ROTEIRO PARA A ANÁLISE DO FILME “SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS”
Por: Joana Ritter • 20/4/2016 • Trabalho acadêmico • 445 Palavras (2 Páginas) • 2.070 Visualizações
ROTEIRO PARA A ANÁLISE DO FILME “SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS”
Exercício didático:
Faça comentários relacionando o filme “sociedade dos poetas mortos” com o texto estudado em aula “A formação e a profissão professor na sociedade moderna”, baseado nas questões abaixo.
A) Da discussão do Texto “A formação e a profissão professor na sociedade moderna”, destacamos as seguintes afirmativas:
1. Ninguém nasce professor ou formador de professores.
2. É experimentando-nos na profissão docente e na prática social da qual cada um de nós toma parte,
3. Que nós nos tornamos professores e formadores de professores.
4. Responda: quais foram as lições que o professor inovador retirou da prática pedagógica, pela experiência que teve?
R: O professor retirou da prática pedagógica, através de suas experiências um modelo inovador, desafiando o modelo tradicional da escola, inspirando os alunos a viverem seus sonhos, suas vidas, estimulando o aluno a pensar por si mesmo, aplicando várias metodologias fazendo com que o aluno se descobrisse e desenvolvesse seus conhecimentos.
B) Se ensinar é também aprender, a profissão docente está permeada por marcas, por sinais que imprimimos em nossos alunos, colegas e demais pessoas com as quais convivemos. Do mesmo modo, enquanto marcamos, também somos por eles marcados.
1. Responda: que marcas o professor inovador imprimiu na maioria dos alunos?
R: O professor inovador deixou a marca em seus alunos no modo de pensar, de agir e de conquistar seus sonhos. Buscar sempre seus objetivos e viver de uma forma extraordinária, buscando o que é melhor para si.
C) A partir do filme, responda:
1. Quem são os sujeitos do filme?
R: Os alunos, o professor.
2. Quais são os saberes?
R: O filme nos traz uma reflexão sobre a nossa prática pedagógica, sobre o tipo de escola que queremos e o mais importante, sobre que tipo de cidadão queremos ajudar a formar.
3. Quais são as estratégias de ensino – relação entre didática convencional e os novos caminhos possíveis?
R: A escola apresenta uma estratégia de ensino no qual o aluno não pode questionar, e deve aceitar sempre o que lhe é imposto. Resultando em adultos despreparados e insatisfeitos. Já o professor com seu ensino inovador inspira os alunos a serem pessoas melhores, buscar sempre o que há dentro de si, estimulando o aluno a pensar por si mesmo, e assim resultando em alunos críticos e reflexivos.
D) Com base no filme, diga: qual a importância da arte na vida das pessoas?
R: É através da arte que desperta a sensibilidade, que percebem que a vida precisa ser vivida, também que todos somos capazes de grandes contribuições para a humanidade, a arte torna cidadãos participativos, dinâmicos e que conseguem interagir com o mundo. A arte trás para as pessoas a importância de viver ter inspiração e tornar
...