Relatório Brinquedoteca
Por: Betina Peres • 26/4/2019 • Relatório de pesquisa • 459 Palavras (2 Páginas) • 814 Visualizações
Relatório Brinquedoteca
A dinâmica realizada no primeiro momento devido ao nome “monstruosa” causou um certo impacto e curiosidade do que estava por vir, mas confesso que me surpreendeu pois durante a execução me peguei relacionando com conteúdo, a cada ordem pensava nas diferenças de cada um, na diversidade que encontramos em sala e no mundo, na importância de respeitar cada uma delas e essa foi minha surpresa, por que durante o brincar(desenhar) estava ali relacionando com conteúdo e pensando sobre como o brincar pode nos ensinar, mas também prestando atenção ao redor nas risadas, conversas, mas será que cabia aquele o momento risadas?, o que me faz refletir que será isso que encontraremos em sala, uma turma formada por diversas personalidades, alguns entenderão na primeira explicação, outros vão demorar mais, alguns vão rir e brincar, essa é a\diversidade que vivemos e precisamos lidar com ela para executar nosso trabalho.
Atividade: História no Varal
Faixa etária/ série/ano: 3 á 5 anos
Tema escolhido: Diversidade, trabalhando inclusão através da contação da história A menina que olha para o nada
Atividade desenvolvida : Contação da história no varal, serão impressas ás páginas do livro em formato grande, a história irá sendo contada e as folhas penduradas no varal, pedindo ajuda das crianças para pendurar ás pág,serão penduradas de forma que fique na altura dos alunos para que possam manusear as folhas, após contar história será feita uma roda de conversa sobre o que eles entenderam e acharam da história, pedindo também que eles contem a história da sua forma.
Materiais usados: Folhas para impressão, corda para fazer o varal, prendedores para prender as folhas.
Objetivo: Trabalhar a diversidade, mostrando através história que cada um tem seu jeitinho e todos somos especiais, apresentar a paralisia cerebral, trabalhar a coordenação motora ao pendurar as folhas, estimular á fala e imaginação pedindo para que cada um conte história de sua forma., estimular a leitura.
Quantidades de alunos: 16 alunos na faixa etária 3.
Atividade escolhida História no Varal, nos proporciona estimular a imaginação e trabalhar a diversidade com nossos alunos, bem como sua coordenação motora, dando á eles a oportunidade de ajudar e também de contar história da sua maneira, assim também estamos estimulando á leitura, “Na maioria dos casos, a Escola acaba sendo á única fonte de contato da criança com o livro e, sendo assim, é necessário estabelecer-se um compromisso maior com a qualidade e aproveitamento da leitura como fonte de prazer.” ( Miguez, 2000,p.28).
Referências bibliográficas:
MIGUEZ, Fátima. Nas arte-manhas do imaginário infantil. 14. ed. Rio de Janeiro: Zeus, 2000.
MATEUS, Ana, et al., SOUZA, Simone. A IMPORTÂNCIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO PRÁTICA EDUCATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/pedagogiacao/article/viewFile/8477/7227 . Acesso em: 3 de abril de 2019.
Acadêmico: Betina Konflanz Jacobsen
Número de matrícula: 1512941
...