Relatório de estágio contextos e espaços educativos
Por: Silnéia Linhares De Moraes Agostinhak • 16/12/2015 • Trabalho acadêmico • 3.981 Palavras (16 Páginas) • 755 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
SILNÉIA LINHARES DE MORAES, RU 83015.
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
CONTEXTOS E ESPAÇOS EDUCATIVOS
UTA – GESTÃO EDUCACIONAL
PIÊN
2015
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
SILNÉIA LINHARES DE MORAES, RU 830153.
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
ESTÁGIO CONTEXTOS E ESPAÇOS EDUCATIVOS
UTA – GESTÃO EDUCACIONAL
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO- Apresentada UTA, GESTÃO EDUCACIONAL ESTÁGIO CONTEXTOS E ESPAÇOS EDUCATIVOS no curso de Pedagogia a Distância do Centro Universitário Internacional UNINTER. Tutor Local: Veridiana Luiz Calixto. Centro associado: Educare-Piên-PR.
PIÊN
2015
SUMÁRIO
1. Introdução.......................................................................................................1 2. Identificação da escola estagiada e concepção da escola.............................2
3. Descrição e análise reflexiva das atividades de estágio supervisionado........6
4. Plano de estágio............................................................................................10
6. Conclusão......................................................................................................12
7. Referências....................................................................................................13
1
INTRODUÇÃO
O presente Relatório de Estágio Supervisionado - Contextos e Espaços Educativos tem como objetivo relatar as atividades desenvolvidas em um espaço educativo não formal e também como funciona o mesmo, por exemplo: quais são suas principais atividades, os profissionais que atuam na associação, como os alunos se vêem e são vistos neste espaço, ressaltando sua visão de mundo, de sociedade e de sujeito.
O Relatório de Estágio foi desenvolvido por Silnéia Linhares de Moraes do curso de Pedagogia. Nos períodos de quatorze a vinte de outubro de dois mil e quinze, na Associação Despertando Estrelas – ADE, sem fins lucrativos, no qual seu projeto social tem como meta incentivar os alunos a aprenderem coisas novas e tirá-los das ruas, para assim estar livres de drogas e da criminalidade.
O Estágio Supervisionado- Contextos e Espaços Educativos tem como objetivo dar oportunidade a nós futuras pedagogas a entender e refletir sobre a realidade dos espaços educativos não formais, bem como seus objetivos, especificidades e funcionalidades, na qual proporcionou a vivência da teoria estudada durante a UTA Gestão Educacional. Pode-se compreender a grandeza deste universo, refletindo assim, sua prática pedagógica e as particularidades que envolvem esta modalidade. Portanto, o presente trabalho tem como foco apresentar as observações feitas no período em que estive estagiando.
Para desenvolver o presente Relatório de Estágio, foi adotada como metodologia: pesquisa, entrevistas com a pedagoga e os profissionais da Associação, observações, anotações dos acontecimentos e materiais disponíveis sobre o tema em questão.
Os itens apresentados a seguir são: identificação do espaço educativo não formal, concepções pedagógicas, descrição e análise reflexiva das atividades de estágio e por fim, um plano de estágio voltado à prática docente nos contextos e espaços educativos não formais.
2
IDENTIFICAÇÃO DO ESPAÇO EDUCATIVO NÃO FORMAL ESTAGIADO
A Associação Despertando Estrelas - ADE, sem fins lucrativos, com sede na Rua Guarapuava, S/N, no bairro de Trigolândia, situado no município de Piên região metropolitana de Curitiba, CEP: 83860-000, seu CNPJ é 086442930001/51, o contato com a associação pode ser feita através do telefone (41) 3632-1706. Tendo como presidente atual Marily Penteado Wotroba Heiden. Seu e-mail é: projdespertandoestrelas@bol.com.br.
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Seu horário de funcionamento é no período matutino e vespertino.
NÍVEIS DE ATENDIMENTO
Atualmente a associação atende 220 alunos com faixa etária de 6 a 18 anos.
CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DO ESPAÇO EDUCATIVO NÃO FORMAL
Em entrevista com a pedagoga da Associação pode-se ressaltar as seguintes concepções da mesma.
- CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO:
Não existe educação de verdade sem os vínculos estabelecidos entre professor e aluno, pois os vínculos são necessários para que haja um clima agradável na sala de aula, de companheirismo, respeito e trocas de saberes, no processo de mediação do conhecimento. Nesse contexto o ensino é entendido como uma atividade que é compartilhada entre aluno e professor, um aprende com o outro, dando sugestões, dialogando para se chegar a uma mesma conclusão sobre o assunto.
3
Para aprender, é preciso ter um projeto [...] Uma das funções da professora e do professor é fazer os alunos tomarem consciências de Certas necessidades exporem em situação de querer aprender, permitir-lhes fixar objetivo cujo atingimento será avaliado quando dos exames. Não basta aqui enunciar objetivos pré-fabricados. É necessário colocar os alunos diante de um desempenho desejável e sugerir-lhes esse desempenho como projeto de aprendizagem.
(SAINT- ONGE, 2001,p. 224 apud DIDATICA 2, UEPG p. 23).
...