Relatório de Estágio
Por: 30035 • 11/1/2018 • Ensaio • 1.268 Palavras (6 Páginas) • 149 Visualizações
IDENTIFICAÇÃO
A unidade escolar na qual realizamos o estágio é a EE Dr. Francisco Gomes da Silva Prado (CENE), situada a Rua Barão de Jacareí, 910, Centro, Jacareí – SP, que funciona nos períodos da manhã, tarde e noite. Nas modalidades de ensino fundamental e médio regulares e supletivos.
A escola é bem antiga, sendo uma das primeiras a ser construída na cidade. No momento está passando por uma grande reforma, para melhoria do prédio e adequação dos espaços para melhor atender a comunidade escolar.
A escola está localizada na área central, próxima a pontos de ônibus, o que favorece o acesso de vários pontos da cidade. Tendo assim, uma clientela formada por alunos provenientes de vários pontos e características diversas, bem como de vulnerabilidade social.
Para realizar o estágio supervisionado, primeiramente, conversamos com o vice diretor, posteriormente, com a diretora, aos quais explicamos a necessidade e objetivos do estágio supervisionado e desejo de realizá-lo nessa/nesta instituição.
DIAGNÓSTICO
Após sermos autorizados pela direção, fomos conversar com o coordenador do período noturno e mediadora. Novamente explicamos a necessidade do estágio supervisionado em uma instituição e o nosso desejo em auxiliar na resolução de algum problema (conflito) com aluno, grupo de aluno ou professores.
Após uma longa conversa sobre a educação, a escola e o nosso curso de psicopedagogia, foi sugerido pela mediadora que acompanhássemos o 2º ensino médio supletivo, nos informou que desde o início do ano foram necessários vários remanejamentos de alunos devido a problemas de relacionamento. Nesta turma constam 63 alunos na lista, sendo que entre remanejamentos e/ou transferências já aconteceram 20.
Ao entrarmos na sala de aula observamos uma divisão bem nítida na turma. De um lado estão os alunos mais novos - adolescentes e do outro, os alunos mais velhos.
Durante as aulas percebemos que a maioria dos alunos realizam as atividades com interesse e permanecem em sala, há troca de informações e conversas, porém, cada qual com as pessoas do seu grupo.
Em uma das aulas presenciamos um desentendimento entre duas alunas, sendo uma adolescente e uma senhora, por causa de um celular. A professora solicitou a presença da mediadora, que imediatamente compareceu a sala de aula e levou as alunas para conversar.
Nas aulas seguintes conversamos com alguns alunos e foi muito interessante conhecer um pouquinho da história de vida de cada um, o motivo pelo qual deixaram de estudar e porque resolveram retornar à sala de aula e, como veem hoje os estudos.
Após alguns dias de observação e conversa com os alunos, concluímos que a história de vida de cada um poderia ser o caminho para resolução do problema de convivência que nos foi apresentado pelo coordenador e mediadora. Então nos reunimos para decidir qual a melhor atividade a ser desenvolvida com o grupo com a finalidade de ajudá-los a ter um convívio escolar mais tranquilo e harmonioso e concluímos que realizar um Círculo Restaurativo com a turma seria muito interessante.
A partir da decisão de realização do Círculo Restaurativo com os alunos, nos dedicamos a leitura para ampliarmos um pouco mais nossos conhecimentos sobre essa prática. Iniciamos com a leitura de uma apostila que teve como base o livro “Círculos Restaurativos nas Escolas: construindo um sentido de comunidade e melhorando o aprendizado”, de Bob Costello, Joshua Watchtel e Ted Watchtel . Também realizamos a leitura de alguns textos da Kay Pranis sobre Círculos de construção de paz e Planejamentos de roteiro para processos circulares.
PLANO DE AÇÃO
Com base nas leituras realizadas e nossas experiências de vivências de atividades circulares elaboramos o Círculo Restaurativo abaixo, sendo que antes da vivência com os alunos do 2º ensino médio supletivo, explicaríamos a atividade e exemplificaríamos as diversas situações em que o círculo pode ser utilizado para auxiliar no aprendizado e convivência dos alunos e o por que de todos estarem sentados de maneira a formar um círculo.
1º Momento:
Explicação e apresentação do centro composto por: toalha, livros, fotos de família, vaso com violeta e recipiente com água.
2º Momento:
Cerimônia de abertura com a leitura da letra da música Trem-bala, Ana Vilela.
3º Momento:
Objetivos do encontro:
Conhecer o próximo;
Promover relacionamentos positivos;
Tornar-se um adulto com capacidade para o autocuidado é o resultado de ser bem cuidado pelos outros.
4º Momento:
Explicação sobre o uso do objeto de fala (almofada em formato de estrela com os olhos em formato de coração) e do cuidado com o tempo.
Escolhemos a estrela porque possui pontas que se unem formando o todo e o ser humano também é assim, como as estrelas em determinados momentos da vida fazemos parte de grupos que se relacionam e passamos por situações de
...