Relatório de Estágio
Por: Douglas Delfino • 12/12/2019 • Relatório de pesquisa • 2.088 Palavras (9 Páginas) • 204 Visualizações
1) DADOS DO ALUNO/CURSO
Curso:Pedagogia
Instituição: Universidade Cruzeiro do Sul
Nome: Maiele Cristina da Silva Delfino
RGM:21793085
Disciplina: Estágio Curicular Supervisionado
Ano/semestre de realização do estágio: 2019 / 2º semestre
Quantidade de horas realizadas: 100 horas
2) CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA
A Escola Municipal Professora Alvina Prestes – Ensino Fundamental, fica localizada na Rua Sete de Setembro, Vila São João, Curiúva – Paraná, e está vinculada a Secretária Municipal de Educação de Curiúva, escola onde realizei o estagio supervisionado no 3º ano do ensino fundamental, vespertino, com 22 alunos na sala de aula e no 4º ano do ensino fundamental, matutino, com 18 alunos na sala de aula.
A Escola tem seu horário de funcionamento, matutino e vespertino, totalizando o montante de 870 alunos matriculados na escola, sendo alunos de 1º ao 5º ano do ensino fundamental, possui dois pavimentos no mesmo terreno, contendo 13 salas de aula, 01 saguão, 01 cozinha, 01 secretaria, 02 salas do professor, 01 sala de recurso, 02 banheiro grandes, um em cada pavimento, as merendas são servidas no saguão, a escola tem 32 funcionários, sendo 20 professores, 03 merendeiras, 02 secretarias, 02 pedadogogas e 09 serviços gerais.
O espaço da escola tem boa ventilação e é bem iluminado, também com sala de informática e quadra de esporte para realização de atividades físicas e culturais, no Projeto Pedagógico, são realizados atividades curriculares, referente as datas comemorativas, sejam quais elas forem.
3) INTRODUÇÃO
Por se tratar de disciplina obrigatória para concluir o Curso de Licenciatura de Pedagogia e deve ser realizado o estágio em escola de educação básica, públicas ou privadas. O meu foi realizado na Escola Municipal Professora Alvina Prestes, localizada na Rua Sete de Setembro, Vila São João, município de Curiúva.
O estágio foi realizado individualmente, acompanhado pela professora Valquíria. A intervenção foi feita no período Matutino e Vespertino, entre os dias 30 de outubro a 27 de novembro de 2019.
Durante o estágio pude observar que as atividades propostas pela professora foram dinâmicas e interativas, onde permitiram que os alunos tivessem livre arbítrio para criar, inventar, errar e reaprender. No início das aulas a professora, pede atenção aos alunos para fazerem uma oração, também os alunos têm liberdade para agradecerem a Deus por qualquer benção, desta forma a professora e os alunos se interagem.
Observando, percebi que os alunos são valorizados como capaz de participarem ativamente do seu próprio aprendizado e o professor está sempre se capacitando dentro da proposta. O estágio foi uma experiência maravilhosa. Visto que sempre trabalhei com alunos maiores, pois dou aula de história no ensino fundamental e no médio a partir do 6º ano. Também só confirmei o que já tinha certeza, ser professora é um orgulho.
4) PERFIL DOS GESTORES
Neste estagio de 100 horas, tive o prazer de ser acompanhada por uma excelente professora, pude perceber que embora ela tivesse alguns alunos com muita dificuldade no aprendizado ela tinha um método avaliativo que visava o desenvolvimento integral do aluno.
Sua técnica de ensino e seus procedimentos metodológicos buscam inovar a qualidade de um ensino que está muito defasado. Dessa forma suas avaliações consistem em diagnosticar soluções para os possíveis problemas que os alunos vierem a ter, melhorando o desempenho desses alunos, os fazendo perceber a verdade ira função social de uma aprendizagem significativa.
5) PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Após a realização do estágio pode se perceber que o professor que gerencio o meu estágio, tem uma gerência participativa na sala de aula, dando autonomia aos alunos para se manifestar quando quiserem, tanto para dar sugestão como para pedir uma melhor explicação, também sempre dialogando com outros professores e se comunicando com os pais, levando a direção da escola assuntos mais complexos, tornando o lugar em um ambiente propício para a realização de atividades curriculares.
Para Gadotti (1993), a luta pela autonomia e gestão participativa nas escolas depende da efetiva construção dos espaços que a sociedade vier a travar e assumir
Motta (1987) traz à baila a questão da politização, que pode ser uma conseqüência da participação efetiva da sociedade nas decisões administrativas e pedagógicas da escola. Isso quando ele relaciona a administração no contexto escolar.
Em atendimento ao planejamento escolar, a professora começa suas aulas fazendo a chamada dos alunos, após explica qual conteúdo será aplicado no correr da aula e depois para um melhor entendimento e compreensão da leitura ela distribui textos contento conteúdos pertinentes a matéria. Também faz uso do livro didático, passando suas lições na lousa para que os alunos possam copiar.
Quando realizada leitura pela professora sobre o conteúdo o único objetivo apresentar os diferentes gêneros textuais, para o melhor aprendizado, mais pude notar em sala de aula que as vezes os alunos ficam dispersos e não conseguem compreender ou entender a matéria, levando em consideração a aprendizado infantil nota que por sua vez, seria necessário ou uso de outros métodos mais atrativos, que possam eliminar a falta de interesse de alguns alunos, exemplo (brincadeiras e o lúdico).
A maioria dos alunos já sabe ler e escrever, sem dificuldades, mais existem alguns com problemas sócias e psicológicos que atrapalham o seu desenvolvimento, este quais que são encaminhados a sala de recurso, para dar um atendimento mais especifico.
A aula de Língua Portuguesa favorece o desenvolvimento da comunicação e da construção dos sentidos: ora l, escrita, bem como privilegiar a inclusão social, a diversidade, respeito ao próximo, como o aluno expõe suas idéias. (Exemplos de atividades: leitura e copia do alfabeto, das vogais, pintura, desenho, quadrinhos, caça palavras, ditado, seqüência lógica das idéias etc.).
Na disciplina de matemática, ela propõe problemas onde seus alunos possam resolvê-los com mais autonomia e independência, compreendendo como se dá a construção do número por meio do raciocínio lógico. (Exemplos de atividades: leitura e cópia dos numerais, ordem crescente e decrescente, contas simples de adição e subtração, completando tabelas ).
...