Relatório De Estágio: Espaços Formais
Por: lariiestudos • 8/9/2023 • Relatório de pesquisa • 2.949 Palavras (12 Páginas) • 92 Visualizações
[pic 1]
DADOS DO ESTUDANTE:
CURSO: Educação Especial
INSTITUIÇÃO: Cruzeiro do sul
NOME: Elizabeth Gonçalves Senário
RGM: 31358497
DISCIPLINA: Estágio Supervisionado em espaços formais II
ANO: 2023\ 4
QUANTIDADES DE HORAS REALIZADAS: 100 Horas
CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA
NOME DA ESCOLA: CEMEI Luz Do Saber
ENDEREÇO\ REGIÃO DA CIDADE EM QUE SE SITUA: Rua Sabará n 03 Bairro são Luiz–Varzelândia\MG
DIRETORIA\SECRETARIA DE ENSINO VINCULADA: Secretária de Educação Jardel Rodrigues Cordeiro
Ano(s) e nível(eis) escolar(es) observado(s): Educação infantil 2 período
A instituição de ensino possui um espaços pequeno, mas este espaço suporta a quantidade de alunos. E um ambiente limpo, arejado, bem iluminado, o CEMEI possui dois banheiros, uma cantina o refeitório onde as crianças fazem suas refeições, são seis salas de estudo e a secretaria, tem também um espaço para as crianças brincarem com alguns brinquedos. Algumas salas são bem espaçosas outras já são menores mas todas cabem seus alunos, todas as salas possuem lousa nas salas não tem ventiladores, mas possuem janelas onde pode ser ventiladas naturalmente. O CEMEI não possui laboratórios, bibliotecas e sala de informática e quadra de esportes.
INTRODUÇÃO
O Estagio Supervisionado em espaços formais II, tem o objetivo de observar aos estudantes da educação especial com o foco nas deficiências sensórias. Estive realizando meu estagio no CEMEI luz do saber, estive notando o compromisso e dedicação de todos os funcionários da escola em atender a todos os alunos com necessidades especiais, A atividade de estágio curricular em educação especial e inclusiva é uma atividade que se constitui de análise crítica da realidade educacional, das ações desenvolvidas no meio, dos procedimentos e recursos pedagógicos utilizados e adaptados ás necessidades educativas dos educandos com necessidades educacionais especiais, estabelecendo um olhar amplo e sensível aos inseridos no cotidiano escolar da educação especial e inclusiva. O estágio em educação especial e inclusiva é um marco de suma importância na construção da identidade profissional, tanto do educador que atua há anos na área da educação especial, quanto para o educador que está iniciando a sua carreira profissional. O estágio concebe a realidade dos fatos no contexto estagiado, como também, a reflexão e a análise crítica do âmbito educacional especial e inclusivo, confrontando á realidade escolar com a realidade social.
No período que estive realizando o estagio tive a possibilidade de observar como um aluno com deficiência auditiva se comporta e interagem em sala de aula com o professor e seus colegas, foi possível observar todo processo de ensino do estudante.
REFLEXÕES SOBRE A REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO E PARTICIPAÇÃO
Durante a realização do estagio supervisionado estive realizando no CEMEI luz do saber na educação infantil, a turma contém 12 alunos e com um estudante que tem deficiência auditiva. Na turma tem dois professores o da turma e um para orientar a aluno nas atividades que são passadas na turma, com a orientação do professor ele consegue realizar todas as atividades, e o professor estar sempre orientado e buscando ensinar ele a linguagem de sinais LIBRAS. Ele e uma criança muito esperta e aprende rápido tudo que e ensinado pra ele. A deficiência auditiva é a incapacidade total ou parcial de ouvir, apresentando assim um entrave ao desenvolvimento social dos indivíduos com deficiência. Nesse sentido, observa-se a importância da inclusão escolar, que deve garantir a igualdade de acesso ao conhecimento a todos os alunos, inclusive aos que apresentam deficiências, equipando as salas com recursos visuais garantindo o acesso do aluno surdo a informações que o ajudem a construir seu conhecimento de forma eficiente superando os entraves da surdez. A turma recebeu bem seu coleguinha eles sempre interagem com apesar de não saberem a língua brasileira de sinas eles buscar sempre se comunicar com ele, e eles interagem da maneira deles, não deixa ele excluído na educação física eles brinca todos juntos.
PERFIL DOS(AS) PROFESSORES(AS)
O Estágio foi realizado com o tempo de 100 horas, no turno matutino no segundo período da educação infantil. A turma tem duas professoras, a da turma e uma pra auxiliar o aluno com deficiência auditiva. A professora do aluno tem formação pedagógica e o curso em educação e especial, e libras. A professora da turma tem formação pedagógica e em educação especial.
PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES
A Prática pedagógica realizada por professores são as atividades elaboradas e realizadas na escola, e como foi pensada e elaborada para o estudante de acordo sua dificuldade. Com as metodologias de ensino os alunos vão aprender podemos usar maneiras divertidas e criativas para os alunos aprenderem. A prática pedagógica tem como objetivo estimular o aprendizado dos alunos, proporcionando ações que serão facilitadoras e úteis para seu aprendizado. Isso se relaciona com o contexto social e cultural, as suas necessidades e a etapa de ensino escolar em que estão.
Essa prática é fundamental para auxiliar as escolas a atingirem suas metas, por exemplo, com ela existe a possibilidade de manter uma dinâmica com mais participação e inclusão nas escolas, além de manter alunos atualizados sobre as aulas e acompanhar de forma digital.
Isso é de grande importância para que tanto os alunos quanto a equipe escolar e principalmente os professores possam alcançar suas metas.
As práticas pedagógicas ajuda muito os professores no processo de ensino, e o aluno aprende muito por esse meio de ensino. Os professores também aprendem muito com os alunos, toda equipe escolar tem uma meta a alcançar ao trazermos as práticas de pedagógicas isso será maus um incentivo para alcançarmos o sucesso com a aprendizagem de todos os alunos.
OBSERVAÇÕES ESPECÍFICAS – FOCOS DE DISCUSSÃO
OS NÚMEROS E ALFABETO
A turma toda estar no processo de aprender o alfabeto e os números, e muitos na turma já sabe, alguns ainda tem certas dificuldades com algumas letras. Mas o foco maior e a criança surda ele já conhece todo alfabeto e ele e uma criança muito esperta e aprende rápido tudo que passado. sua deficiência não a impede de aprender. A professora estar la sempre pra auxiliar em tudo que ele precisar, e já iniciou o processo de ensinar libras pra ele claro, os números ele já consegue copiar tudo no seu caderno ele já sabe do 0 ao 20, quando a professora pede pra copiar ele já faz sozinho. Ele consegue acompanhar a seus colegas suas atividades são as mesmas, ele já consegue escrever seu nome sozinho o fato de ele conhecer as letras e de uma grande ajuda para esta criança.
...