TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio

Por:   •  3/11/2024  •  Trabalho acadêmico  •  7.780 Palavras (32 Páginas)  •  30 Visualizações

Página 1 de 32

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

1        RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS        7

5    RELATO DA ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE        15

8    RELATO DA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NO ACOMPANHAMENTO DA DISCIPLINA        21

9    RELATO DA OBSERVAÇÃO        23

METODOLOGIA        26

RECURSOS        27

11    RELATO DA APRESENTAÇÃO DOS PLANOS DE aula AO PROFESSOR        35

12     RELATO DA REGÊNCIA        37

[pic 9]        40

CONSIDERAÇÕES FINAIS        41

REFERÊNCIAS        42

INTRODUÇÃO

O estágio supervisionado é um momento importante onde o discente pode realizar na prática tudo o que ele aprendeu na teoria. A oportunidade de conhecer o espaço que posteriormente irá atuar, é de grande importância para o graduando.

Neste documento estão os momentos vividos em uma instituição de ensino da educação infantil, local onde as crianças têm o primeiro contato com o ambiente escolar. O estágio foi realizado no mês de maio de 2024 numa creche com o objetivo de tornar realidade o que se aprendeu em sala de aula.

E é na primeira infância que podemos observar o desenvolvimento das crianças e com um olhar mais apurado perceber algum atraso no desenvolvimento, seja ele motor, cognitivo ou social.

Veremos nas próximas páginas como é importante nosso trabalho como professor, e o papel que desenvolvemos ao realizarmos observações minuciosas em nossas crianças. Detectar problemas que sendo cuidados logo cedo, torna os indivíduos, portadores de alguma deficiência ou algum transtorno, pessoas que   podem levar uma vida de certa forma, com autonomia próximo da normalidade.

E é no estágio que me senti mais próxima da realidade. Caminho mais curto para se perceber se estou ou não no caminho certo. No meu caso, posso afirmar que estou onde gostaria de estar.

  1. RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS

EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Falar da educação inclusiva no Brasil, é com certeza tocar em um assunto complexo e de difícil solução. É uma situação relativamente nova que deveria garantir acesso a todo e qualquer indivíduo em idade escolar, com qualidade de ensino e em igualdade de condições à todos que necessitem. Más sabemos que não é tão fácil este acesso, pincipalmente na educação infantil, considerada a primeira etapa da educação, um espaço que todos têm o direito de frequentar na idade de 0 a 5 anos. É nessa etapa que se tem acesso às novas experiências, momento de se adquirir novos conhecimentos e um lugar de desenvolvimento da criança como um todo.

A tempos atrás, as pessoas com necessidades especiais eram totalmente excluídas do convívio social e escolar por conta de suas deficiências. Eram separadas por classes especiais de acordo com suas incapacidades, contribuindo para o atraso no desenvolvimento educacional desses indivíduos.

           Profissionais da Educação tinham dificuldade em lidar com o assunto, assim como a falta do conhecimento quanto às leis, de certa forma bloqueava os alunos com necessidades especiais, de receber um ensino de qualidade. A falta de capacitação por parte de professores e pedagogos também contribuía muito para uma situação excludente dentro dos muros das escolas. A família também não participava do processo de inclusão.

            A escola é um lugar para todos, espaço da diversidade, de respeito às diferenças de cada um, local de desenvolvimento e aprendizagem, portanto, não tem espaço para exclusão. E nós como futuros educadores, temos grande influência e responsabilidade nesse tema de tão difícil solução. Observamos a necessidade de se ampliar os conhecimentos e práticas voltadas ao atendimento a pessoas com qualquer tipo de deficiência, para que tenhamos a preparação necessária de como lidar com determinadas situações. Fizemos grandes conquistas quanto aos direitos desse público alvo, más, muitas falhas ainda precisam ser corrigidas para que a inclusão de alunos com necessidades especiais seja realmente posta em prática na sua totalidade.

             Acredito que um único professor em uma sala de aula com aproximadamente 30 alunos, e dentre eles 2 ou mais alunos com necessidades especiais, é um grande desafio. Esse professor necessita de tempo para atender com qualidade os 28 restantes e acompanhar de perto aqueles com necessidades especiais. Toda e qualquer sala de aula que possua alunos que demandam um cuidado especial, tem que contar com um professor de apoio que auxilie o regente em todos os momentos em sala de aula. Planos de aula individualizados para cada aluno especial, atividades adaptadas, estratégias multidisciplinares que contribuam no desenvolvimento da linguagem, da motricidade, do cognitivo e emocional.

              É de suma importância a participação de todas as partes envolvidas no processo de ensino e aprendizagem, no que diz respeito a educação inclusiva. Gestores, professores, família, alunos e a comunidade devem participar de todas as etapas do ensino.

2     RELATO DA ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)

A instituição CMEI Cuidar e Educar, na organização do currículo, respeita os direitos e as experiências dos bebês e das crianças e prioriza o protagonismo infantil. O currículo busca unir as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, de maneira que crianças de 0 a 5 anos de idade se desenvolvam integralmente. O currículo é organizado por campos de experiência nos quais são definidos os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, assegurando-lhes o direito das crianças de brincar, participar, explorar, expressar, conviver e conhecer-se.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.8 Kb)   pdf (826.3 Kb)   docx (601.7 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com