Relatório Estágio Administração
Por: renatasoares1 • 18/9/2018 • Relatório de pesquisa • 3.773 Palavras (16 Páginas) • 3.807 Visualizações
[pic 1]
Universidade Salgado de Oliveira
Departamento de Educação à Distância
Curso de Pedagogia
RENATA SOARES REZENDE
RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM
ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
BELO HORIZONTE – MG
2018
RENATA SOARES REZENDE
Relatório do Estágio Supervisionado em Adm. Escolar
Relatório de Estágio apresentado ao Componente de Estágio Curricular Supervisionado em Administração Escolar do Curso de Pedagogia da Universidade Salgado de Oliveira como parte dos requisitos necessários para a aprovação no referido Curso.
BELO HORIZONTE – MG
2018
“Ninguém começa a ser professor numa certa quarta-feira ás 4 horas da tarde... Ninguém nasce professor ou marcado para ser professor. A gente se forma como educador permanentemente na prática e na reflexão sobre a prática.”
(Paulo Freire)
AGRADECIMENTOS
Agradeço a Deus em primeiro lugar, por ter me acompanhado e me guiado na trajetória do estágio.
Agradeço a meu marido, pelo companheirismo, paciência e pelas palavras de incentivo nos meus momentos de fraqueza.
Agradeço a Ana Maria Mol, tutora presencial do polo, pela sua dedicação e compreensão, colaborando para que eu fizesse um bom trabalho.
Agradeço a Orientadora do estágio Adriana Martins, pelo carinho e amor que me recebeu em sua escola e me acompanhando durante o processo.
Agradeço aos meus amigos, por terem me ajudado em todos os momentos que precisei.
SUMÁRIO
Introdução 8
I- Identificação da escola Etapa de Observação: Campo de Estágio 10
II- Caracterização da Instituição 11
III- Projeto Pedagógico 12
IV- Conhecendo o papel do gestor 13
V - Conhecendo a secretaria da escola..................................................................14
IV- O papel do administrador na gestão pedagógica da escola 13
Considerações Finais 14
Referências Bibliográficas 15
Anexos 16
Introdução
Este relatório tem por objetivo informar a respeito das experiências, realizações e impressões obtidas através do estágio referente à disciplina Estágio Supervisionado em Administração Escolar buscando exemplificar as diferenças entre a teoria e a prática.
O relato de todos os episódios narrados e comentados a seguir busca a sistematização das aprendizagens obtidas no ambiente escolar, mais precisamente na Escola Companhia da Criança, tendo em vista e enfatizando as atividades da equipe diretiva.
O estágio em administração proporciona ao graduando a oportunidade de acompanhar a rotina do coordenador pedagógico e do diretor, assim como conhecer as suas atribuições, o que irá conduzi-lo a aceitação e identificação ou não, com essa área profissional. Para Prado (2012, p. 12) “o estágio em Gestão, assim como o de docência, é indispensável na construção identitária do novo profissional da educação”. Sendo que é nele que o discente tem um contato mais abrangente com a instituição escolar, local que possivelmente irá exercer sua profissão.
A gestão escolar é um aspecto importante para garantir a qualidade do ensino. O gestor é o responsável pela organização do trabalho de todos os que trabalham na escola. É o profissional que busca promover um ambiente capaz de contribuir de forma significativa com a educação e suas estratégias de atuação devem colaborar para tornar a escola mais eficaz. Essa articulação e parceria entre todos os que atuam na escola deve favorecer o alcance de uma educação de qualidade e, quando aplicável, de um aprendizado que prepare o aluno integralmente. Os gestores também precisam estar preparados para saber como utilizar, aperfeiçoar e racionalizar os recursos disponíveis que auxiliam na sua administração.
Planejar coletivamente implica dialogar a respeito do que está em pauta para chegar a um resultado satisfatório. Nesse sentido, “a organização torna-se uma atividade em que o planejar e/ou prever a realização de uma ação educativa em um termo administrado, é conjugar o verbo “planejarmos” (LOPES, 2013, p.11) o que de fato corrobora para a descentralização das tomadas de decisões, do poder.
Assim Lopes (2013) coloca que:
A descentralização do poder na organização do trabalho pedagógico envolveria o reconhecimento de que o poder é serviço, ou seja, organizar as atividades escolares é reconhecer-se como delegado da comunidade escolar, a comunidade escolar é um coletivo composto de sujeitos detentores de poder (vontade da vida), que concedem aos educadores escolares parte de seus poderes no sentido de organizarem a vida da comunidade a favor de todos, para o bem comum, que neste caso específico é a humanização (LOPES, 2013, p.12).
O grande desafio da Gestão Escolar é efetivar essa descentralização de poder, buscando uma gestão mais democrática.
O comprometimento de todos através de um trabalho cooperativo e responsável é de suma importância para o êxito do processo ensino aprendizagem. Todos os entraves que dificultam o andamento das atividades escolares necessitam um esforço combinado e colaborativo na busca de soluções. A realização de projetos elaborados, com a participação da comunidade escolar aponta para a construção de uma identidade própria da escola e a educação plena focada para a vida em sociedade.
...