Reflexão reflexiva das limitações e oportunidades da prática pedagógica multidisciplinar
Artigo: Reflexão reflexiva das limitações e oportunidades da prática pedagógica multidisciplinar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gildinha • 30/5/2014 • Artigo • 489 Palavras (2 Páginas) • 316 Visualizações
É uma ideia de fortalecimento, o que é bom. O problema é se for o único programa disponível para eles", critica.
ETPA 3
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Os projetos multidisciplinares têm se apresentado como um excelente recurso no ensino da engenharia por diversos motivos, dentre os quais podem-se destacar três: o fator motivador, a construção do conhecimento global e o desenvolvimento de competências e habilidades essenciais à realidade social do mercado de trabalho. O objetivo deste trabalho foi analisar reflexivamente sobre os limites e as possibilidades de uma prática pedagógica multidisciplinar. Buscamos através disso, registrar nossos esforços, anseios e expectativas, tanto no processo da nossa formação, enquanto equipe, como também, no trabalho efetivo, que assumimos a compreendendo as relações existentes entre os conteúdos abordados. Após este relato e através desta experiência, constatamos que mais uma vez, a multidisciplinaridade é a essência e o “segredo” de qualquer trabalho que se pretende realmente coletivo, pois, por meio dela, temos a oportunidade de desenvolver não só o espírito de equipe, o espírito coletivo, como também desenvolver a afetividade, a sensibilidade, a percepção, a amizade, a troca de experiências, a solidariedade; enfim, um bem-estar fundamental para qualquer tipo de atividade pedagógica, a ser desempenhada. Por último, o projeto multidisciplinar proporciona ao aluno a oportunidade de exercitar na prática aquilo que faz do engenheiro um profissional tão valorizado no mercado de trabalho: a habilidade em resolver problemas. Quando confrontados com problemas a serem resolvidos, os alunos gradativamente percebem a importância de se desenvolver competências essenciais como o “trabalhar em equipe”, a gestão do tempo, a análise de riscos, o desenvolvimento de estratégias individuais e coletivas, e outros pontos que fazem parte das habilidades essenciais procuradas no mercado de trabalho.
REFERÊNCIAS
OLIVEIRA, M. K. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento, um processo sóciohistórico. 4.ed. São Paulo: Scipione, 1999.
BUCK INSTITUTE FOR EDUCATION. Aprendizagem baseada em projetos: guia para professores de ensino fundamental e médio. 2a ed. Porto Alegre: Artmed,
ANDRADE, Arnon Alberto Mascarenhas de. Qualidades de Projetos em Educação a Distância. Revista Tecnologia Educacional. nº 139. Nov/Dez.1997,ano XXVI.
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita. RJ, Bertrand Brasil, 2000
NOGUEIRA, Nilbo Ribeiro. Aprender Sonhando. Site de Entrevista Educacional. http://www.educacional.com/entrevistas/entrevista0084.asp. Acesso em: 26 maio. 2010.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil. Brasília, DF: MEC, 2006a, 2 vol.
www.patrimoniofluminense.rj.gov.br/.../mostra-memoria-em-movimento-
...