Relatório de Gestão Estágio Obrigatório Unopar
Por: DinhaAraujo • 15/1/2024 • Relatório de pesquisa • 4.669 Palavras (19 Páginas) • 150 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3][pic 4]
AMANDA LACERDA DE ARAÚJO
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III
– GESTÃO
TEIXEIRA DE FREITAS
2019
AMANDA LACERDA DE ARAÚJO
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III
– GESTÃO
Relatório de Estágio apresentado para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Gestão do curso de Pedagogia - UNOPAR.
Orientador: profª.Natalia Gomes dos Santos
Tutor Eletrônico:Steffani Priscila Leo dos Santos Rocco
Tutor de Sala: Adriana Serapião de Souza
TEIXEIRA DE FREITAS
2019
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
2 CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO E ATUAÇÃO DO PEDAGOGO 4
3 DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO 5
4 ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E ENTREVISTA COM O PEDAGOGO 8
5 PLANO DE AÇÃO DO PEDAGOGO 11
6 CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................15
REFERÊNCIAS 17
INTRODUÇÃO
O estágio é um momento fundamental na formação de qualquer profissional e este relatório corresponde mais um momento vivenciado durante o estágio. Agora, voltado às atividades de observação na gestão. De volta à escola campo, para realizar o estágio em gestão na Escola Cores e Letras, no período de seis de agosto de dois mil e dezenove a vinte e dois de agosto de dois mil e dezenove, a escola fica localizada no bairro Jardim Caraípe, rua Governador Valadares.
O estágio foi realizado seguindo um cronograma do curso: Leitura minuciosa do manual de estágio fornecido pela Universidade, fundamentação teórica, conhecimento da escola campo e os projetos desenvolvidos pela mesma: Observação dos trabalhos da gestão, entrevista e, por fim a elaboração final desse relatório. E o objetivo deste estudo é apresentar uma reflexão sobre o estágio supervisionado em Gestão Educacional realizado pelos acadêmicos do curso de Licenciatura em Pedagogia. Este relatório representa um momento desse processo de formação, um momento único para o “aspirante” o professor, que pela primeira vez estabelece com mais clareza a diferença entre o que foi discutido na universidade e a prática docente propriamente dita. Os objetivos do estágio são: Compreender a importância de uma gestão escolar democrático-participativa para o contexto escolar.
Caracterizar e distinguir concepções de gestão escolar; observar como diferentes concepções de gestão escolar se traduzem no cotidiano da escola; discutir o trabalho do pedagogo frente às possibilidades oferecidas pela escola; observar exemplos de planejamento e organização das rotinas do trabalho do pedagogo no tempo escolar. Por isso a gestão é de suma importância para o bom funcionamento da estrutura organizacional da escola. E o intuito desse estagio é de observar na prática tudo o que foi aprendido no curso de pedagogia, relacionar as teorias com a prática vivenciada e como se dá o desenvolvimento das crianças nesta faixa etária, o estágio nos proporcionou uma visão geral de como é a organização e funcionamento de uma instituição de ensino privada, com intuito de atender e complementar um pouco mais o processo de ensino e aprendizagem dessas crianças assim completando o nosso aprendizado e aperfeiçoando a nossa prática pedagógica.
2 CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO E ATUAÇÃO DO PEDAGOGO
O estágio obrigatório III, em gestão escolar, foi realizado na Instituição de ensino Cores e Letras, localizada da cidade de Teixeira de Freitas _ BA, bairro Jardim Caraipe, Rua Governador Valadares. A área da escola tem cerca de 325m aproximadamente.
A instituição possui 13 turmas distribuidas nos turnos Matutino e Vespertino, no horário da 07h00min as 11h00min e das 13h00min as 17h00min. É uma instituição Particular, tem com seu principal público crianças do próprio bairro, mais também se compromete em atender crianças dos bairros vizinhos.
A missão da escola é colaborar para o desenvolvimento das potencialidades do individuo, no processo de leitura e escrita na medida que pratica leituras diversificadas vivenciadas por seus alunos. O estágio deu início no dia 06/08/2018 a 22/08/2018. A instituição atende a educação do infantil ao fundamental I, e é composta por uma Diretora:Tânia Lucia Costa de Jesus Pires, nove professores, duas auxiliares, uma auxiliar de serviço gerais, a escola oferta atendimento nos níveis de educação infantil e fundamental I, atendendo crianças na faixa etária de 2 a 12 anos. O ambiente escolar dispõe de 6 salas dentre elas (1 sala é ao mesmo tempo dormitório), um pátio com parquinho, uma secretaria (que é ao mesmo tempo, sala dos professores e de direção), 4 banheiros, 1 chuveiro, não existe biblioteca. As salas são amplas e arejadas possuem ventiladores, armários, e poucos brinquedos nas salas do infantil. Existe todo um cuidado com a organização dos espaços. Durante o estágio pude observar que a diretora acompanha o trabalho dos professores desde a elaboração do planejamento que ocorre nos AC’s (realizado quinzenalmente), até o desenvolvimento em sala de aula e análise dos resultados, através dos relatórios elaborados e apresentados ao final do semestre.( dos alunos) dos educadores, tudo é feito através da autonomia dos professores que diagnostica as necessidades e em uma ação conjunta, estabelecem as prioridades e como serão desenvolvidos os trabalhos pedagógicos e as intervenções. Ao dar suporte aos seus profissionais, cria-se uma relação de confiança que possibilita a orientação, sugerindo-os opções para as necessidades detectadas. Para minimizar as dificuldades de aprendizagem ela apresenta aos professores sugestões de jogos e metodologias para que eles possam identificar as que mais se adaptam ao perfil de sua turma.
...