Seminário de gestão escolar
Por: Juliana Oliveira • 22/6/2017 • Trabalho acadêmico • 4.192 Palavras (17 Páginas) • 365 Visualizações
GESTÃO ESCOLAR DEMOCRATICA
Juliana Cristina Anacleto Oliveira
Professor-Tutor Externo: Leandro Zeferino
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso (PED0862) – Seminário Interdisciplinar- Relações Interpessoais
31/03/17
RESUMO
Nesse paper o objetivo é o de analisar os fundamentos e os conceitos do que é uma gestão democrática, onde o papel dos gestores escolares, supervisores, diretores e inspetores serão apresentados e abordados suas características, querendo abordar os principais fundamentos de uma implementação da gestão escolar democrática.
Palavras-chave: Gestão Escolar. Democracia. Participação.
1 INTRODUÇÃO
A gestão escolar democrática tem grande repercussão nas escolas dos dias de hoje. Tendo foco na observação de uma escola com todos os problemas educacionais.
Como Luck (2000) citada:
A gestão escolar é uma dimensão, um enfoque de atuação, um meio e não um fim em si mesmo, uma vez que o objetivo final da gestão é a aprendizagem efetiva e significativa dos alunos, de modo que, no cotidiano que vivenciam na escola, desenvolvam as competências que a sociedade demanda, dentre as quais se evidenciam: pensar criativamente; analisar informações e proposições diversas, de forma contextualizada; expressar idéias com clareza, tanto oralmente, como por escrito; empregar a aritmética e a estatística para resolver problemas; ser capaz de tomar decisões fundamentadas e resolver conflitos, dentre muitas outras competências necessárias para a prática de cidadania responsável. Portanto, o processo de gestão escolar deve estar voltado para garantir que os alunos aprendam sobre o seu mundo e sobre si mesmos em relação a esse mundo, adquiram conhecimentos úteis e aprendam a trabalhar com informações de complexidades gradativas e contraditórias da realidade social, econômica, política e científica, como condição para o exercício da cidadania responsável.
A escola precisa ter autonomia que está associada a vários fatores de características, umas ocorrendo como desdobramento de outras, formando, ao todo um único conjunto que faz com que a escola possa seguir a caminho de uma democracia.
A gestão escolar democrática tem outro ponto que chama bastante a atenção que é a formação dos gestores escolares. Pois o trabalho de gestão escolar pede que seja exercício de múltiplas competências específicas. Com essa diversidade de competências o desafio para os gestores esta sempre aberta.
...