RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PROJETO PRÁTICO: A IMPORTÂNCIA DOS CONTOS DE FADAS PELO GOSTO NA LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: 15205928760 • 7/6/2022 • Trabalho acadêmico • 3.059 Palavras (13 Páginas) • 273 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI
LUCAS RÓGER BARBOSA DE SOUZA
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
PROJETO PRÁTICO: A IMPORTÂNCIA DOS CONTOS DE FADAS PELO GOSTO NA LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
BAIXO GUANDU - ES
2022
CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI
LUCAS RÓGER BARBOSA DE SOUZA
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
PROJETO PRÁTICO: A IMPORTÂNCIA DOS CONTOS DE FADAS PELO GOSTO NA LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
[pic 1]
BAIXO GUANDU - ES
2022
A IMPORTÂNCIA DOS CONTOS DE FADAS PELO GOSTO NA LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
RESUMO- Aprendemos com os personagens das histórias, mesmo quando adultos. Eles nos ajudam porque nos conectamos com nossas próprias vidas, sonhos, ansiedades e consideramos o que faríamos no lugar deles. Os contos de fadas ajudam as crianças a aprender a navegar na vida. O hábito da leitura aliado à estimulação torna-se um método constante de elementos necessários à aquisição de habilidades de leitura, permitindo que as crianças entrem no mundo, onde o papel educativo é efetivo por apresentar formas de ampliar conhecimentos e habilidades já presentes e específicas a serem alcançadas, sendo de fundamental importância para o crescimento pessoal e social da criança. A literatura infantil pode ser uma forte contribuição para o desenvolvimento do pensamento e da linguagem. Acessar várias histórias, conhecer as relações causais que nelas ocorrem, contribui claramente para o desdobramento do pensamento letrado, base para o desenvolvimento da linguagem escrita. Por meio da imersão precoce em histórias e suas conexões, as crianças estão incorporando novas estruturas discursivas, típicas da linguagem escrita. O leitor torna-se colaborador, personagem, criador de projetos abrangentes, polêmico, polêmico, testemunha ocular, relator de gostos e experiências.
PALAVRAS-CHAVE: Leitura; Conto de fadas; aprendizado.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. DESENVOLVIMENTO 7
3. RELATO DE ESTUDO 10
3.1 INTERVENÇÃO NA PRÁTICA 10
3.1.1 Objetivo Geral 10
3.1.2 Objetivos Específicos 10
3.1.3 Público Alvo 10
3.1.4 Metodologia 10
3.1.5 Resultados esperados 11
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS 12
REFERÊNCIAS 13
INTRODUÇÃO
. O hábito da leitura aliado à estimulação torna-se um método constante de elementos necessários à aquisição de habilidades de leitura, permitindo que as crianças entrem no mundo, onde o papel educativo é efetivo por apresentar formas de ampliar conhecimentos e habilidades já presentes e específicas a serem alcançadas, sendo de fundamental importância para o crescimento pessoal e social da criança. (ARRUDA, 2021)
À medida que a criança cresce e demonstra os principais estágios do desenvolvimento da alfabetização, ela melhora sua capacidade de leitura e escrita. Os cinco estágios do desenvolvimento da alfabetização incluem alfabetização emergente, fluência alfabética, palavras e padrões, leitura intermediária e leitura avançada. Cada estágio do desenvolvimento da alfabetização ajuda a criança a avançar e se tornar um aluno mais forte. (BEZERRA, 2019)
Espera-se que nas investigações realizadas sobre o uso da literatura infantil como incentivo no processo de obtenção da leitura e, portanto, no processo de alfabetização, as condições para esse feito sejam apresentadas, despertando a curiosidade e a criatividade nas crianças, onde palavras e aprendizado serão entretidos com cada observação. (DOS SANTOS, 2020)
Literatura infantil é qualquer literatura apreciada por crianças. Mais especificamente, a literatura infantil compreende os livros escritos e publicados para jovens que ainda não estão interessados na literatura para adultos ou que podem não possuir as habilidades de leitura ou compreensão do desenvolvimento necessárias para sua leitura. Além de livros, a literatura infantil também inclui revistas destinadas ao público pré-adulto. (BEZERRA, 2019)
A maioria dos gêneros literários da literatura adulta também aparece na literatura infantil. Ficção em suas várias formas - realismo contemporâneo, fantasia e ficção histórica, poesia, contos populares, lendas, mitos e épicos - todos têm seus correspondentes na literatura infantil. Não ficção para crianças inclui livros sobre artes e humanidades; as ciências sociais, físicas, biológicas e da terra; e biografia e autobiografia. Além disso, os livros infantis podem assumir a forma de livros ilustrados, nos quais os textos visuais e verbais formam um todo interconectado. Os livros ilustrados para crianças incluem livros de histórias, livros do alfabeto, livros de contagem, livros sem palavras e livros conceituais.
O vínculo que as crianças têm com os livros é extremamente importante para o seu desenvolvimento, são caminhos que formam uma nova mentalidade. Segundo Coelho (2000) “É no sentido dessa transformação necessária que vemos na literatura infantil o agente ideal para a formação de uma mentalidade de urgência. Esse entendimento se deve à descoberta e às concepções de mundo. O espaço em que são formados deve ser portas de conhecimento, estruturando e promovendo a liberdade, a cultura e o conhecimento, integrando a responsabilidade da escola, dos responsáveis e da sociedade. (BEZERRA, 2019)
...