Relatório De Estágio Psicopedagogia
Por: Kauane Sousa de Melo • 3/4/2025 • Trabalho acadêmico • 4.893 Palavras (20 Páginas) • 32 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL [pic 1]
UNINTER
KAUANE SOUSA DE OLIVEIRA – RU: 1096260
ESTÁGIO DE PSICOPEDAGOGIA
CLÍNICA
REDENÇÃO/PA
2022
KAUANE SOUSA DE OLIVEIRA – RU: 1096260
RELATÓRIO DE ESTÁGIO PSICOPEDAGOGIA
CLÍNICA
Relatório de Estágio apresentado como requisito parcial para obtenção do título de especialista no curso de pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional, na modalidade à distância, do Centro Universitário Internacional UNITER.
Profa. Me.
REDENÇÃO/PA
2024
SUMÁRIO[pic 2]
1 INTRODUÇÃO 4
2 A ESCOLA ESTAGIADA 5
2.1 IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA 5
2.2 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA 5
2.3 DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO 6
2.4 PLANO DE AÇÃO................................................................................................11
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 13
REFERÊNCIAS 14
1 INTRODUÇÃO
Este memorial reflexivo apresenta o processo de realização do estágio clínico no curso de psicopedagogia clínica e institucional, realizado numa escola pública. A escola possui 547 alunos do 1º ao 5º ano, matriculados o atendimento acontece nos períodos matutino seguindo o horário das 07h00min às 11h15min e no período vespertino das 13h30min às 17h45min. As pesquisas realizadas nessa instituição m de grande relevância para o levantamento das hipóteses diagnosticadas a partir de entrevista com a professora e com a família, instrumentos de testagem psicopedagógico, observações e visitas à escola.
O objetivo dessa atividade é levar o pós-graduando em psicopedagogia clínica e institucional a compreensão da prática psicopedagógica como experiência profissional por meio da análise e entendimento dos aspectos que envolvem a não aprendizagem. A prática do estágio permite ao aluno aliar a teoria ao exercício da prática, bem como possibilitar o ensaio no papel de psicopedagogo, instigando também a reflexão sobre atitudes inclusivas, no sentido de destacar cada vez mais as habilidades e possibilidades que cada aluno tem, considerando a aprendizagem como processo de desenvolvimento gradativo e contínuo.
O psicopedagogo precisa identificar e buscar alternativas para resolver o problema de aprendizagem do sujeito possibilitando elaborações simbólicas e sínteses. Porém, para que isso ocorra de forma efetiva ele precisa ser capaz de mobilizar conhecimentos teóricos e práticos que envolvem os processos de ensino, buscando elucidar os distúrbios de aprendizagem, é nessa perspectiva, que a realização da atividade de estágio se insere, sendo justificada no processo de formação do discente.
Com base nas informações e aprendizagens que as disciplinas do curso de Psicopedagogia proporcionaram e o levantamento das hipóteses busca-se identificar quais causas levaram a aprendiz investigada apresentar algumas dificuldades em seu processo de ensino aprendizagem, Serão destacadas algumas medidas interventivas que poderão ser realizadas com a discente com vista a sanar as dificuldades pré-estabelecidas.
Este estudo tem finalidade identificar com clareza os aspectos que envolvem a aprendizagem destacando a possibilidade de tratar com atenção adequada buscando a parceria entre terapeuta, família e escola.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Identificação da Instituição
A instituição na qual foi realizado o estágio recebe o nome de Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Antônio Dias Arruda, situada na Avenida Mato Grosso, nº 342, no bairro: Capuava ll, CEP: 68552-635, perímetro urbano, na cidade de Redenção no estado do PA. A escola oferta o ensino fundamental I, nos períodos matutino e vespertino, sendo das 07h00min às 11h15min 13h30min às 17h45min atendendo a um total de 547 alunos do 1º ao 5º ano. A instituição possui um total de nove salas de aulas, biblioteca, nove banheiros, três masculinos e três femininos e um adaptado para alunos com necessidades especiais.
A unidade escolar observada desenvolve ações tendo como fundamento de sua prática as contribuições de Freire que aborda a educação como transformadora que supera a educação bancária. O trabalho nessa concepção trata-se de uma prática constante de ação-reflexão, onde se supera a predominante educação tradicional. A proposta adotada ousa investir num projeto onde pais e alunos participam das decisões e das atividades desenvolvidas. Há promoção do desenvolvimento do senso crítico, da responsabilidade, da autonomia, da cidadania e da otimização do potencial dos discentes.
2.2 Dados do avaliando:
Nome: M. G. S.
Data de nascimento: 28 de setembro 2008;
Sexo: masculino
Filiação:
Mãe: M. G. S. Pai: G. S. L.
Série: 5º ano do Ensino Fundamental
Repetente: Não, o aluno cursa regularmente esta etapa de ensino.
2.3 Registro da Queixa:
Visão da escola - O aluno tem apresentado dificuldades no processo de desenvolver as atividades propostas pela professora. Segundo a professora ele conhece as vogais, e conhece o alfabeto parcialmente e não está desenvolvendo a aprendizagem. Segundo o pai o discente frequenta a escola desde os dois anos e que tem dificuldades de aprender a ler e escrever, a preocupação do pai é porque o aluno não se desenvolve no processo de alfabetização não consegue formar palavras e não desenvolve uma boa escrita, a preocupação se redobra pois o educando está na última etapa do ensino fundamental l, a mãe relata que sua maior preocupação e o fundamental ll, o mesmo tem medo de que o educando não consiga consolidar as habilidades propostas para o seguimento do fundamental ll.
...