Relatório do Filme The Potter e Teoria de Vygotsky
Por: gikinhafer • 6/4/2017 • Relatório de pesquisa • 267 Palavras (2 Páginas) • 446 Visualizações
CURSO PEDAGOGIA
Disciplina: Psicologia da Educação
Nome: Gisele Ferreira - R.A: 9902010570
Relatório do Filme The Potter e Teoria de Vygotsky
Relatório do filme The Potter e Teoria de Vygotsky
Com base na teoria de Vigotsky, pode-se ressaltar que o filme The Potter trabalha a linguagem e o pensamento. Pois para Vygotsky o desenvolvimento de uma criança é através da interação com outros indivíduos e com o meio em que se vive, a interação promove adquirir novos conhecimentos e experiências.
Vygotsky acredita na mediação do professor com a criança, ou seja, na relação a dois, na capacidade do professor ajudar a criança na construção do pensamento; é algo de fora para dentro, a criança vai aprender através da interação com o outro.
Com esse filme é perceptível a curiosidade da criança, a vontade de mexer com algo que desconhecia e neste momento pode-se ver que na prática existe a mediação de um “educador”, que ajuda na descoberta, ajudando-o executar a atividade, mas transmitindo para criança tranquilidade e segurança, fazendo com que a criança sinta-se confiante e protegida, capaz de experimentar o desconhecido, promovendo uma nova descoberta.
Sendo assim a criança se aproxima de conseguir realizar sozinha determinada tarefa/atividade, atingindo seu potencial, graças a mediação e colaboração desse “educador” mais experiente.
Portanto a correlação entre a teoria de Vygotsky com o filme é muito produtiva, pois podemos entender como funciona na prática essa colaboração, que tem funcionalidade de uma via de mão dupla, que exerce um papel essencial no desenvolvimento da criança.
...