Seminários O Estágio Supervisionado
Por: samuela • 10/6/2017 • Seminário • 3.395 Palavras (14 Páginas) • 365 Visualizações
O estágio supervisionado visa proporcionar ao aluno um momento de relacionar a teoria apresentada em sala à prática utilizada nas salas de educação do Ensino Médio em Formação de Profissionais que atuarão nas salas de aula, nas coordenações e gestões acadêmicas. O presente relatório é resultado da observação realizada na Instituição no bairro de Santa Luzia, município de São Gonçalo
No período do estágio as atividades que predominaram foram: observar como a Coordenadora pedagógica desenvolve e distribui as atividades cotidianas dentro e fora de sala de aula, analisar o Projeto Político Pedagógico e conhecer os indivíduos que frequentam o ambiente escolar.
A prática do estágio é um processo de aprendizagem muito importante e indispensável a um profissional que deseja estar preparado para enfrentar os desafios de uma carreira. Pois através dele você tem a oportunidade de assimilar a teoria e a prática, aprender as peculiaridades da profissão.
2-OBJETIVOS
Analisar o contexto da escola dos cursos de formação e da atuação docente na educação básica brasileira.
Identificar a natureza de cada disciplina pedagógica discutindo suas relações e contribuições com a formação e atuação docente.
Vivenciar reflexivamente na disciplina pedagógica em sua prática no ensino médio.
3- DESENVOLVIMENTO
3.1- BREVE HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO: COMO SURGIU A
O estágio ocorreu na NOVA ESCOLA, situado à rua Nílton Nunes, 02, no bairro Santa Luzia, município de São Gonçalo, estado do Rio de Janeiro.
A surgiu da iniciativa da Professora que assumiu o prédio da antiga escola Tiradentes, que após decretar falência, fechou. A antiga escola era muito famosa na região e ponto de referência para os moradores, buscando sinalizar à comunidade que haveria ali uma nova escola. A Professora Isabela Viana rebatizou a Escola como O novo nome chamou atenção da localidade e com uma nova equipe, tornou a instituição famosa.
A instituição já iniciou com turma de Educação Infantil e Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II.
Durante toda a sua trajetória esta instituição atendeu milhares de crianças entre 2 a 18 anos. Ela visa proporcionar um ensino de qualidade, num ambiente tranquilo, seguro e agradável para o desenvolvimento de todas as atividades, oferecendo atendimento e estímulos aos alunos para que suas necessidades nas diversas áreas (intelectual, física, social, afetiva e psicológica) sejam contempladas e suas potencialidades desenvolvidas, respeitando-se as diferenças e as faixas etárias de cada criança.
A Escola também desenvolve um projeto social que atende a comunidade. Com aulas gratuitas de futsal, Jiu-jitsu e música. Tudo isso para demonstrar sua preocupação com o bem-estar da sociedade e atender as diferentes realidades que compõem as redondezas.
Em 2010 a administração da escola passou para o Professor Roberto Araújo a direção da Escola, que exerce esta função até os dias atuais.
3.2 –LOCALIZAÇÃO
Ela está situada à rua Nílton Nunes 02, no bairro Santa Luzia, no município de São Gonçalo, no estado do Rio de Janeiro.
Atende a uma clientela de nível socioeconômico médio, localizada em uma área com outras escolas particulares e públicas. Seus alunos são, em sua maioria, oriundos do próprio bairro ou de bairros vizinhos.
3.3- ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO
É uma instituição formada por bases sólidas, pautada na ética em princípios morais. Trabalha para atender necessidades dos alunos nas diversas áreas para que suas potencialidades desenvolvidas se respeitando as diferenças e faixa etária de cada criança. Esta escola promove a Educação Básica, atendendo desde a Educação Infantil, Ensino Fundamental l e Ensino Fundamental ll.
O espaço físico da é constituído por onze salas de aula, das quais três são utilizadas no horário da manhã pelos alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental I e do Ensino Fundamental II. A escola tem capacidade para atender mais de 150 alunos em cada um dos dois turnos, totalizando mais de 357 alunos.
A NOVA ESCOLA conta com uma área dedicada exclusivamente aos alunos do Ensino Fundamental l, com muito conforto, segurança e lazer proporcionando assim, a certeza de estarem contribuindo de uma forma positiva para o seu aprendizado. Todas as salas são bem equipadas e mobiliadas com móveis próprios para as crianças nesta faixa etária.
Além das salas de aula, a escola possui partes comuns destinadas aos alunos, tais como:
Gabinete da Diretora
Secretaria
Sala de Orientação Pedagógica/ Professores
Sala de Vídeo/ de Leitura
Sala de Dança/ Judô
Quadra Esportiva
Área de recreação (parquinho: ao ar livre com brinquedos educativos e com brinquedos que desenvolvem o físico)
Cantina.
3.4 – CONDIÇÕES FÍSICAS E MATERIAIS
As condições físicas e materiais da escola estão em perfeito estado, as salas de aula possuem ar condicionado visando o bem-estar do aluno. A quadra é coberta para a chuva não atrapalhar a rotina escolar.
A primeira impressão que se tem da escola é de um ambiente acolhedor proporcionando também harmonia e funcionalidade, não apenas para os alunos mas para todos que fazem parte da instituição escolar e para comunidade que usufrui nos dias de atividade aberta para os mesmos.
3.5 – Gestão
A gestão é composta por profissionais competentes para os cargos que exercem. São: Diretor, Diretora Administrativa, Secretária, Coordenadora Pedagógica.
A escola é contemplada com uma gestão exigente, cooperativas e participativas pelas pessoas envolvidas, que são aquelas
...