Relatório de Estágio Supervisionado em Gestão Pedagógica
Por: sophialivero • 22/9/2024 • Trabalho acadêmico • 981 Palavras (4 Páginas) • 43 Visualizações
A Importância do Brincar na Educação Infantil
Fabiana de Souza1;
1 UNIFACEAR Centro Universitário;
- PROBLEMA DE PESQUISA
Como o lúdico contribui com o desenvolvimento da criança se tornando relevante no contexto da Educação Infantil?
- OBJETIVO GERAL
Compreender a relação entre o desenvolvimento da criança e a ludicidade.
- – Objetivo Específico
. Elencar o desenvolvimento da criança em seus primeiros anos de vida;
. Compreender o papel do lúdico no desenvolvimento das habilidades e inteligências infantis no contexto da Educação Infantil;
. Analisar a atuação docente sobre a inserção lúdica em seu planejamento pedagógico.
- JUSTIFICATIVA[a]
Em nosso ponto de vista a infância é um período da vida onde a criança se encontra em desenvolvimento com suas capacidades e inteligências, onde a estimulação e interação com o meio fazem toda a diferença neste processo é muito recente, tendo por exemplo a história da humanidade. De acordo com o autor Áries (1981, p. 50) comenta que “até por volta do século XII a arte medieval desconhecia a infância ou não tentava representa-la” O que denotava a ausência de espaço social para a criança.
Da mesma forma, a compreensão de que a criança se comunica com o mundo através do lúdico e, brincando, se apropria da cultura e dos valores da sociedade onde está inserida, é um conhecimento disseminado apenas nos últimos séculos, principalmente nas últimas décadas (DALLABONA, 2004).
Tendo em vista, podemos dizer que na atualidade de hoje existem muitas modificações sociais, assim como uma grande redução de membros nas famílias, se tornando cada vez mais comum a opção por terem filhos sem irmãos, podemos dizer que a Educação Infantil vem se tornando cada vez mais um espaço beneficiado podendo permitir com que as crianças possam ter mais contato com seus pares, não apenas para estimular suas inteligências e habilidades, mas especialmente o desenvolvimento com a socialização. Segundo Teixeira[b] (2009, p. 12) ressalta que “através do lúdico a criança terá a oportunidade de, aos poucos, se sentir segura, pois exerce primeiro sua individualidade, terá melhorado sua autoestima, fazendo com que se integre no grupo.” .
Na Educação Infantil utiliza-se muito o lúdico para a estimulação das crianças proporcionando uma aprendizagem prazerosa e significativa. Sendo assim, Borba (2007, p. 33) comenta que “o brincar tem a mesma importância para as crianças como para os adultos tem de trabalhar”.
Dessa forma, podemos concluir as especificações com relação ao lúdico e o desenvolvimento da criança que é de extrema importância ao graduando em Pedagogia.
Segundo Kishimoto (2010, p. 83) “o brincar torna-se um dos temas importantes da contemporaneidade capaz de quebrar fronteiras de diferentes áreas do conhecimento”. Assim o aprofundamento, a respeito do tema contribui com a instrumentalização para o posterior exercício profissionalmente, levando-se em conta que é preciso romper com velhos paradigmas que desconsideram o lúdico em sua seriedade e importância para a criança.
Isto posto, a pesquisadora buscará através da revisão bibliográfica a melhor compreensão sobre a temática e a organização de conhecimentos relevantes para a produção textual científica.
- METODOLOGIA[c]
O presente trabalho é de natureza eminentemente qualitativa, onde a pesquisadora se utilizará da revisão bibliográfica buscando informações em plataformas de pesquisas online conhecimentos e informações relevantes que possam contribuir com o desenvolvimento pessoal e ao aprofundamento teórico sobre o tema, bem como amparem a produção textual.
A escolha e organização de conhecimentos estimulam as habilidades da pesquisadora à medida que a instrumentalizam para a prática profissional e o desempenho de suas atribuições nos primeiros anos de escolarização, em especial na Educação Infantil. Segundo o autor Gil (2008, p 64) explica que:
Para identificar as fontes bibliográficas adequadas ao desenvolvimento da pesquisa, a contribuição do orientador é fundamental. Recomenda-se também a consulta a especialistas ou pessoas que já realizaram pesquisas na mesma área. Essas pessoas podem fornecer não apenas informações sobre o que já foi publicado, mas também apreciação crítica do material a ser consultado.
...