Relatório de Estagio Período
Por: Patricia Medeiros Cruz • 20/10/2021 • Trabalho acadêmico • 15.157 Palavras (61 Páginas) • 176 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ...................................................................................................... 4
1 LEITURAS OBRIGATÓRIAS ............................................................................5
2 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO ............................................................. 12
3 ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA
BNCC ................................................................................................................. 18
4 ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE
ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA ........................................................... 20
5 CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS
DIGITAIS .......................................................................................................... 24
6 PLANOS DE AULA .......................................................................................... 26
CONSIDERAÇÕES FINAIS ...................................................................................30
REFERÊNCIAS .......................................................................................................31
ANEXO (Perguntas e Respostas) ............................................................................32
INTRODUÇÃO
O texto tem como estudo a base um assunto sobre a temática da interdisciplinaridade que está sendo tratada por duas perspectivas :o epistemológico e o pedagógico.
Temos como principal ponto de reflexão o papel da interdisciplinaridade no processo de ensinar e de aprender na escolarização formal, buscando-se articulação as abordagens pedagógicas e epistemológicas, com seus avanços,limitações,conflitos e consensos.
Nesse sentido, interdisciplinaridade será articulada do processo de ensino de aprendizagem na medida em que se produz como atitude, como modo de pensar, como pressuposto na organização curricular, como fundamento para as opções metodológicas do ensino, ou ainda como elemento orientador na formação dos profissionais da educação.
Como sabemos o Projeto Político Pedagógico ( PPP ) é um documento normativo de grande relevância para a instituição de ensino, pois se refere ao planejamento global,entretanto,essa sistematização não é definida, mas sim, flexível e orgânica, é um documento que deve ser produzido por todas as escolas, segundo a LDB da Educação Nacional.
Citaremos as competências gerais que serão trabalhadas em cada uma das áreas do conhecimento ,e é construída por habilidades desenvolvidas a partir de atividades em sala de aula.
Podemos dizer que o conceito de transversalidade surgiu no contexto dos movimentos de renovação pedagógica ,quando os teóricos conceberam que é necessário redefinir o que se entende por aprendizagem e repensar também os conteúdos que se ensinam aos alunos. É a importância dos 4 pilares que a metodologia dos TCNs está baseada.
Conheceremos algumas metodologias ativas com uso de tecnologias digitais, para que o professor possa utilizar diversas estratégias para o papel central do processo ensino-aprendizagem, que tradicionalmente era do professor, seja do aluno, que passa a ser mais autônomo e personaliza o processo ensino-aprendizagem. E através do conhecimento de cada metodologia ativa que o professor poderá adaptar e utilizar para os anos iniciais do ensino fundamental.
Iremos descobrir a importância do papel do pedagogo na escola, e sua interrelação com os professores e com a equipe de diretiva.
Iremos entrar num espaço cheio de descobertas e de encanto, que só quem faz parte dos anos iniciais do Ensino Fundamental poderá entender.
1 LEITURAS OBRIGATÓRIAS
Com base do texto estudado temos um assunto sobre a temática da interdisciplinaridade que está sendo tratada por duas perspectivas :o epistemológico e o pedagógico.
No campo da epistemológia,tornou uma categoria para seu estudo o conhecimento em seus aspectos de produção, reconstrução e socialização; a ciência e seus paradigma; e o método como mediação entre o sujeito e a realidade e no campo da pedagógico, discutem -se fundamentalmente questões da natureza curricular do ensino e da aprendizagem escolar.
O movimento histórico vem marcando a presença da importância da interdisciplinaridade na educação constitui um dos pressupostos diretamente relacionados a um contexto mais amplo e muito complexos de mudanças que abrange não só na área da educação, mas também outros setores da vida social como a economia, a política e a tecnologia.
A interdisciplinaridade impõe sua própria forma de o ‘homem produzir-se enquanto ser social e quanto sujeito e objeto do conhecimento social’. Ela firmou -se no caráter dialético da realidade social, pautado pelo princípio dos conflitos e das contradições, momentos complexos pelos quais a realidade pode ser percebida como uma e diversa ao mesmo tempo, algo que nos impõe delimitar os objetos de estudo demarcando seus campos sem fragmentá-las.
Temos como principal ponto de reflexão o papel da interdisciplinaridade no processo de ensinar e de aprender na escolarização formal, buscando-se articulação as abordagens pedagógicas e epistemológicas, com seus avanços,limitações,conflitos e consensos.
...