RELATÓRIO GERAL ESTÁGIO REMOTO / HÍBRIDO: GESTÃO EDUCACIONAL
Por: Elaine Farias • 24/1/2022 • Relatório de pesquisa • 2.587 Palavras (11 Páginas) • 228 Visualizações
CENTRO[a] UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL[b]
UNINTER
ELAINE APARECIDA DE FARIAS (RU833180)
RELATÓRIO GERAL ESTÁGIO REMOTO / HÍBRIDO: GESTÃO EDUCACIONAL
Relatório de Estágio Híbrido/Remoto:
GESTÃO EDUCACIONAL apresentado a
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL / UNINTER no curso
de Licenciatura em Pedagogia.
Centro Associado: Mogi das Cruzes/SP.
MOGI DAS CRUZES
2021
ELAINE APARECIDA DE FARIAS (RU833180)
RELATÓRIO GERAL ESTÁGIO REMOTO / HÍBRIDO: GESTÃO EDUCACIONAL[c]
Relatório apresentado à Universidade Uninter, como requisito parcial para o aproveitamento da disciplina de Estágio remoto / híbrido: GESTÃO EDUCACIONAL do curso de Pedagogia.
[pic 1]
SUMÁRIO[d]
INTRODUÇÃO ...........................................................................................................4
1 REGIMENTO ESCOLAR ........................................................................................7
2 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO.....................................................................8
3 CONSELHO DE ESCOLA........................................................................................9
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS ...................................................................................11
5 REFERÊNCIAS.......................................................................................................12
INTRODUÇÃO. [e]
O estágio está sendo desenvolvido com base nos conteúdos propostos pela Universidade, que auxiliou durante a elaboração do projeto. O estágio possibilita o conhecimento da realidade na escolarização, esse conhecimento torna-se indispensável para que o futuro profissional tenha condições de pensar sobre a prática e atuar de modo preciso e reflexivo futuramente, articulando os conhecimentos adquiridos no curso com a realidade, e a oportunidade de assimilação da experiência, planejamento e desenvolvimento das atividades necessárias, a serem aplicadas no dia-dia, contribuindo para a construção da identidade docente.
Para a realização do projeto foi necessário obter conhecimentos sobre o Regimento Escolar/PPP e sua utilidade no âmbito da Gestão Escolar, Atuação da Equipe Diretiva (Diretor, Coordenador Pedagógico), Organização e Supervisão da Escola e as etapas do Processo Pedagógico ou Administrativo e Elaboração de Plano de Ação. As organizações das atividades, com o objetivo de acrescentar e promover trabalhos em equipe, pensado e desenvolvido de modo que irá atingir e alcançar todos os envolvidos, sendo alunos, educadores e equipe de gestão, assim criando oportunidades de aprendizagem profissional, por meio de abordagens em situações reais de trabalho e possibilidades que serão úteis durante toda a trajetória profissional.
- REGIMENTO ESCOLAR
No dicionário, regimento é a ação ou efeito de reger, ou seja: de guiar, conduzir, orientar. E, de fato, a língua portuguesa explica bem a função do tal regimento escolar.
É fundamental, no entanto, que o regimento esteja em conformidade com a legislação que é aplicada no país — como é o caso da Lei N° 9.394, de 20 de dezembro de 1996, a chamada Lei de Diretrizes e Bases (LDB) da Educação nacional — bem como a que é aplicada, especificamente, no estado e município em que se encontra a escola.
O documento nada mais é do que um conjunto de regras que estrutura e estabelece todo o funcionamento e a organização da instituição de ensino — na sua esfera administrativa, didática, pedagógica e disciplinar.[f]
Na escola municipal doutor Isidoro Boucault o regimento é exatamente para isto e, todos os envolvidos tentam ao máximo cumprir suas determinações.
A equipe escolar tem a função de aprimoramento e aperfeiçoar, e em todos os momentos melhorar a qualidade da educação de forma democrática. Desta forma, ele regula todos os processos de acordo com as mudanças, dividindo e atribuindo funções, o funcionamento da unidade para garantir o cumprimento de todos os direitos e deveres, e desempenhar as funções de acordo com a lei. Cada instituição educacional deve ter este documento contendo todas as recomendações especificadas e estruturadas, disponível a fim de a comunidade poder visitar para consulta.
- PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
O documento possui um conjunto de regras que estrutura e estabelece todo o funcionamento e organização da instituição de ensino, e nas áreas administrativa, didática, pedagógica e disciplinar. Como este documento irá orientar o funcionamento normal da organização, ele deve ser detalhado e conter muitas informações. É necessário referir quem é a escola, o nível de ensino oferecido, o número de turnos de trabalho dos funcionários, a carga horária de cada período, etc.
Os direitos e obrigações da gestão, todos os professores e demais funcionários, alunos e responsáveis, e punição apropriada para quaisquer violações. Informações sobre como funciona o sistema de avaliação da unidade e itens especiais que podem ocorrer no ambiente escolar também devem fazer parte deste documento. Desta forma, a escola pode preparar sua própria versão do documento, vale ressaltar que esse documento deve ser preparado em conjunto, com a contribuição de todos os funcionários da unidade escolar.
“Um projeto político pedagógico não nega o instituído da escola que é a sua história, que é o conjunto dos seus currículos, dos seus métodos, o conjunto dos seus atores internos e externos e o seu modo de vida. Um projeto Sempre confronta esse instituído com o instituinte. Não se constrói um projeto sem uma direção política, um norte, um rumo. Por isso, todo projeto pedagógico da escola é também político. O projeto pedagógico da escola é, por isso mesmo, sempre um processo inconcluso, uma etapa em direção a uma finalidade que permanece como horizonte da escola.”
...