SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Por: Anne Caroline Mendes Cordeiro • 16/8/2016 • Trabalho acadêmico • 830 Palavras (4 Páginas) • 309 Visualizações
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO[pic 1]
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD
Avaliação a distância 1 – 2016.2
Disciplina: SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Coordenador (a): ADRIANA DE ALMEIDA
Aluno (a): Anne Caroline Mendes Cordeiro. Matrícula: 11112080291
Polo: Nova Friburgo.
PARTE I
Criada no século XIX como o objetivo de dar conta dos processos sociais que ocorriam na Europa, a Sociologia se consolidou como uma ciência que explicou diferentes fenômenos da sociedade contemporânea. Considerando as discussões e os materiais didáticos utilizados nas duas primeiras aulas, responda as questões a seguir.
Questão 1: Assista aos vídeos postados na plataforma, leia o material escrito e responda:
- O que Durkheim define como Fatos Sociais? (1,5)
Durkheim define como fatos sociais, em maneiras de agir, pensar e sentir exteriores ao indivíduo e dotados de um poder coercitivo em virtude do qual lhe impõem.
A partir da definição do item anterior, indique um fenômeno social contemporâneo que pode ser descrito como um fato social, tendo o cuidado de justificar sua escolha. (1,5)
Há, por exemplo, certas correntes de opinião que nos levam, com intensidades desiguais segundo o tempo e os países, ao casamento, ao suicídio ou a uma natalidade mais ou menos forte; estes são, evidentemente, fatos sociais.
- De que modo, o exemplo das crianças em uma escola de Águas de São Pedro mostrado no vídeo sobre Durkheim, indica o processo de construção dos indivíduos como seres sociais? (1,5)
Os fatos sociais são comuns a todos os indivíduos em uma determinada sociedade, pois todas as pessoas tem um modo, um jeito de interagir, é como existir duas pessoas em uma só e os fatos sociais exercem certo poder de obrigação sobre a sociedade pois a sociedade é quem forma o homem.
- De acordo com Karl Marx, como as relações de produção definem o lugar ocupado pelos indivíduos na sociedade? (1,5)
Para Marx, as relações de produção determinam as relações sociais, isto é, a sociedade se caracteriza a partir das forças produtivas e das relações de produção. As forças produtivas constituem as condições materiais de produção: máquinas, ferramentas, máquinas, por outro lado, as relações de produção se definiriam como a forma em que a sociedade está organizada, bem como a maneira em que a produção está gerenciada e dividida.
- De acordo com o vídeo sobre Marx, porque Sabaúna exemplifica o funcionamento do modo de produção capitalista? (1,5)
O princípio das relações sociais está fundamentado na produção, portanto, segundo essa concepção não se pode pensar na relação individuo e sociedade separada do fator econômico, pois a estrutura social está estruturada de modo que cada individuo ocupe uma posição social de acordo com o sua parcela na produção e na apropriação dessa produção, ou seja, o consumo da mercadoria.
- Utilize um dos autores clássicos e explique o fenômeno da desigualdade social retratado na imagem abaixo. (1,5)
[pic 2]
Marx concebe a sociedade dividida em duas classes: a dos capitalistas que detêm a posse dos meios de produção e o proletariado (ou operariado), cuja única posse é sua força de trabalho a qual vendem ao capital. Para Marx, os interesses entre o capital e o trabalho são irreconciliáveis, sendo este debate a essência do seu pensamento, resultando na concepção de uma sociedade dividida em classes. Assim, os meios de produção resultam nas relações de produção, formas como os homens se organizam para executar a atividade produtiva. Tudo isso acarreta desigualdades, dando origem à luta de classes. Podemos ver claramente na imagem acima, onde mora o proletariado e os donos do meios de produção.
...