Relatório de Aula
Por: Joselito Martins • 17/6/2019 • Relatório de pesquisa • 610 Palavras (3 Páginas) • 199 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
ESPECIALIZAÇÃO LATU SENSU EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
Relatório das aulas da Disciplina: Fundamentos Teóricos da Educação do Campo.
A aula desse modulo foi a de fundamentos teóricos da educação do campo, que teve como professores Arlete Ramos e Pascoal do Santos. A primeira aula teve inicio na sexta-feira com a professora Arlete Ramos que fez um apanhado dos outros módulos e falou como seria esse modulo.
No sábado o professor Pascoal dos Santos, começou falando sobre um pequeno seminário que seria apresentado por todos os alunos presentes. O professor Pascoal problematizou a respeito da educação do campo na região, e suas politicas de efetivação.
O professor também explanou os conteúdos que foram abordados. Depois chegou a vez das apresentações que foram ricas em detalhes. Todos os presentes participaram ativamente das discursões.
Foram estudados neste módulo vários textos que foram disponibilizados antes pela professora Arlete Ramos. O professor Pascoal apresentou um trabalho sobre “PPP do Campo e sua especificidade”
Aqui eu destaco dois textos que foram usados na aula.
AGROECOLOGIA & EDUCAÇÃO DO CAMPO Aloisio Souza da Silva1 aloisio.geopesquisa@gmail.com Leandro Feijó Fagundes2 leandrotchesco@yahoo.com.br
Esse texto traz várias considerações a respeito de como a Educação em Agroecologia vem sendo efetivamente planejadas e como é realizada no espaço escolar. O objetivo foi compreender como esses desafios e as possiblidades para o ensino de Agroecologia implantado em escola do campo.
O texto estar estruturado em três partes: no primeiro, trata das principais transformações ocorridas na agricultura, com destaque aos processos de industrialização, bem como os movimentos de resistência a esta lógica econômica; no segundo, desenvolve uma reflexões a partir do debate teórico-prático da Agroecologia, tendo em destacado os autores e suas principais contribuições para construção enquanto ciência; por fim, o tema da Educação, Agroecologia e Território camponês, como elementos intrínsecos a um mesmo processo de superação do avanço do capitalismo sobre o Campesinato.
O texto fala sobre a grande crise mundial do capitalismo nos anos 50, destacando que a ideia de agricultura química foi introduzida no Brasil com o objetivo de aumento da produção. Com isso o espaço agrário brasileiro foi sendo modificado com isso abandonando as formas artesanais de produção em favor das tecnologias industriais.
Com isso segundo o texto houve uma agravo nas desigualdades social. Dando vantagem ao latifúndio em detrimento ao monofundio.
O texto é rico em informações a respeito da situação agraria e ecologia no Brasil, ajudando assim a criar uma nova visão a respeito da Agroecologia e a Educação do Campo.
Por uma educação do campo: Campo - Políticas Públicas - Educação Organizadora Clarice Aparecida dos Santos.
O livro é composto de 113 paginas com 6 textos que falam a respeito da educação do campo no Brasil e suas perspectivas educacionais.
O primeiro texto Educação na perspectiva de um novo modelo de desenvolvimento na reforma agrária, de autoria de César José de Oliveira e Clarice Aparecida dos Santos, traz é um texto que contribui para uma nova visão de modelo desenvolvimento do campo, a partir de uma nova forma de organização de produção e trabalho no campo. Esse modelo visa segundo o texto de criar uma nova maneira de possibilitar a uma elevação da produção na terra. O livro fala em seus textos de uma visão mais avançada do campo e seus atores.
...