Relatório de Estágio Supervisionado Estado tem a Obrigação de Cumprir
Por: Maíra Daiani • 26/4/2023 • Trabalho acadêmico • 3.888 Palavras (16 Páginas) • 131 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS - UEMG
MAÍRA DAIANI JANUÁRIO LAURINDO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
EDUCAÇÃO INFANTIL
CAMPANHA– MG
2020
MAÍRA DAIANI JANUÁRIO LAURINDO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: EDUCAÇÃO INFANTIL
Relatório do estágio em educação infantil apresentado à Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG, Campus de Campanha, como parte das exigências da disciplina estágio supervisionado: Educação Infantil do curso de licenciatura plena em Pedagogia.
Orientadora: Profª Ms. Solange Rodrigues
CAMPANHA– MG
2020
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 4
2 DESENVOLVIMENTO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .6
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 14
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .15
ANEXOS. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 16
1 INTRODUÇÃO
A educação infantil é a primeira etapa da educação básica e tem como objeto as crianças de zero a seis anos. É obrigatório e um direito que o Estado tem a obrigação de cumprir. O objetivo é permitir que as crianças se desenvolvam plenamente em seus aspectos físico, mental, intelectual e social, complementando a ação de familiares e comunitários.
As instituições que oferecem educação infantil fazem parte do sistema de ensino público e privado, são creches e pré-escolas.
O trabalho docente é visto como um espaço prático específico de produção, transformação e mobilização do conhecimento, sendo, portanto, a teoria, o saber e o saber únicos da profissão docente. Conceber o saber dos professores dessa forma é conceber o professor da educação básica da mesma forma que o professor universitário, ou seja, como uma disciplina do conhecimento do pesquisador, que desenvolve e sempre tem teorias, conhecimentos e saberes sobre o próprio comportamento.
Nas atividades de ensino, destacam-se os seguintes aspectos: o professor da sala de aula interage com os alunos e discute o seu papel; às vezes isso se refere ao seu comportamento ou à experiência pessoal e profissional do debate; em alguns casos, seus sentimentos podem mudar a direção da sua ação se desenvolve, junto com ela, às vezes, também realiza atividades rotineiras, que se tornaram tradição e costume de seu grupo ou organização. Regras e interesses também são estabelecidos no sistema, que nada tem a ver com a interação diária. A prática docente é múltipla, complexa e interseccionada com dimensões individuais e coletivas / institucionais, resultando em saberes diversos.
A função do professor é difundir conhecimentos ou proporcionar a possibilidade de apropriação e construção de conhecimentos, a definição não é apenas dominar os conhecimentos a serem difundidos, principalmente quando se trata de professores de educação infantil.
A educação infantil e o conhecimento das disciplinas servem de repertório e ferramenta para que os professores entendam e alimentem as atividades das crianças em sua interação com o mundo natural e cultural. Um momento de transição para a educação infantil resulta na construção de uma nova identidade que confirme propostas e práticas educacionais com foco na criança, em seus interesses e necessidades.
O estágio na formação de professores é fundamental. Garante o diálogo constante com outras disciplinas, o conhecimento da realidade educacional, a integração do aluno com o papel do professor. O estágio é uma atividade norteadora da formação de professores. Os alunos têm a oportunidade de experimentar a escola e a sala de aula todos os dias, refletir a prática do professor comandante e delinear os pontos de vista que podem melhorar a capacidade de ensino, compreender a história, sociedade, cultura e ambiente organizacional da prática docente.
Estágio supervisionado permite aos alunos o ganho de experiência profissional relativa. Uma contribuição importante para a sua entrada no mercado de trabalho. Esta é uma atividade obrigatória que deve ser conduzido por alunos de graduação e deve cumprir uma carga horária pré-estabelecida pela instituição de ensino, essa relação entre teoria e prática é essencial no processo de ensino.
O conceito de estágio regulamentado na lei federal Nº 11.788/2008, aborda em seu artigo 1º da Lei Nº 11.788/2008 que “estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular [...]”. Além disso, os parágrafos 1º e 2º do mesmo artigo ainda trazem que “o estágio faz parte do projeto pedagógico do curso, além de integrar o itinerário formativo do educando” e que “visa ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho”.
O presente relatório que irei abordar foi feito por meio do acompanhamento a distancia em atividades remotas a distancia em duas instituições da Educação Infantil da cidade de Campanha – MG. São elas: Centro Municipal de Educação Infantil Glycia Maria Cunha Tavares e Creche Comunitária no Bairro Canadá.
2 DESENVOLVIMENTO
Desde a pandemia COVID-19 em 11 de março de 2020, todas as instituições escolares - do ensino básico ao superior - começaram a se mover no sentido de retirar os alunos do contato físico diário para protegê-los da infecção iminente do vírus. Diante dessa situação, após a constituição do comitê gestor de planos de emergência e prevenção de saúde COVID-19, de acordo com o decreto, e a ampliação das ações de prevenção e combate, alguns estados suspenderam os cursos em escolas de educação básica, como Minas Gerais.
...