Relatório de Estágio
Por: Dayane Novaez • 3/6/2016 • Trabalho acadêmico • 1.411 Palavras (6 Páginas) • 234 Visualizações
Universidade Anhanguera Uniderp [pic 1]
Anhanguera Sorocaba
PEDAGOGIA
Autores(as):
Dayane Cristina Pedroso de Almeida, RA: 9978023058,
Gabriela de Camargo Lemes Paschoal. RA: 9978021482,
Milena R. Moraes Friedrich, RA: 9978023020.
DESAFIO PROFISSIONAL
Sorocaba
2016
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO 03
2- O PROJETO 04
3- APRESENTAÇÃO/JUSTIFICATIVA 05
4-OBJETIVO/METAS/CONTEUDO/METODOLOGIA 06
5-RECURSOS/AVALIAÇÃO 07
6-CONCLUSÃO 08
7-BIBLIOGRAFIA 09
INTRODUÇÃO
Este desafio tem como objetivo desenvolver um projeto de inclusão em um meio escolar, porem de nada adianta mover uma escola se não estender a comunidade para que ela também tenha condições de dar continuidade.
A legislação e documentos que embasam a Política de Educação Inclusiva no Brasil têm como principais datas:
- 1988 – Constituição da Republica Federativa do Brasil
- 1989 – Lei que dispõe sobre o apoio às pessoas com necessidades especiais
- 1990 – Estatuto da criança e do adolescente
- 1994 – Política Nacional de Educação Especial
- 1996 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
Encontramos ainda outras Leis, Portarias e Decretos. Mas não temos que trabalhar a inclusão apenas porque é lei e sim porque é uma realidade e algo presente em nossas escolas.
Através do Projeto Leitura, queremos incluir as crianças com necessidades especiais em um ambiente escolar saudável, fazendo com que elas conheçam outros métodos de aprendizagem. Por trás do Projeto Leitura, teremos outros dentro do mesmo, como por exemplo, a reciclagem, horta, teatro e dança.
O importante é despertar o dom que cada criança tem, sendo ela surda, down ou qualquer outra necessidade de inclusão, o importante é prepara-la para a sociedade. Esse é nosso objetivo como Educador, essa é a nossa missão.
03
O Projeto
Titulo do projeto: Inclusão Escolar
Tema: Juntos Somos mais
Dados da instituição: E.E. Espaço do saber
End. R Armando Salles, 35 Centro Sorocaba
Tele. (15) 3222-5455 e-mail: espacosaber@educacao.com
Modalidade de ensino: Ensino Fundamental
Equipe Gestora: Mariana; Gabriela; Milena; Dayane
Alvo: Todas as series e comunidade geral
Período de desenvolvimento do projeto: Abril a Julho
04
Apresentação
Este projeto tem como objetivo informar e conscientizar alunos, funcionários e comunidade, de uma forma prazerosa e dinâmica que todos são capazes de superar seus limites. Através de várias disciplinas, entre elas ciências, colocaremos em prática de forma lúdica que isso é possível.
Justificativa
O mundo é repleto de diferenças, porém cheio de descobertas que nos fazem se aproximar uns dos outros.
Através de aulas diferentes, queremos mostrar que o ambiente em que vivemos pode ser transformado e adaptado para todos.
A criança com necessidades especiais quando está no meio de outras crianças não necessariamente precisa ser tratada diferente, é necessário que o ambiente que ela esteja seja adaptado para sua deficiência e assim ela se sinta inclusa. Rampas de acessibilidade, sinalização adequada, profissionais com conhecimentos em libras, por exemplo, são de grande importância no quesito inclusão.
Segundo a Secretaria Estadual de Educação, vem aumentando de forma significativa o numero de matriculas para crianças especiais. Isso faz com que escola e comunidade trabalhem juntos para melhor atender essa nova forma de ensino. Quando se trabalha em parceria, alunos-professores-pais-comunidade, o resultado é muito mais produtivo, as crianças se sentem mais motivadas para mostrar suas descobertas aos pais e os pais por sua vez se sentem orgulhosos por trabalharem em prol ao seu filho.
Queremos então através da disciplina de ciências com enfoque na Educação Ambiental, mostrar que podemos fazer da escola, da comunidade, do quarteirão, do bairro, um ambiente que garanta o direito de todos os cidadãos com necessidades especiais se incluírem.
...