Relatório de Estagio - Fundamental
Por: gosto kiwi • 6/4/2022 • Relatório de pesquisa • 5.580 Palavras (23 Páginas) • 141 Visualizações
[pic 1][pic 2]
LAURA SAVAZI LOURENÇO
2021
[pic 3]
[pic 4][pic 5]
LAURA SAVAZI LOURENÇO
2021
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 A EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO 5
3 IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ESTAGIADA 10
3.1 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA INSTITUIÇÃO 10
4 DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DA ATIVIDADE DE ESTÁGIO 13
5 MODELO DE PLANO DE AÇÃO 15
5.1 IDENTIFICAÇÃO 15
5.2 TEMA 15
5.3 JUSTIFICATIVA 15
5.4 OBJETIVOS 16
5.5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DO CONTEÚDO TRABALHADO E METODOLOGIA DE ENSINO ADOTADA 16
5.6 DESENVOLVIMENTO DA AULA 17
5.7 RECURSOS 18
6 CONSIDERAÇÕES FINAIS 18
7 REFERÊNCIAS 19
8 APÊNDICES 20
8.1 PLANO DE AULA 20
INTRODUÇÃO
O seguinte trabalho tem o intuito de relatar a experiência obtida com a realização do estágio no ensino fundamental I, na Associação de Pais e Mestres da Escola Municipal em Monte, no período de 27 de setembro a 06 de outubro de 2021, contabilizando 100 horas. A estrutura primordial desse relatório será composta pelo relato obtido através da realização do estágio, as considerações adquiridas e as referências que compuseram a abrangência a interpretação dos fatos, unindo de tal forma o conhecimento elementar a prática exercida durante a concretização das atividades no âmbito do estagio.
Buriolla 1999 apud LIMA, PIMENTA, traz a tona o foto de que identidade de um profissional e despertada a partir da prática, no sentido assimilar as núncias da profissão e que isso advém da observação sendo que “o estágio é o ‘lócus’ onde a identidade profissional é gerada, construída e referida” (2004, p.62). Sendo assim o estágio é o local onde se pode reproduzir ou reconstruir as práticas observadas (2004, p.35). Considerando os pontos citados, o estágio em decorrência foi direcionado a observação das práticas pedagógicas, atividades pertinentes à metodologia de ensino e suas implicações dentro do ensino fundamental.
Sendo uma experiência que possibilitou a interação e a apreciação do futuro campo de atuação, averiguando as concepções negativas pré-definida sobre o âmbito. O estagio supervisionado é capaz de modelar gradativamente os pensamentos do estagiário, com o intuito de preparar, colocando de frente com a realidade de uma sala de aula onde e possível ter mais clareza dos processos desenvolvidos.
No relatório a seguir, contém a análise referente à escola e sobre a face escolar, sendo retratado como se conduziu a experiência durante o período em que foi realizado o estagio monitorado na Associação de Pais e Mestres da Escola Municipal e as relações desenvolvidas a fim de construir o embasamento primordial para construção dessas descrições, que provém da experiência diária edificada ao longo da estadia em campo, e os acontecimentos que diariamente fomentaram o aprendizado.
Os apontamentos relatados o decorrer deste trabalho, são fundamentados em concepções desenvolvidos ao longo da trajetória acadêmica percorrida até o momento. No decorrer do relatório, será possível contemplar, de forma mais rica em detalhes, as observações, reflexões e intervenções feitas durante o estágio.
A EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO
O aprendizado obtido durante o decorrer do estagio supervisionado do Ensino Fundamental permite por em prática, o conhecimento teórico que e adquirido no decorrer do curso. Sendo esse o momento de executar os conhecimentos adquiridos e refletir sobre os impactos gerados, assim como, devemos analisar formas de aprimoramento. O que pode ser considerando como uma caminhada de aperfeiçoamento, uma trajetória que leva tempo até que possamos sentir seguros em tomar a frente da educação de sala de aula.
Durante esse período em que estamos em contato com o exercer da profissão, colocando em pratica o que até então estava sendo ministrados teoricamente nós questionado sobre como poder melhorar ou até mesmo como deve ser colocado em pratica nosso conhecimento. É esse momento, que permiti se descobrir quais realmente são os benefícios e dificuldades na realidade do educador.
É através dessas experiências que é formado o saber do docente, por meio dos momentos vividos em sala em sala de aula que podemos constituir nosso repertorio de carreira. Além disso, o papel do estagio e fazer com que o aluno possa ter uma imersão prática dentro do campo de atuação desejada, se permitindo estabelecer suas próprias conexões entre a prática e a teoria pedagógica estudando durante o transcorrer do curso.
Sendo uma exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº 9394/96), o cumprimento do estagio por parte dos alunos do curso de licenciatura, consistindo em uma oportunidade de construir uma base de reflexão, durante a constante troca de conhecimentos com a comunidade escolar. Visto que, sua execução necessitar se efetuada pelos discentes, dentro do futuro local de exercício profissional, no qual deve ser feita uma interpretação por parte do estudante sobre a realidade, sendo necessário que haja competências para “saber observar, descrever, registrar, interpretar e problematizar e, consequentemente, propor alternativas de intervenção” (PIMENTA, 2004, p. 76).
...