RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Por: Jonascuca • 17/10/2019 • Trabalho acadêmico • 5.816 Palavras (24 Páginas) • 225 Visualizações
[pic 1] [pic 2]
DANIELA REGINA WERMEIER
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
[pic 3]
[pic 4]
DANIELA REGINA WERMEIER
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II: ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Relatório de Estágio apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Orientador: profª. Ma. Lilian Amaral da Silva Souza
Tutor Eletrônico: Patricia Cindy Milleo Christofoli de Oliveira
Tutor de Sala: Evanice Cristiane da Silva Hollas
Caxias do Sul
2019
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO 4
DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO 6
PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA 11
DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS 21
CONSIDERAÇÕES FINAIS 25
REFERÊNCIAS..........................................................................................................26
ANEXOS....................................................................................................................28
INTRODUÇÃO
Este projeto tem por objetivo apresentar como será realizado o meu estágio na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Liette Tesser Pozza. Durante as 24 horas de observação e 24 horas de regência, onde terei várias experiências na prática desenvolvida, tendo como base aprimorar a prática em sala de aula e aplicar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas estudadas, bem como confrontá-los com a prática pedagógica, buscando firmá-la de forma significativa.
O tema trabalhado foi: Alfabetização
Irei instigar a curiosidade dos alunos sobre a importância de se trabalhar esse tema através dos livros “O que começa com...” e “Alfabeto dos animais”.
CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Liette Tesser Pozza, está situada no município de Bento Gonçalves, funciona em período integral, pela manhã e tarde, com total de 500 alunos desde a Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental, tem 50 funcionários, ela foi inaugurada no dia 25 de setembro de 2004.
Sua estrutura física é composta de três andares, sendo toda adaptada com rampas para melhor atender aos alunos com deficiência. Tem 13 salas de aula, 1 sala de recursos (áudios), 1 biblioteca, 1 sala de educação física, 1 sala dos professores, 1 sala da diretora e vice diretora, 1 sala da supervisora e coordenadora pedagógica, 1 secretaria, 1 sala de informática, 1 laboratório de ciências, 1 sala circulo do amor (nesta sala os alunos fazem meditação uma vez por semana), 1 refeitório, 1 cozinha, 1 sala de limpeza, 2 depósitos, 1 banheiro para os professores, 3 banheiros femininos, 3 banheiros masculinos, 1 banheiro adaptado para deficientes, 1 auditório, 1 quadra aberta, 1 quadra de areia, 1 parquinho e o campo de futebol, onde os alunos vão no recreio e algumas vezes na educação física.
A escola tem a missão de formar cidadãos comprometidos com o meio em que vive visando sempre sua cultura, seus saberes, acrescentando novas influências voltada a compreensão do mundo que o cerca, além de estar interagindo no meio social com novas habilidades, sua proposta esta baseada na LDB 9394/96 que fundamenta seus princípios na universalidade de igualdade de acesso permanecia e sucesso da obrigatoriedade da educação básica.
Avaliação
A avaliação do processo ensino aprendizagem tem se caracterizado num dos componentes centrais do currículo escolar, tanto em seus aspectos teórico-metodológicos como nos de ordem legal. Faz-se necessário ampliar a compreensão sobre o processo pedagógico, no sentido de ser repensado a ética e a responsabilidade social que tem como avaliar, o ensinar e o aprender. A avaliação tem como um dos objetivos instigar os conhecimentos que o aluno traz para a sala de aula, as suas reais necessidades, com o compromisso de sua ampliação trabalhando o conhecimento cientifico e tecnológico, superando o senso comum.
Organização dos tempos escolares
Quanto ao horário de chegada:
Matutino: 07h 20min
Vespertino: 13h 20min
Quanto ao horário de saída:
Matutino: 11h 20min
Vespertino: 17h 20min
Obs.: Os portões serão fechados assim que der o sinal. O aluno somente poderá entrar em sala se este possuir autorização por escrito da direção ou coordenação pedagógica.
DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO
Instituição: EMEF Professora Liette Tesser Pozza
Data: 26/03/2019 Terça - Feira
Hora de início/término da aula : 13:20 as 17:20
Primeiro dia:
Nesse primeiro contato com a escola, fui recebida com muito carinho pela
...