cores e sabores.
A importância dessa observação feita nessa escola leve um significado relevante para mim, pois aprendi a ampliar minhas atitudes como professora e ir sempre em busca do novo.
Projeto temático
[pic 4]Agente Educacional IESTE - Instituto de Educação Social e Tecnológico
CENPPE – Centro de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão
Curso de Extensão em Pedagogia
PROJETO TEMÁTICO
“As Cores Primárias”
- Dados de Identificação
Instituição: Colégio Municipal de Cravolândia
Turma: AEE Série:
Professor(a): Ione Rocha Micheli Nº de alunos: 20
- Justificativa
As cores fazem parte do nosso dia-a-dia e são impregnadas de simbologia e significados. Na natureza estão distribuídas harmoniosamente inspirando o homem na hora de sua aplicação nas artes, na moda, publicidade, etc. As crianças são sempre atraídas por objetos coloridos. A maioria dos educandos da educação inclusiva já tiveram atividades voltadas ao uso das cores. Conhecem as cores primárias e as secundárias.
...