Relatório de estágio
Por: nagilasofia • 2/12/2015 • Relatório de pesquisa • 2.035 Palavras (9 Páginas) • 269 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO EDUCACIONAL UNINTER
ESTÁGIO SUPERVISIONADO MAGISTÉRIO
GUARATUBA – PR
2015
ESTÁGIO SUPERVISIONADO MAGISTÉRIO
[pic 1]
GUARATUBA – PR
2015
INTRODUÇÃO.
O presente relatório visa mostrar as observações feitas no Colégio Estadual Gratulino de Freitas, localizado e situado na cidade de Guaratuba-Paraná, bem como a observação do curso de formação de docentes, dessa instituição de ensino, proposta pela disciplina Estágio Supervisionado no Magistério.
É importante ressaltar também que foi preciso acompanhar as aulas que compõe a UTA, a leitura e os estudos de textos indicados pelos professores. O Estágio Supervisionado é uma oportunidade concreta da vivência e exercício da profissão. Ele prepara os acadêmicos para o mercado de trabalho, fazendo com que realizem uma atuação transformadora na realidade escolar, ajudando no desenvolvimento integral do aluno.Sabemos que o estágio pode ser considerado como uma “oportunidade de aprendizagem da profissão docente e da construção da identidade profissional” (PIMENTA, 2004, p.99). Não podemos considerá-lo como uma instrumentalização técnica, pois seu objetivo deve ir além de ensinar conteúdos e modos de fazer a serem aplicados nas situações reais.
Por isso, para todas as áreas e profissões fazer o estágio é primordial, pois é nessa etapa que o estagiário/estudante percebe o que realmente a sua profissão significa e se quer continuar nela.
Fazer estágio no curso de pedagogia se torna ainda uma oportunidade diferenciada, pois o universitário, te a possibilidade de passar por todas as etapas da educação, onde consegue analisar, observar e colocar em prática o que aprende na sala de aula.
COLÉGIO ESTAGIADO, GRATULINO DE FREITAS.
Esse estágio foi realizado no Colégio Estadual Gratulino de Freitas, Ensino Médio- Normal e Profissionalizante. Situado na Rua Doutor João Cândido, 348, município de Guaratuba-Paraná. Mais precisamente a observação aconteceu no curso de Formação de Docentes (magistério).
A instituição de ensino, observada e estagiada, é a única da cidade de Guaratuba em que oferece o curso de Formação de Docentes, e esse esta presente no colégio faz dez anos, ou seja, no ano de dois mil e cinco, já formou no decorrer desses dez anos mais de 500 profissionais de educação.
Atualmente o curso de Formação de Docentes (Magistério) acontece no período matutino e vespertino, pela manhã tem: uma sala de cada serie do primeiro ao quarto ano, totalizando 127 alunos, no período vespertino também possui uma turma de cada série totalizando 87 alunos. Ou seja, o curso de formação de professores atende hoje 214 alunos, ou melhor futuros profissionais da educação.
Então, no Curso de Formação de Docentes da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, o colégio conta com 8 (oito) turmas. Horário de funcionamento: turno matutino - das 07h30min às 11h55min e vespertino - das 13h00min às 17h25min (incluídos 15 minutos de intervalo) com aulas de 50 minutos.
O terreno é murado possui bicicletário e estacionamento próprio de carros, possui praça interna com bancos e jardins, totalmente cercado e murado. Divide seu espaço interno com a Escola Municipal Moisés Lupion, escola de Educação Infantil e Séries Iniciais, pois o prédio pertence ao estado que cedeu o espaço para o município desde a municipalização do ensino de séries iniciais.
As dependências físicas do colégio são bem instaladas de acordo com as exigências em lei. São elas:Seis salas de aula; uma sala de professores; uma sala para a direção; uma sala para a secretaria; uma sala para arquivo morto; uma sala para depósito de materiais esportivos e artísticos; uma biblioteca; um laboratório de informática; uma sala laboratório de Prática de Formação e anexo a brinquedoteca; banheiros feminino e masculino para alunos e banheiro feminino e masculino para professores; uma sala para atendimento técnico pedagógico e coordenação de curso; cozinha; um depósito de merenda, um depósito de materiais de limpeza e manutenção, varanda na parte da frente e pátio coberto interno; uma quadra poliesportiva; uma sala onde funciona CELEM, um laboratório de química/física e biologia.
Falando de estrutura pedagógica, o colégio conta com uma direção e vice-direção, coordenação e orientação para cada segmento, secretários, professores equipe técnica e administrativa.
O PPP da escola estagiada foi construído para estabelecer uma nova forma de organização do trabalho pedagógico que tem por princípios a liberdade, a autonomia e a democracia, propiciando a participação, a promoção de reflexões e a mediação de conflitos por meio de um processo democrático, inclusivo e ético. Esta perspectiva busca eliminar as relações competitivas, corporativas e autoritárias, diminuindo os efeitos fragmentários da divisão do trabalho que reforça as diferenças e hierarquiza os poderes de decisão. A escola propõe formar um cidadão ético, para uma participação
crítica e transformadora.
Segundo o PPP da instituição toda a sociedade faz parte de uma história e é resultado da mesma, não está pronta e acabada, mas evoluiu e evolui a partir da ações neste palco histórico, ou seja, a sociedade é espaço de construções. A escola baseia-se nos princípios éticos da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, nos princípios políticos dos direitos e deveres da cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática. A concepção de educação para a instituição é um processo de humanização, é o que insere o homem no mundo do trabalho, no mundo da ética e da cultura, é uma atividade mediadora no seio da pratica social global, é entendida também como instrumento, meio, ou como uma via através do qual o homem se torna plenamente homem apropriando-se da cultura.
Papel da escola é dar uma formação integral que possibilite ao aluno agir conscientemente no seu meio e se inserir na sociedade transformando a sua realidade, visando a transformação da realidade através de uma intervenção mais direta provocando a reflexão, despertando a busca e a motivação. Além disso, a escola estagiada tem como objetivo formar jovens críticos conscientes, com objetivos, hábitos de estudo, análise, intervenção social para uma nova sociedade, justa, igualitária e solidária. Um sujeito atuante, crítico, afetivo e questionador da sua realidade, participativo, dinâmico e “polivalente”, humano capaz de viver em uma sociedade de transição.
...