RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Por: priiicarvalho • 28/5/2018 • Trabalho acadêmico • 1.065 Palavras (5 Páginas) • 286 Visualizações
[pic 1] [pic 2]
NOME DO ALUNO
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
(1º AO 5ºANO)
[pic 3]
[pic 4]
NOME DO ALUNO
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
(1º AO 5ºANO)
Relatório de Estágio apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano)
Orientador: profª. Ma. Lilian Amaral da Silva Souza
Tutor Eletrônico:
Tutor de Sala:
Cidade
2018
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO 4
DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO 5
PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA 6
DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS 7
CONSIDERAÇÕES FINAIS 8
REFERÊNCIAS............................................................................................................9
INTRODUÇÃO
O presente relatório irá descrever uma experiência de estágio nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental realizado na Escola Municipal Padre José de Anchieta, situada na zona rural, Distrito da Colônia Rua: Principal em Eunápolis, Nele constam as observações e atividades realizadas durante o período de estágio obrigatório, correspondente à disciplina Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Docência dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Tal estágio tem por objetivo a observação e a participação, dentro do contexto escolar, diante das atividades realizadas dentro de sala de aula, ou fora dela quando necessário, e também as relações entre a direção e as demais pessoas que fazem parte da comunidade escolar. Esta ação contribui para a minha formação como estagiária, porque tenho a oportunidade de atuar sobre uma realidade concreta e próxima. A prática em sala de aula nos leva a refletir como será nosso dia-a-dia sendo professor. Enquanto estamos estudando apenas as teorias, não temos idéia do que é estar frente a uma classe com 30 ou 40 alunos. Onde cada uma dessas crianças tem sua peculiaridade. Ou, cada indivíduo aprende de um jeito, e o professor deve estar preparado e atento, sempre refletindo sobre sua prática educativa.
CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
A Escola Municipal Padre José de Anchieta , funciona nos turnos matutino e vespertino atendendo a Educação Infantil E Ensino Fundamental no turno Matutino e Vespertino.
A entrada e saída são feitas nos horários matutino das 07:20 às 11:20h e vespertino
das 13:00 às 17:00 h, sendo esse período observado pelos funcionários.
A escola nasceu em Março de 2000 em um pequeno espaço com apenas uma sala com capacidade para 15 alunos. Atualmente a escola tem capacidade para 400 alunos, possui 14 salas.
A escola também e composto por uma sala de professores, sala de vídeo,biblioteca, sala de direção, e 4 banheiros.
A escola tem a finalidade de proporcionar aos que promovem a inserção destes num seguimento sustentável de alcançar metas de conhecimentos práticos e teóricos preparando-os para uma realidade existente compatível com os desafios em que cada individuo se insere. O foco, então, é preparar, capacitar e possibilitar a esses agentes, um futuro digno.
DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO
Ao chegar à sala de aula, as crianças já estavam me esperando. Pois, a professora havia lhes avisado com antecedência, de minha presença e permanência nas aulas durante àquela semana. Confesso que a primeira vez frente à turma- fiquei um pouco sem saber por onde começar . Mas, logo superado pela vontade de passar algum conhecimento às crianças, que a essa altura, prestavam atenção em todos os meus movimentos. Ou seja, a minha postura,(comportamento), estava sendo cuidadosamente analisado pelas crianças.
...