Relatório de Estágio Primeiros Socorros
Por: Alexandra Gonçalves Pereira • 8/1/2024 • Trabalho acadêmico • 378 Palavras (2 Páginas) • 90 Visualizações
Relatório de Estágio
Aluna: Raquel de Mendonça Gomes da Silva
Tema: Primeiros Socorros
Atualmente no Brasil, se encontra implantado o Sistema Único de Saúde ( SUS ) que é responsável pela rede de saúde pública no país. Um dos princípios doutrinários do SUS é a integralidade, que tem como um dos seus objetivos, desenvolver ações de promoção e prevenção de doenças.
Os índices de acidentes aumentam a cada dia, se tornando comum no cotidiano. No entanto a prevenção é a melhor alternativa. Mas, quando não é possível e o acidente ocorre, a rapidez e o atendimento correto minimizam danos e salvam vidas. De modo geral, primeiros socorros caracteriza-se pelo atendimento pré- hospitalar oferecido às vítimas de algum tipo de acidente ou doenças. São técnicas que visam a proteção e a prevenção da vida da vítima até o socorro especializado chegar.
O professor, bem como todo o centro de ensino, possui papel importante no desenvolvimento da saúde e na prevenção de acidentes entre crianças e adolescentes no âmbito escolar. A falta de conhecimento por parte dos profissionais podem trazer inúmeros problemas, como manipulação incorreta da vítima ou falta de preparo psicológico para atender com eficiência o acidentado. Os conhecimentos sobre primeiros socorros não devem ater-se apenas ao professor. Tais saberes devem ser compartilhados com todos, alunos e demais agentes educacionais, devendo ser anexado no currículo escolar e assimilado pelos docentes e discentes criando bons hábitos e atitudes.
Segundo o manual de Primeiros socorros elaborados pela Fundação Oswaldo Cruz define que: “Os cuidados imediatos que devem ser prestados rapidamente a uma pessoa vítima de acidentes ou de mal súbito, cujo estado físico põe em perigo a sua vida, com o fim de manter as funções vitais e evitar agravamento de suas condições, aplica-se medidas e procedimentos até a chegada de assistência qualificada.”
É válido ressaltar que artigos voltados ao tema do presente trabalho são escassos, sendo importantíssima a produção de outros estudos voltados ao assunto para que a comunidade acadêmica e os agentes educacionais tenham um maior conhecimento em atendimento de urgência, principalmente de modo prático.
...