Relatório de Estágio
Por: Thaynara Lopes • 17/11/2016 • Trabalho acadêmico • 5.735 Palavras (23 Páginas) • 301 Visualizações
Introdução
Em atendimento a lei federal nº 9334/96, resolução nº440/2000, a estagiaria Edna da Silva Martins Lopes, realizou a pratica de formação - Professora infantil sob a orientação da educadora Tatiane Cristina do Santos, no período de 22/02/2016 a 23/03/2016 com a duração de 100 horas na instituição Creche Comunitária Criança Esperança, no bairro Limoeiro em Timóteo Mg.
O Trabalho consistiu no desenvolvimento das seguintes atividades: Caracterização da escola, perfil da turma, analise das aulas observadas e conclusão.
A educação infantil na Creche Comunitária Criança Esperança do bairro limoeiro na cidade Timóteo, atende crianças de 06 meses a 5 anos e 11 anos de idade. Buscar-se através deste relatório, refletir sobre as praticas pedagógicas vivenciados no campo de estagio Creche. É importante ressaltar que a teoria e a pratica são inseparáveis no processo de formação de educadores, pois a teoria auxilia no desenvolvimento da pratica. Elas se dão por meios de observação, reelaboração e imitações por parte tanto dos profissionais como das crianças nos quais se analisam criticamente os contextos socioculturais vivenciados. Segundo, Pimenta e Gonçalves (Apeid Pimenta e Lima; 2005/2006p. 13), “a finalidade do estagio é proporcionar ao aluno uma aproximação à realidade na qual atuará”. Pois através do estágio tendo como base a teoria é possível perceber que o cuidar e o educar são indissociáveis para o desenvolvimento da criança e para a atuação do educador.
I- Caracterização da Escola
O presente relatório é uma síntese das observações realizada na Creche comunitária Criança Esperança pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, constituída em 11(onze) de novembro de mil novecentos e noventa e sete tendo por finalidade receber crianças de 0 a 6 anos de idade, responsabilizando por elas durante o período de permanência na creche tem duração por tempo indeterminado sediado a Rua Ipê nº41 Bairro Limoeiro na cidade de Timóteo no estado de MG. Sabe-se que a educação infantil atende crianças de 0 a 6 anos de idade que é de direitos reconhecidos tanto pela constituição federal de 88, como na Lei de diretrizes a base da educação (LDB) 9394/96, tornando um direito da criança e um dever do estado, a permanência dessas crianças em creches e pré-escolas essas faixa etária e considerada como a etapa primordial na vida de um ser humano no inicio de seu desenvolvimento. A creche tem por objetivo oferecer atendimento educacional de cuidados e educação, as crianças na faixa etária de 06 meses a 3 anos e 11 meses e 4 anos fora da data de enturmação determinada pelo estado30 de junho de ano corrente , Lei nº 20,817/13, crianças da comunidade em especial as que se encontra na vulnerabilidade social .
Objetivo Geral: Garantir as crianças da creche, a aprendizagem e desenvolvimento psíquico (cognitivo), físico, emocional e social articulando o cuidar e o educar, respeitando os níveis de desenvolvimento, suas realidades, individualidades e necessidades.
Objetivos especificam: Oferecer oportunidade para a criança desenvolver o seu físico, sua coordenação motora, o domínio de seu corpo;
- Promover atividades em caráter lúdicas, criativas, dinâmicas, desafiadoras e interdisciplinar;
- Proporcionar a intenção social, autonomia, responsabilidade e curiosidade das crianças atendidas;
- Oferecer oportunidade para criança o desenvolvimento de suas habilidades de interação, participação e convivência;
- Regime de funcionamento; integral Art 1º Este regimento dispõe sobre administração funcionamento, educação da sua boa regular finalidade da creche. Art 2º sem prejuízos dos horários de funcionamento interno, para atendimento as crianças assistidas e ao publico, a creche funciona de segunda-feira a sexta-feira no horário de 06:30 as 18:00 horas exceto nos dias de sábados, domingos e feriados, assim consideradas e horários determinados para visitas.
- Considerações Socioeconômicas; A creche é mantida financeiramente com recursos advi-los do governo federal e repassados pela secretaria municipal de educação a entidade.
- Número de alunos atendidos; A capacidade de atendimento é de acordo com o espaço físico que comporta no máximo 50 crianças assistidas será conforme os recursos humanos crianças de 03 meses a 2 anos (berçários), são disponibilizadas 10 vagas, crianças de 2,1 anos a 4 anos (maternal) são 17 vagas e crianças de 4,0 anos a 6 anos (Pré-escolar) são 23 vagas, sendo estes alternados, conforme o horário escolar das crianças.
2- Aspectos Estruturais
Construindo especialmente
Recursos e materiais didáticos e de suporte o almoço será oferecido com recursos advindos do governo federal a repassados pela Secretária Municipal de Educação a entidade.
A creche Comunitária Criança Esperança - C.C.C.E, funciona em prédio alugado adaptado para creche e possui 4 salas, 2 banheiros, 01 cozinha,01 refeitório, 01 sala de televisão e vídeo, 01 sala de computador, 01 secretária e 01 lavanderia.
Para manutenção, reparos e outros, contaremos com a parceria da Prefeitura Municipal de Timóteo, que darão suporte ao trabalho desta instituição.
- Imóvel alugada, casa adaptada e não consegue demanda.
- Buscar parceria com o poder executivo e governo federal na construção da sede própria, para atender a demanda da comunidade.
Tipo de construção: Alvenaria (tijolo)
Estrutura da casa boa, piso de cerâmica.
Conservação boa
Sala ou ambiente especial: Sim
O ambiente da escola deve ser o de respeito às diferenças, explicações de conflitos, complementação de ideias entre os membros, negociações, procura de soluções e acordos, trabalho coletivo em fim um ambiente de cooperação e respeito entre os profissionais e entre esses e as famílias.
Para que isso aconteça é preciso que existam espaços com hora e lugar definidos ao encontro dos professores para troca de experiência e ideias para supervisão, estudos, organização e planejamento de atividades de rotina e projetos.
- O cotidiano da creche é composto de atividade que envolve:
- Recepção e saída das crianças;
- Cuidado de higiene bocal, pessoal e repouso;
- Alimentação balanceada, e adequada ás diferentes faixas etárias e ás necessidades da clientela;
- Atividades de recreação livre nas salas e no espaço externo.
Brinquedos e Brincadeiras: Tem como objetivo desenvolver as habilidades de forma lucida e prazerosa. É o aprender brincando usando o objeto, a arte, a musica com intuito de expressão e da socialização.
Atividades Livres: É o momento de permitir e possibilitar que a criança manifesta seu simbolismo, seu imaginário entrando no seu mundo do faz de conta, de descoberta e imitações. É o momento da interação direta com os outros colegas de diferentes idades, e eles descobrirem afinidades e diferenças promovendo assim seu aprendizado individual e social.
...