RESPOSTA LETRAMENTO E SEUS NIVEIS
Por: Rosineide de Quadros • 5/4/2016 • Resenha • 270 Palavras (2 Páginas) • 1.139 Visualizações
RESPOSTA LETRAMENTO E SEUS NIVEIS
O resultado da ação de ensinar a ler e a escrever e o estado ou a condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como consequência de um ter-se apropriado da escrita, mas não é só isso fala-se no letramento como a capacidade de ampliação da alfabetização e como pratica social que favorece aos sujeitos a interpretar os discursos veiculados socialmente.
O nível de letramento é determinado pela variedade de gêneros textos escritos que a criança reconhece. A criança que vive em um ambiente em que leem livros, jornais, revistas, bulas de remédios, enfim quaisquer outros tipos de literaturas, (ou que se converse sobre o que se está lendo ou o que se leu), ou mesmo onde uns leem para os outros em voz alta, enriquecendo essa leitura com gestos e ilustrações, o nível de letramento será superior ao das crianças cujo os pais não são alfabetizados e não tiveram o privilégio de conviver com pessoas que pudessem favorecer este contato com o letrado.
Portanto, o letramento decorre das práticas sociais que leituras e escritas exigem nos diferentes contextos que envolvem a compreensão e expressão logica e verbal. E a função social da escrita, enquanto que a alfabetização se refere ao desenvolvimento de habilidades da leitura e escrita.
Estudiosos afirmam que são muitos os fatores que interferem na aprendizagem da língua escrita, porem em estudos recentes incluem entre esses fatores o letramento. Paulo Freire afirma que “na verdade, o domínio sobre os signos linguísticos escritos, mesmo pela criança que se alfabetiza, pressupõe uma experiência social que o precede-a da leitura do mundo que aqui chamamos de letramento.
...