Relato de Observação de Estágio - Por Patrícia Magda
Por: Pedro Borges • 27/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.904 Palavras (12 Páginas) • 325 Visualizações
FACULDADE JOAQUIM NABUCO
DISCIPLINA: ESTÁGIO: NO 1° ANO DA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL
DOCENTE: VIVIANE DE BONA
DISCENTE: PATRICIA MAGDA DA CUNHA BORGES
OBSERVAÇÃO DE ESTÁGIO
Relato de observação de estagio realizado pela aluna Patrícia Magda da Cunha Borges, durante o semestre 2015.1, para fins de avaliação da disciplina de Estágio Supervisionado.
PAULISTA, 2015
APRESENTAÇÃO
O presente trabalho é o relato das observações de Estagio Supervisionado, realizadas na Escola Anita Garibaldi, durante o período de 16,20,25 e 30/03, em uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental, com idade de 6 a 7 anos.
Os relatos aqui apresentados buscam descrever as experiências vividas nestes espaços, relacionadas as práticas pedagógicas vivenciadas por estes estudantes e suas professoras em sala de aula.
DESCRIÇÃO E ANALISE DAS AULAS
O trabalho realizado durante o período de estágio abrangeu a relatividade de algumas disciplinas do curso como fonte de aprendizado e aplicabilidade da teoria com a pratica. Disciplinas como as Pesquisas e Pratica Pedagógica e Didática. O presente trabalho visa fortalecer a relação teórica e pratica, baseado no princípio metodológico de que o desenvolvimento de competências profissionais implica na utilização conceitos adquirir, na vida acadêmica, profissional e pessoal.
1. Observação da Instituição
Escola Anita Garibaldi, situada na rua Agrestina, nº 6, Arthur Lundgren I, na cidade do Paulista, sendo uma instituição particular, com período de funcionamento pela manhã e tarde com agrupamentos de crianças atendidas desde o pré-escolar ao ensino fundamental, com um número de 185 crianças, a escola é localizada em zona residencial, sendo um prédio adaptado especialmente para ser uma escola.
1.1. Aspectos Materiais
A escola atende as necessidades da comunidade, tem uma boa conservação com 20 pavimentos, tendo 8 salas de aulas, não possui um ambiente para atendimento especializado, atende ao critério de acessibilidade, tem uma área livre para recreação e dependências sanitárias adequadas. Não possui brinquedoteca, mas tem equipamentos audiovisuais (TV, DVD, computador, CD, projetor de filmes) que são utilizados com frequência.
1.2. Recursos Humanos
A escola tem no quadro de efetivos: uma diretora, duas coordenadoras, dez professoras, quatro auxiliares de limpeza, um porteiro e três secretárias.
1.3. Orientação Pedagógica
Os relatórios de registro de aprendizagens são feitos no período semestral, acontecendo reuniões de professores de desenvolvimento a cada dois meses. O atendimento pedagógico é desenvolvido com flexibilidade, onde o professor atua dia a dia, de acordo com a necessidade do aluno e da escola.
1.4. Analise da Observação
Diante do levantamento feito, pude observar que a escola possui uma boa estrutura, mesmo sendo uma área adaptada, consegue servir a perspectiva da comunidade, ao mesmo tempo vejo que ainda a necessidade de mais espaços dedicado ao ensino fundamental, pois a escola não tem espaços de recreação nem de leitura planejado para os alunos.
2. Observação I
A sala que me foi proposta a observar é uma sala grande, com cerâmica nas paredes e três ventiladores. Os alunos horam ficam organizados em fila e outra em círculo. Na entrada da sala fica o birô da professora D.R. ao lado sua estante com seu material e dos alunos.
Ao lado da sala existi um espaço livre que dá acesso as outras salas, aos bebedores, ao banheiro e a escada que dar acesso ao pátio da cantina, no pátio encontram-se alguns brinquedos que são para a Educação Infantil.
As crianças permanecem instituição por quatro horas diariamente, tendo um intervalo de vinte minutos para recreação no pátio.
É notável que a professora D.R. mantem uma rotina diária. As crianças entram na sala de aula às setes horas e trinta minutos as oito horas a professora faz uma socialização com música e conversa informal. Após as oito horas dá início a realização das atividades diárias, as nove horas e dez minutos a professora distribui ao lancheiras na sala de aula, as nove e cinquenta minutos eles subiram para sala de aula e concluíram as atividades do dia, ao termino a professora os liberou para brincarem com massa ou brinquedos, o que eles desejarem no momento.
As crianças da sala de aula observada têm entre 6 a 7 anos de idade, sendo 14 meninas e 12 meninos.
A professora recebe seus alunos com um abraço e um bom sorriso no rosto, e as crianças se alegram ao vê-la, entrar no portão, logo formam uma fila para se encaminharem para a sala de aula, e ao chegarem a sala da e recebe carinho dos alunos e escuta todos as novidades que eles querem contá-la, e ao começar a didática da aula proposta eles demostram respeito escutando o que ela propõe.
2.1. Analise da Observação I
Conforme pude observar, a sala de aula não atende totalmente as necessidades do aluno, pois não existe uma ária na sala para as crianças brincarem, nem um cantinho para a leitura, é sempre a mesma rotina diária. Vygotsky também chama atenção para o papel lúdico pois as crianças tem mais interesse quando a aula tem ludicidade. E com brinquedo que as crianças avançarem suas zonas de desenvolvimento proximal podem se desequilibrado pelo caráter desta faze de desenvoltura dessa forma deveria ter um cantinho do brinquedo e da leitura o que nesta escola. Oferecer brinquedos na sala de aula e permitir que as crianças manipulem estes objetos, e com isso a escola está favorecendo a aprendizagem e o desenvolvimento.
3. Observação II
Dia 20/03, estavam presentes 25 alunos, na sala do 1° ano A.
Assunto: Natureza, Ambiente Natural e Ambiente Modificado.
Ao chegar o professor conversou, cantou e ourou com as crianças sobre a apresentação da pascoa. De 8:00h começou a abordar o assunto da aula que tinha planejado em seu caderno de roteiro e percebe que tinha preparado sua aula com apresentação de um vídeo e mostrando as diferenças do ambientes que são naturais e que foi modificado pelo homem ou pela natureza. Os alunos ficaram muito surpresos com algumas imagens dos absurdos que o homem e capaz de fazer com natureza.
...