RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Por: CASA100 • 6/5/2018 • Trabalho acadêmico • 3.463 Palavras (14 Páginas) • 323 Visualizações
PALOMA
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
(1º AO 5ºANO)
PALOMA
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
(1º AO 5ºANO)
Relatório de Estágio apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano)
Orientador: profª. Ma. Lilian Amaral da Silva Souza
Tutor Eletrônico: Mácia
Tutor de Sala: Adriana
Gramado
2018
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO 4
DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO 5
PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA 9
DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS 23
CONSIDERAÇÕES FINAIS 25
REFERÊNCIAS..........................................................................................................26
INTRODUÇÃO
O estágio supervisionado do 7° semestre foi realizado na turma de 1°ano na Escola Estadual de Ensino Fundamental Orestes Leite, pertencente ao município de São Francisco de Paula - RS.
Este estágio tem como objetivo unir e lidar com prática e teoria, e constitui-se em um importante instrumento de conhecimento e integração na realidade social, possibilitando ao acadêmico perceber a organização e sua adaptação ao meio em que vai atuar, pois, ao participar da realidade do mundo educativo o estudante tem a oportunidade de se aprofundar nos conhecimentos e nas habilidades das áreas pedagógicas.
Tendo em vista que os anos iniciais são uma fase muito importante para o desenvolvimento físico, cognitivo e psicológico do individuo, e, é um momento de socialização e de aprendizagens culturais que são necessárias à convivência em grupo, sendo assim o presente trabalho visa desenvolver uma maior aprendizagem na alfabetização e no letramento de maneira significativa e lúdica.
Durante o estágio curricular foi desenvolvido o projeto “Letra F” que tem como objetivo principal proporcionar ao alunos conhecer e identificar a letra F e sua família silábica, através de histórias, jogos e atividades.
Sendo assim, este projeto busca fazer uma reflexão sobre a importância da alfabetização e do letramento de uma forma lúdica, pois, imaginação humana é imprescindível para a construção do conhecimento, daí a importância dos Anos iniciais para enriquecer essa imaginação da criança, oferecendo-lhe condições para desenvolver a sua criatividade. Sendo a linguagem escrita um sistema simbólico, sua aprendizagem vai requerer um aprendiz que reconstrua as relações entre as representações fonológicas e as representações ortográficas da língua.
CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
O estágio supervisionado obrigatório nos Anos Iniciais foi concretizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental Orestes Leite, situada na cidade de São Francisco de Paula, tendo como orientadora a Professora Adriana Reis.
A E. E. F. Orestes Leite, atende crianças do 1°ano ao 9° ano do Ensino Fundamental. Seu horário de funcionamento começa pela manhã das 08h às 12h e à tarde das 13h às 17h, possuindo cerca de 230 alunos. Sua estrutura física é composta por cinco salas de aula, laboratório de informática, biblioteca, secretaria, sala dos professores, cozinha, refeitório e 4 banheiros. Seu quadro de funcionários conta com uma diretora, uma vice-diretora, duas merendeiras, duas funcionária para serviços gerais, duas monitoras e professores, com um total de vinte e um funcionários.
A Escola Orestes Leite tem por finalidade atender o disposto na Constituição Federal e Estadual, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no Estatuto da Criança e do Adolescente, e nas Normas proveniente pelo Sistema Municipal de Ensino e demais legislações aplicáveis.
A instituição tem a missão de formar cidadãos comprometidos com o meio em que vivem, capazes de entender e interpretar a enorme quantidade de informações e valores que lhe são transmitidos diariamente, visando sempre à cultura, os saberes e a individualidade de cada aluno. E visa ser reconhecida como instituição de referência na comunidade, inovando sempre em suas práticas pedagógicas com qualidade, ética, respeito, fazendo uso de valores como o comprometimento com a sociedade, a ética, honestidade, respeito, cooperação, responsabilidade, honestidade, solidariedade e autonomia.
DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO
RELATO DE OBSERVAÇÃO CAMPO DE ESTÁGIO
O primeiro dia de observação na Escola Orestes Leite, remete a observação do campo de estágio, onde podemos ver a rotina escolar, que é uma sequência de atividades que visam a organização do tempo que o aluno permanece na escola. A rotina apoia-se na reprodução diária de momentos e indícios que remetem as situações do cotidiano. A espinha dorsal da rotina são alguns marcos temporais que quase
...