Resenho do Filme Sociedade dos Poetas Mortos
Por: adrianosampaio • 20/11/2019 • Abstract • 293 Palavras (2 Páginas) • 168 Visualizações
A Sociedade dos Poetas Mortos
Uma reflexão sobre a pedagogia tradicional e sobre a pedagogia renovada abordada no filme.
Trata-se da história de um professor de poesia da Instituição americana Academia Welton, famosa por sua rigidez e tradição na educação de jovens. Durante as aulas o professor começa a introduzir uma pedagogia renovada na turma, levantando com isso uma afetividade no conteúdo passado e um despertar individual sobre assuntos não propostos pela Instituição.
A dimensão técnica é aplicada intencionalmente com aulas externas associadas com atividades físicas, incluídas com bolas de futebol, juntamente com poesias recitadas pelos alunos, questionável, mas eficaz, trazendo uma forma inovadora do processo ensino-aprendizagem.
O processo ensino-aprendizagem é abordado no filme com o aprendizado realizado nas relações interpessoais, os próprios alunos passaram e aprender uns com os outros, além dos ensinamentos de Keating, passando a importância de um raciocínio pessoal e a relevância dos sentimentos próprios.
A instituição em si, traz consigo uma tradição político-social muito rançosa, ignorando as mudanças no processo ensino-aprendizagem, zelando pela prática pedagógica viciada e descartando todas as propostas apresentadas de modernização, pois os pais que a escolheram acreditam ser a única forma de crescimento acadêmico de seus filhos.
Vale ressaltar que todos os instrumentos e condições acadêmicas estavam a favor da instituição para a realização de uma revolução de ensino e pesquisa, mas por falta de uma perspectiva tecnológica, eles se auto sabotavam, era óbvio uma revolta ou uma depressão inerente. Processos pedagógicos arcaicos e punições físicas aos questionadores seriam inaceitáveis nos dias atuais onde se discutem as constantes mudanças no processo ensino-aprendizagem.
Adriano Sampaio da Silva
RA : T988667
...