Resenha do filme Refúgio do Medo
Por: silene79 • 25/11/2018 • Resenha • 449 Palavras (2 Páginas) • 2.011 Visualizações
[pic 1] | NEAD-Núcleo de Educação a Distância Av. Marechal Deodoro, 605 Santa Clara – Taubaté/SP – CEP 12080-000 Tel.: (12) 3625-4280/3621-1530/3631-4411 nead@unitau.br |
RELATÓRIO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES
ALUNO (A): Silene de Oliveira Ferreira
RA ___10047595_______________ TURMA: _T2/16________________
CURSO: _pedagogia____________ POLO: ____Taubaté________________
Refúgio do medo
O filme refúgio do medo acontece em uma clínica psiquiátrica. Ela era dirigida pelo Dr Salt, um psiquiatra que tratava seus pacientes com métodos inadequados e torturantes. Dentre os pacientes estavam os protagonistas Eliza Grav., Silas Lamb e Mickey Finn.
Dr Salt ministrou uma palestra para vários estudantes, usando Eliza como objeto de sua experiência, a fim de provar sua loucura. Eliza sofria de histeria feminina e ao ser pressionada começava a se contorcer. Quando Eliza deixou a sala cruzou com um rapaz que fixou bem o seu rosto, ele também era um paciente com problemas psiquiátricos.
Dr. Edward Newgate, chega ao Hospício Stonehearst para exercer a residência. Ele é recepcionado pelo superintendente, Dr. Silas Lamb, e seu assistente, Mickey Finn. Aos poucos, Newgate é apresentado aos métodos poucos ortodoxos do Dr. Lamb. O Dr. Newgate descobri que nos subterrâneos do hospício estão aprisionadas várias pessoas, que se dizem sãs e que foram dominadas e encarceradas pelos pacientes, e que o Dr.Lamb é um deles.
Dr Edward descobre que o diretor daquela clinica era na verdade um paciente que uniu-se a outros para tomar o poder e se livrar das constantes torturas, no entanto seus métodos também não eram adequados e nem poderia, pois ele vivia á sombra de seus traumas vividos na guerra. O jovem doutor apaixonado por Eliza resolve planejar a fuga de Eliza para que os dois pudessem viver seu amor bem longe daquele lugar. Eliza começa a desconfiar de Edward que se viu obrigado a contar toda verdade a ela para poder convencê-la.
Edward era o rapaz que cruzou com Eliza, por isso aquele manicômio foi o escolhido para sua residência. Ele finalmente consegue o que quer e conta com a ajuda da própria Eliza. Os dois conseguem vencer Silas e deixando-o preso na sua psicose de guerra, na qual ele aparentemente tinha se livrado. O dois vão embora junto e levam uma vida normal sem a necessidade de tratamentos.
Esse é um filme espetacular por se tratar de problemas psicológicos. É ótimo instrumento para reflexão, principalmente para quem almeja entrar para o ramo da pedagogia, pois este profissional vai lidar todos os dias com crianças que embora pequenas, também possuem experiências, alegres, tristes, ou traumáticas e um bom professor precisa ter a capacidade de enxergar a criança na sua interioridade, identificando e analisando as razões de seus atos, bem como buscar métodos para resolver os possíveis conflitos, interiores ou da classe.
...