TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio Supervisionado

Por:   •  6/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.132 Palavras (9 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA – UnB

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

LETÍCIA PORTTUGAL

DISTRITO FEDERAL

2010.1[pic 1]

LETÍCIA PORTTUGAL

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Relatório de estágio curricular apresentado como requisito final à aprovação na disciplina Estágio Supervisionado na Educação Infantil, no Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade de Brasília.

 

DISTRITO FEDERAL

2010.1[pic 2]

Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas.

Pessoas transformam o mundo

Paulo Freire


RESUMO[pic 3]

        

[pic 4]

O proposto relatório tem por objetivo demonstrar as atividades desempenhadas no processo de estágio supervisionado. No decorrer destas páginas será possível admirar desde o que é esperado de um estágio, em sua teoria, até o desenvolver do estagiário enquanto professor regente. Para tanto, será ilustrada a teoria construtivista, amplamente vislumbrada pela graduanda, e a necessidade desta no ensino infantil. Será possível, também, observar as etapas percorridas durante a execução do estágio – observação, coparticipação e regência – além da capacidade da estagiária em criar um elo entre o aprendizado e a prática.

Palavras chave: Pedagogia; Estágio supervisionado; Séries iniciais; Construtivismo.


[pic 5]

SUMÁRIO

[pic 6]

1. INTRODUÇÃO         06

1.1 A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR         06

1.2 UM BREVE HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO         07

2. DESENVOLVIMENTO         09

2.1 OBJETIVOS         09

2.2 REFERENCIAL TEÓRICO         09

2.3 METODOLOGIA         10

2.4 ANÁLISE DE RESULTADOS         11

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS         12

REFERÊNCIAS         13

ANEXOS

[pic 7]

  1. INTRODUÇÃO

O presente relatório foi produzido por Letícia Porttugal, graduanda do 6º semestre do curso de Pedagogia pela Universidade de Brasília - UnB.

Desde a sua infância, a autora idealizava ser professora, vocação que já era demonstrada nas brincadeiras com suas amigas, onde simulavam o cotidiano da sala de aula. Entretanto, demorou um pouco até que ingressasse no curso sonhado, tendo que protelar o sonho da graduação em pedagogia. Apenas no ano de 2008, quando prestou vestibular e conseguiu cursar Pedagogia, pode dar início a tamanha realização, que só tende a aumentar diante de cada etapa conquistada.

Para tanto, neste relatório são apresentadas as reflexões proporcionadas pela vivência no local de estágio, unido aos conhecimentos adquiridos na Faculdade, preparando a autora para futuras experiências profissionais.

  1. A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR

Na contemporaneidade da Pedagogia, a validade do Estágio Supervisionado tem sido questionada nas mais variadas esferas. Tal processo tem sido tratado por alguns como um transtorno devido à toda burocracia acerca do cumprimento de carga horária e preenchimento de papeis. Para tanto, o estágio precisa ser entendido e possibilitado como o momento em que teoria e prática tem a chance de interagir dentro do mesmo espaço: a sala de aula. É somente através da vivência que o futuro profissional poderá explorar possibilidades e vivenciar desafios.

Sabemos que pedagogicamente o aprendizado é muito mais eficaz quando é adquirido por meio da experiência. Temos muito mais retenção ao que aprendemos na prática do que ao que aprendemos lendo ou ouvindo. O que fazemos diariamente e com freqüência é absorvido com muito mais eficiência. É comum ao estagiário lembrar do que realizou durante o estágio enquanto assiste às aulas e do que aprendeu em sala enquanto está exercendo atividades no estágio (PINHEIRO, 2008).

Assim sendo, é possível entender o estágio supervisionado como intermediador da formação do profissional, abdicando a ideia de que esta é apenas uma formalidade necessária para atingir a graduação, mas acreditando que a experiência é o vínculo que une o aprendizado, possibilitado pela faculdade, à realidade da profissão almejada.

  1. UM BREVE HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO

O Centro de Ensino Fundamental 11 de Ceilândia está localizada na Área Especial - St. N Eqnn 24/26 - Ceilândia. É uma instituição de ensino privado.

Ainda que se trate de uma escola de pequeno porte, diariamente é trabalhado o ideal de transmitir um ensino de qualidade, objetivando o crescimento tanto do corpo discente, como dos funcionários que a compõem.

Para tanto, a escola conta com 13 funcionários, sendo 01 diretora, 01 coordenadora, 02 funcionários de serviços gerais e um total de 09 professores – 05 no turno matutino e 04 no turno vespertino.

Os turnos são divididos por seriação, sendo o turno matutino voltado ao atendimento do ensino fundamental I (2º ao 5º ano), totalizando 80 alunos e no turno vespertino, voltado ao atendimento das séries iniciais e o 1º ano do ensino fundamental I (grupo 03 ao 1º ano), num total de 53 alunos.

As salas tem tamanho mediano, porém, atendem bem à demanda de alunos. Estas são arejadas e bem iluminadas. O espaço físico da escola é dividido em quatro salas de aula, sala dos professores/diretoria, secretaria, sanitários masculino e feminino e área de lazer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (128.5 Kb)   docx (23.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com