Relatório Estágio Alfabetizaçao
Por: vannunes • 10/6/2015 • Trabalho acadêmico • 2.265 Palavras (10 Páginas) • 840 Visualizações
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
VANUZA PACH NUNES RU: 707720, 2012/1
ESTÁGIO SUPERVISIONADO – ALFABETIZAÇÃO
PONTA GROSSA
2014
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
VANUZA PACH NUNES RU: 707720, 2012/1
ESTÁGIO SUPERVISIONADO – ALFABETIZAÇÃO
Relatório de Estagio Supervisionado – Alfabetização, apresentado a UTA – LINGUA PORTUGUESA – FASE 2, no curso de Pedagogia a Distancia da Faculdade Internacional de Curitiba .
Tutor local: Marcia Fernanda Santiago Mezzadri
Centro Associado: Ponta Grossa
PONTA GROSSA
2014
INDICE
1 – INTRODUÇÃO............................................................................................pag 2
2- DESENVOLVIMENTO..................................................................................pag 3
2.1 – IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA..........................................pag 4
2.2 – CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA .........................................pag 5
2.3 -DESCRIÇÃO E ANALISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO..........................................................................................pag 5
2.3.1 – CARACTERIZAÇÃO DA SALA DE AULA ............................................pag 5
2.3.2 –PROFESSORES DA TURMA ESTAGIADA ........................................pag 5
2.3.3 -CARACTERÍSTICA DA TURMA ESTAGIADA............ ..........................pag 6
2.3.4 –DESCRIÇÃO DE UMA AULA ACOMPANHADA...................................pag 6
2.4 –PLANO DE AULA......................................................................................pag 7
3 – CONCLUSÃO..............................................................................................pag 9
REFERÊNCIAS.................................................................................................pag 10
ANEXOS............................................................................................................pag 11
- INTRODUÇÃO
O presente estágio supervisionado foi realizado na Escola Municipal Humberto Cordeiro.
Observei as turmas de 1º e 2º anos , juntamente comas suas respectivas professoras regentes, a coordenadora e diretora da instituição. Minha observação foi realizada no período vespertino durante uma semana, conforme o que combinamos na escola.
Tive a experiência de poder participar de momentos mágicos onde a descoberta era a maior alegria na sala de aula, principalmente no que diz respeito a leitura. Tudo é novidade.
Ao chegar na sala de aula os alunos já sabiam da minha presença, confesso que fiquei um tanto apreensiva, pois não sabia como iam me receber, a minha postura seria observada por eles também. No entanto, foi uma surpresa pra mim, pois fui muito bem recebida por eles. Ficar frente a uma turma sempre é uma novidade, mas logo tudo foi superado, pois a vontade de auxiliar e participar de novas experiências me deu ânimo para seguir
A participação em sala de aula nos estágios nos tira da teoria e leva a refletir o como é importante e fundamental o papel do professor em sala de aula.
O objetivo maior nesses estágios é o de vivenciar as experiências em sala de aula e me sentir preparada para caminhar em frente desenvolvendo um bom trabalho junto com as crianças, aprimorando cada vez mais nossas aptidões como futuros professores.
A metodologia adotada foi a pesquisa e a observação de uma forma clara e coerente.
Os itens à serem trabalhados serão apresentados neste relatório:
INTRODUÇÃO
DESENVOLVIMENTO
PLANO DE ESTÁGIO
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
ANEXOS
- DESENVOLVIMENTO
ALFABETIZAÇÃO E SUA TRAJETÓRIA
Minhas primeiras experiências nas séries inicias me remeteram a pensar no quão difícil seria aplicar a metodologia adequada, é um percurso que pode conter muitas frustrações, mas também muitos saberes construídos e de fato um aprender fazendo, observo professores que querem provar a si mesmos que são capazes de ensinar.
“O professor é o mediador entre o conhecimento sociocultural presente na sociedade do aluno. Sendo o processo ensino aprendizagem constituído na interação, o professor esta atento e aberto às dúvidas, impasses, curiosidades, formulando sínteses, discutindo significados e ultrapassando limites. (Naspolini, 1996, p, 189).
Dessa forma precisamos planejar muito bem como aplicar numa linguagem prática os acontecimentos do nosso dia a dia, pois cada indivíduo tem sua particularidade e se grau de conhecimento.
Esse fato confere com o que diz Gimeno Sacristán (1991) a respeito da prática dos professores: “A prática profissional depende de decisões individuais, mas rege-se por normas colectivas adoptadas por outros professores e por regulações organizacionais” (p. 71).
Existe uma cobrança muito grande em relação ao sucesso da alfabetização o que acaba gerando insegurança e ansiedade que, não raramente, as propostas pedagógicas, nessas classes, limitam-se ao ensino sistemático da linguagem escrita, destituindo-as da sua função social.
A escola Humberto Cordeiro preza em deixar seus alunos seguros, mesmo porque existem numa das salas na qual estagiei dois alunos inclusos, o que ao meu ver dificulta um pouco o trabalho com as outros, pois eles mesmo sem querer acabam tirando a atenção dos coleguinhas.
A segunda professora responsável por esses dois alunos se esforça o máximo e com todo carinho para ajudar nas atividades. Um dos alunos tem autismo e já consegue identificar as letras e construir frases. Sendo assim a maior dificuldade está em nós mesmos e em nossas cobranças.
...